Algas - Como me livrar delas


hmendes

Recommended Posts

Boas pessoal, desde há cerca de 1 mês para cá, começaram a aparecer no meu aqua as algas que apresento abaixo, são facilmente removidas, mas são pior que coelhos, crescem que é uma coisa doida, em 2 dias o aqua fica carregadinho delas. Se alguém puder ajudar com a identificação, é que estou um pouco confuso, dentro das fotos que já vi. Crescem nas plantas, no fundo e até no filtro, agarram-se a qualquer coisa, é incrível, atingem cerca de 10-15cm se não cortar...

Já agora, se os mais experientes puderem dar uma ajuda para irradicá-las, agradecia

 

Os valores do aqua são os que indico:

 

PH 7.5

GH 120

KH 120

NO2 0

NO3 0

NH4/NH3 0

 

Aqui ficam as fotos:

 

Pic_16949_1.jpg

 

Pic_16949_2.jpg

 

Pic_16949_3.jpg

 

Pic_16949_4.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Sempre que aparece um BUM de algas, isso significa que existe um desequilibro nutricional. Esse desequilibro faz com que a absorção dos nutrientes pelas plantas seja também ela desequilibrada, deixando na água muitos mg/l de nutrientes dos quais as algas se vão alimentar.

 

Precisamos de saber mais informação, como por exemplo a quantidade de luz que tens e ainda os valores de PO4 (fosfatos). Outros também podem ser úteis como do ferro.

 

Pelo que indicas, tens valores de nitratos a 0 e isso, à partida é mau! Os nitratos em excesso, tal como os fosfatos, são prejudiciais mas devem existir na coluna de água em valores normais na proporção de NPK de 5:1:10. Ou seja, se tiveres 5mg/l (ppm) de N deves ter 1mg/l (ppm) de P e 10mg/l (ppm) de K.

 

Assim sendo, à partida diria que se trata de um excesso de fosfatos, pois os nitratos estão ausentes.

 

Para controlares essa situação tens que adicionar NO2 à coluna de água, ou pela adição de soluções especificas ou pela introdução de peixes (pois os dejectos dos peixes contêm N) deixares que o ciclo de azoto se inicie e depois tentar encontrar um equilíbrio de nutrientes.

 

Não te esqueças que o K também é importante. Apesar de não existirem testes para este nutriente, como sabes à partida que existe uma relação entre os 3 (NPK) então se adicionas um tens que adicionar o outro.

 

Já agora, tens a certeza que o valor de Kh é de 120? eu só conheço uma escala de 0 a qualquer coisa, sendo que para plantas o valor de kh deva ser de 5 a 10.

 

Mas vamos por partes...vê lá isso dos nutrientes e depois conversamos biggrin!

 

Espero ter ajudado

 

 

Wooddy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais