Que peixes comprar e como melhorar este aqua?


Parabellum

Recommended Posts

Olá pessoal.

 

Eu não sou propriamente um novato na aquariofilia no entanto estive um tempo afastado deste hobby (e também os meus conhecimentos em algumas áreas são algo limitados, se pudessem colocar aqui alguns links úteis, agradecia), e como também não sabia em que secção ficaria melhor este tópico, decidi-o abrir aqui.

 

Ora o aquário em questão é um aquário de aproximadamente 180 litros, se não me engano, e foi (re)instalado ontem. Só tem um peixe: Um Gourami Três Pintas macho.

 

Aqui está uma foto do aquário:

 

sdc10101wk2.jpg

 

O Gourami não se vê na foto. (Não sei onde estaria o puto, talvez atrás da ânfora de barro, ou do filtro^^)

 

Que me recomendavam comprar para o aquário? E que alterações fazer?

 

Obrigado.

 

P.S - Eu não gosto deste cascalho, e tenciono o mudar para outro tipo, tal como já vi ali em alguns aquas que estão na galeria do fórum.

Editado por Parabellum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

assim de repente.... tira a anfora e essa planta de plástico que ficam muito artificiais...mas se gostas muito deixa tar :P

 

agora é meteres plantas...peixes...rochas...troncos... essas coisas...mas a teu gosto...

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

assim de repente.... tira a anfora e essa planta de plástico que ficam muito artificiais...mas se gostas muito deixa tar ;)

 

agora é meteres plantas...peixes...rochas...troncos... essas coisas...mas a teu gosto...

 

cumps

 

É, está um pouco artificial:P Estou a pensar tirar a ânfora e meter um tronco, rochas, etc. (Para além de mudar o cascalho... mas acabei de limpar o aquário todo ontem, até me dói só de pensar na trabalheira de meter outro cascalho) Eu já tive umas plantas, mas para além de não ficarem propriamente bem, sujavam muito (para além de crescerem muito rapidamente) :P Existe alguma técnica a fim de evitar que as plantas sujem tanto o aquário? (E que plantas se adequam para um aquário destes? Julgo que a altura do mesmo seja de, arredondadamente 70 cm, e as plantas que tinha era gigantescas, chegavam mesmo ao topo do aquário. Para além de mais tarde ter apanhado uma praga de caracóis)

 

Quanto aos peixes... é assim, eu gostava de neons, guppies, etc. no aquário, mas devido a experiências passadas, é do meu conhecimento que aqui o Gourami não gosta muito de companhia de primos mais pequenos, tendo matado uns neons no passado. É certo que o aquário era mais pequeno, mas ainda assim, desconfio sempre do comportamento dele. (principalmente após se ter separado da fêmea). Que peixes me recomendam, tendo em conta o Gourami? Ou ele pode ser um bom peixe no aquário comunitário?

Editado por Parabellum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...esses gouramis quando ficam territoriais...passam de lindos a detestáveis!!!

agora que está sozinho....vai logo atirar-se a qualquer novo peixe. principalmente os de tamanho semelhante

No entanto um aqua desse tamanho se estiver plantado e com bastantes esconderijos... é possivel que ele nao chateie tanto os outros habitantes.

 

As plantas... que plantas é que tinhas? elódeas?

As plantas ajudam a remover os nitratos da água por isso melhoram a qualidade da água. O que me parece que se passava é que as plantas apodreciam ou largava muitas folhas... para dizeres que sujam muito...o que te posso dizer é:

1º...tens de remover as folhas mortas pq se nao elas contribuem para a deterioração da qualidade da água....

2º...é possivel que não tivesses as plantas nas melhores condiçoes...e talvez por isso largassem muitas folhas ou apodrecessem, por isso tens que lhes dar luz, fertelizante, e opcionalmente (dependendo da exigência das plantas) podes dar co2

 

não convém misturares peixes de aguas acidas (neons p.e.) com de águas alcalinas (guppys p.e.)

antes de comprar...informa-te...vais ver que ficas tu e os peixes + contentes

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, m fundo ai e muito importante, mas há coisas muito mais importantes, como as plantas :transport027:

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, m fundo ai e muito importante, mas há coisas muito mais importantes, como as plantas :puppydogeyes:

 

olá!

 

bem vindo de regresso ao mundo da aquariofilia biggrin

 

estas a recomeçar bem... com calma

 

como já foi dito colocava uma cartolina preta no funto (fica logo outra coisa). Colocava o termostato na vertical num cantinho e o filtro no outro cantinho.

tirava toda a decoração à excepção daquela casca de coco (?!). O substrato escolhia mais fininho.

 

depois com um troco ou dois escuros fica logo outra coisa :D

 

abraço

 

Luís Teixeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças de deixar fazer o ciclo do Azoto antes de adicionares mais peixes...

 

Se vais adicionar Neons, umas quantas plantinhas ficavam ai a matar biggrin, em relação ao areão eu tenho preferencia por este um pouco mais escuro e mais pequeno :D Mas vá, são gostos :puppydogeyes:

 

Boa Sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Básicamente está tudo dito...

EU, colocava plantas naturais um substracto mais escuro, um fundo preto, retirava a ânfora, escondia o equipamento e como fauna colocava, 2 coridoras, e uns 10 néons ou guppys, também uns reds cherrys ou uma ou duas ampulárias.

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal!

 

Espero que todos tenham tido um bom ano novo, e que tenham entrado com o pé direito em 2009.

 

Relativamente ao ciclo do azoto, penso que repara-se porque razão só tenho ali um Gourami Três Pintas:P Eu não tenho é nenhum teste de amónia nem de nitritos, mas tenciono comprar agora neste Domingo (também vou comprar umas plantas, tenho estado aí a ver umas fixes - Espero que hajam lá) para me certificar como está o ciclo.

 

Em relação ao fundo - Penso que vou meter ali uma cartolina azul escura, acho que fica bem. (tipo o da cor da bandeira da UE)

 

O filtro é fixo, e o termostato dá para mudar de posição, mas não dá para ir até ao extremo esquerdo do aquário (devido à forma da calha, penso que seja esse o nome, vocês sabem "a tampa" do aquário)

 

Assim, em principio neste Domingo, compro umas plantas, e um/uns troncos, e mais uns "adornos". Ainda não sei é em relação aos peixes: Que deverei eu comprar? Será que escalares são compatíveis com o Gourami?

 

Edit: Em relação ao cascalho, estive aqui a pensar, e talvez um cascalho muito fininho, assim escuro, pelo aquário, depois com um cascalho/areia branca muito fininha no meio, ficava um efeito engraçado.

 

As plantas que tinha não eram elódeas, eram um quanto parecidas, mas não eram. Já alguma vez viram a planta que produz as folhas que se usam no chá verde? Eram muito parecidas.

Editado por Parabellum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olhem, outra pergunta que agora me surgiu. Como é que é em relação à fertilização das plantas? É que antes nunca cheguei a aplicar nenhum fertilizante no aquário, talvez por isso as plantas estivessem sempre a apodrecer. Mas a questão é que eu não faço a mínima ideia do que fertilizante usar, etc. Alguém que me ilumine?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.