meu 1º aquario


corsario

Recommended Posts

ola boa noite a toda a gente que tem este gosto por aquarios!

sou novo neste mundo! e pelo que ja aqui li, tem muito que saber, quando eu pensava k era muito facil tratar dum aquario com peixes!

entao é assim:

tenho aqui em casa um aquario ja encostado a cerca de 1ano ou ate mais devido a morrerem muito rapido os peixinhos k ca tinha! e depois que descobri este forum comecei a seguir os paços que aqui tavam descritos!

e entao fiz uma limpeza a fundo de todo o material que tinha la dentro (so com agua como aqui mandam) demorei cerca de 2:30m.em seguida montei tudo e ao fim de uma semana de a agua tar a rolar fui as compras, comprei alguns peixes e um frasquinho de teste de PH da SERA e tambem um outro frasnquinho aconselhado pela loja de "SERA aqutan".

o aquario que ca tenho tem as medidas de 51cm comprimento

25cm largura

26cm de altura

 

lampada de 50cm osram L 15W/77fluora

 

filtro de agua MICRON 5.3W - 0.04A ---- 25 a 200l/H

 

resistencia da AQUAPRO - AH302 de 100W.

 

penso k seja tudo o que tenho pa me iniciar na aquariofilia, gostava da vossa ajuda para que possa seguir com estes peixinhos que aqui deixo umas fotos e ao mesmo tempo cuidar bem deles!

espero a ajuda dos users se possivel para saber o que usar, quando e como!!

 

dsc02222mp3.jpg

w640.png

 

dsc02223nv3.jpg

w640.png

 

dsc02225he4.jpg

w640.png

cmprimentos a todos e boas entradas no novo ano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já bem vindo.

 

Pois, Ciclo do Azoto, devias saber melhor acerca isso, tambem devias reparar nesse fundo que aí meteste no aqua poderá ser calcário e fazer-te subir o ph brutalmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa se os dados do teu aquario estiverem correctos, aguentará 33L se nao estiver errado.

E pelo o que eu conto tens 7 peixes (ja grandinhos que penso serem de agua fria) metidos no aquario e fazendo +- as contas do tamanho deles com os litros penso terás um excesso de fauna para o tipo de aquario que tens. :discuss_gathering:

 

e como nao fizeste o ciclo nao irás ter bacterias para tanto peixe.... vamos la ver o que irá passar, devias ter ido com mais calma. Boa Sorte.

 

Se tiver enganado que me corrijam.

 

Cumps.

Editado por dark_hypnox
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º Erro, o aqua não foi ciclado...

 

Enche o aqua até cima...

Le este tópico bem:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

Cumps

 

desde ja o meu muito obrigado pelas ajudas. vou tentar responder a toda a gente que aqui comentou e ao mesmo tempo tentar acabar com os tais erros!

vou encher o aqua com agua igual!

 

dark_hypnox

 

sim os dados estao correctos no maximo k falhe meio centimetro e ja tou a ver k tenh peixes a mais neste pekeno aquario.

o que achas que devo fazer pa os manter todos bem?mesmo que o espaço seja reduzido!

o fundo do aquario antes de ser aqui colocado foi fervido! penso k eliminou todos os problemas e estes godos foram tirados do rio douro, mas os entendidos k se xegem a frente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigos desculpem a ignorancia!

-mas afinal o k sao TPA´s? é a muda de uma dada percentagem de agua???

-visto que agora o aquario vai ficar completamente cheio de agua! e so tenh bomba de filtragem! pergunto, precisarei de bomba de ar??

- que produtos precisarei entao de comprar alem dos que tenho em cima mencionados para controlar a agua. ja vi que amnha terei de comprar SERA ou outra marca pa baixar e subir o PH da agua, NH3/nh4 e tambem NO3. digam outros que sejam necessarios se faz favor!

comprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigos desculpem a ignorancia!

-mas afinal o k sao TPA´s? é a muda de uma dada percentagem de agua???

-visto que agora o aquario vai ficar completamente cheio de agua! e so tenh bomba de filtragem! pergunto, precisarei de bomba de ar??

- que produtos precisarei entao de comprar alem dos que tenho em cima mencionados para controlar a agua. ja vi que amnha terei de comprar SERA ou outra marca pa baixar e subir o PH da agua, NH3/nh4 e tambem NO3. digam outros que sejam necessarios se faz favor!

comprimentos

 

TPA= Troca Parcial de Agua

Se o filtro fizer a agua da superfície mexer não precisas de bomba de ar...

Se calhar Sera Toxivex (remove metais pesados, cloro...) e Sera Nitrivec (cultivador de bacterias) e os testes

 

Cumps

CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não é presiso comprares todos os produtos e testes de uma só vez... o essencial é o condicionador da água, e um teste de pH..

 

Se fizeres mudanças de água regulares, de uma percentagem, p.e. 20%, com apenas adição de condicionador, por causa do cloro e metais pesados, é o suficiente, mas aconcelho a medires o pH da água da torneira, para saber se é necessario baixar, ou subir em relação ao pH ideal para os teus peixes...

 

 

ao fim de umas 3 a 4 semanas já deves ter o ciclo de azoto formado, mas mesmo assim vais sempre precisar de TPA´s semanais..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não é presiso comprares todos os produtos e testes de uma só vez... o essencial é o condicionador da água, e um teste de pH..

 

Se fizeres mudanças de água regulares, de uma percentagem, p.e. 20%, com apenas adição de condicionador, por causa do cloro e metais pesados, é o suficiente, mas aconcelho a medires o pH da água da torneira, para saber se é necessario baixar, ou subir em relação ao pH ideal para os teus peixes...

 

 

ao fim de umas 3 a 4 semanas já deves ter o ciclo de azoto formado, mas mesmo assim vais sempre precisar de TPA´s semanais..

 

o teste de pH tenho aqui em casa da me cerca de 7 a 7.5 pela cor que vejo no folheto.

kando enchi o aquario tambem adicionei o SERA AQUTAN.

abraço e mais uma vez obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde ja o meu muito obrigado pelas ajudas. vou tentar responder a toda a gente que aqui comentou e ao mesmo tempo tentar acabar com os tais erros!

vou encher o aqua com agua igual!

 

dark_hypnox

 

sim os dados estao correctos no maximo k falhe meio centimetro e ja tou a ver k tenh peixes a mais neste pekeno aquario.

o que achas que devo fazer pa os manter todos bem?mesmo que o espaço seja reduzido!

o fundo do aquario antes de ser aqui colocado foi fervido! penso k eliminou todos os problemas e estes godos foram tirados do rio douro, mas os entendidos k se xegem a frente!

 

 

Pois mas ferver o areao nao quer dizer que vai deixar de ser calcário ou assim, o ferver vai tirar todo o esterco que ele trás consigo (esterelização) e até alguma bixarada entre outros.

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado Andre Geraldes, vou ver se amanha durante o dia trato de comprar os testes e os SERA Toxivex e Nitrivex!

cmprimntos

 

P.S ja chegei a conclusao que preciso o quadraplo do aqua que tenho

 

Enganei me no nome é Sera Toxivec e Sera Nitrivec

 

 

Cumps

CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

reparei nisso quando fiz um shearc no google!

sabes que preços ronda esses produtos??

 

Onde eu compro o toxivec é 6.50, nitrivec 5.00 e aquatan 5.50... Eu uso os três, acho que são muito bons para estabilizar um aqua... Mas nao usar em excesso!

 

Cumps

CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

reparei nisso quando fiz um shearc no google!

sabes que preços ronda esses produtos??

boas

 

eu tenho discus e não uso quimicos, mas isso sou eu... com esse aqua, TPA de 5 litros por dia, no minimo.

 

deixa lá os quimicos em paz...

 

cumps

 

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa...

 

Esqueci-me de tres pormenores:

 

Enche o aqua até cima.

 

Coloca uma tampa para evitar suicidio dos cometas...se a agua piorar eles pulam fora...se fossem Orandas não havia problemas.

 

Da pouca comida tres vezes ao dia...mas pouca mesmo.

 

O oxigenador não serve para nada...podes tirar.

 

E lembra-te de uma coisa...kinguios são de agua fria e consomem muito oxigenio...por isso necessitam de aquarios grandes.

 

Aquela historia de vendedor que diz que são mais resistem-tes que os de agua quente é mentira, antes pelo contrario.

 

Cumps

 

 

bowdownbowdownbowdown

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok ANDRE vou agora de tarde comprar isso!

 

ISMENIO--- o filtro que tenho é um igual ao que vinha de origem com bomba do tipo favo de mel. em plastico penso eu! alem da bomba de filtro tenho a resistencia e termometro apenas!

ja tou a pensar nisso que terei que tirar as pedras e o areao.. e entao visto na minha zona existir muita lousa vou cortar uma tentar fazer algo diferente do que tenho para que me seja mais facil limpar o AQUA.

a temperatura na resistencia esta regulada em 23graus. desde sabado mas no termometro esta me a dar cerca de 20graus, nas sendo assim nao ta mau, certo?

cumprimentos e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consegues devolver os peixes?Parece-me algo sem sentido manteres os peixes,já desligaste o termostato?Já se disse que são peixes de água fria ai o termostato em nada ajuda.Meio ano e eles nem conseguem dar a volta no aquário isto senão atrofiarem antes e morrerem por falta de espaço.Desculpa falar assim mas vejo comentário de mudar X % em não sei quantos dias e não sei que mais quando esse aquário não dá nem para 1 desses peixes quanto mais para esses todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consegues devolver os peixes?Parece-me algo sem sentido manteres os peixes,já desligaste o termostato?Já se disse que são peixes de água fria ai o termostato em nada ajuda.Meio ano e eles nem conseguem dar a volta no aquário isto senão atrofiarem antes e morrerem por falta de espaço.Desculpa falar assim mas vejo comentário de mudar X % em não sei quantos dias e não sei que mais quando esse aquário não dá nem para 1 desses peixes quanto mais para esses todos.

 

devolver nao posso porque nao me aceitam e tbm nao posso desligar o termostato,porque alguns destes pelo que aqui li precisao de 19ºc, e sem o termostato a agua desce ate aos 15 mais ou menos!

aceito perfeitamente o que dizes! mas tendo os peixes nao os posso deitar fora, poderia sim trocar com algum user estes peixes vermelhos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem....o melhor era trocar de peixes como disse e muito bem o Srº Jorge Oliveira mas se calhar o dono gosta deles e talvez queira dar uma casa melhor a eles no futuro.

Saliento que o Srº Jorge Oliveira disse o mais acertado e com as melhores das intenções.

 

Mas uma coisa é certa...se os queres ter com esse filtro não vais lá das pernas.

O filtro não tem mais nada lá dentro? Não dá para por mais nada lá dentro ?

 

Cumps

 

aceito perfeitamnte o comentario do SRº Jorge Oliveira, e fico agradecido desde ja por o fazer!

penso que a minha soluçao seria comprar aqui no forum uma bomba de filtro em segunda mao com mais litros hora!

nao percebi isto(O filtro não tem mais nada lá dentro? Não dá para por mais nada lá dentro ?)

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.