jTwin Publicado Dezembro 21, 2008 Publicado Dezembro 21, 2008 Tenho 2 botias com ictio à mais de uma semana, já subi a temp para 30ºC e já usei o medicamento da sera conra o ictio. Não há forma de as pintas sairem dos peixes, mas eles até andam benzito... ps. tenho no filtro interno um led UV, que não desliguei embora nas intruções do medicamento mandasse desligar as lampadas UV. Pelo que tenho lido por vezes a alta temp basta para eleminar o ictio, mas no meu caso não... Será que não é ictio?
corvo Publicado: Dezembro 21, 2008 Publicado: Dezembro 21, 2008 (editado) Tenho 2 botias com ictio à mais de uma semana, já subi a temp para 30ºC e já usei o medicamento da sera conra o ictio. Não há forma de as pintas sairem dos peixes, mas eles até andam benzito... ps. tenho no filtro interno um led UV, que não desliguei embora nas intruções do medicamento mandasse desligar as lampadas UV. Pelo que tenho lido por vezes a alta temp basta para eleminar o ictio, mas no meu caso não... Será que não é ictio? Boas o medicamento da SERA contra o ictio é o COSTAPUR,é esse que estás a usar?Lembro-te que tens de usar só metade da dose para os botias pois são peixes de pele.Se bem me lembro é usado no 1º,3º e 5º dia.Por acaso não tenho agora em casa esse medicamento mas também uso o PUNKTOL da JBL.(que por acaso tb, indica para ter cuidado com os botias,usar 1/2 dose.Não mistures medicamentos.Faz tapa da água ou usa carvão activo . Recomeça tudo de novo pois por vezes sao preciso mais dias e mantém a temperatura.Vê por estes peixes se é como o teu: http://www.forumacaradisco.com.br/forum_posts.asp?TID=4465 Boa sorte! cumps. corvo Editado Dezembro 21, 2008 por corvo
LuisPMartins Publicado: Dezembro 22, 2008 Publicado: Dezembro 22, 2008 Pessoal do mesmo me queixo eu comprei 3 botias e 5 zebras a +s de uma semana e pulos de quarentena a 29,5ºC durante uma semana. Os botias começaram a ter manchas brancas, de ictio como sei que não têm escamas são por isso muito sensíveis a medicamentos isolei-os num novo aqua e subi a temp para 31ºC, desde sábado um morreu ontem dos outros dois, 1 tem pintas. Decidi usar PUNKTOL da JBL na dose normal para outros peixes e mantenho a temp a 31ºC quase 32º bem oxigenado. Entretanto no outro aqua onde tenho as zebras tinha adicionada iartrinas e corydoras que recebi da malásia ainda antes de me aperceber dos bótias. Os peixes estiveram todos juntos de quarentena a 29,5ºC. Após ter separado os botias aumentei tb a temp deste aqua para 30ºC para evitar que os outros apanhassem e fiz uma mudança total de agua. Agora tive tb de usar PUNKTOL da JBL pq as iartrinas parecem-me ter umas pintas mto pequenas a porporção do seu tamanho. Subi novamente a temp para 30.2 a 30.4. Será que o raio do ictio se tornou resistente a alta temp ? Caramba 29,5ºC de temp não me parece que seja baixo e mais para o ictio. Sabem se o cobre é eficaz no ictio, estou farto de subir a temp e esperar qua o raio do parasita morra, daqui a bocado os peixes morrem é de cosedura. Cumprimentos Luis Martins
jTwin Publicado: Dezembro 22, 2008 Autor Publicado: Dezembro 22, 2008 Subi a temp para 32ºC. Um dos bótias parece já não ter pintas, o outro ainda tem bastantes, mas talvez menos. Quanto tempo manter a temp a 32ºC´? É uqe não gosto muito de peixe cozido... só se for bacalhau... E o COSTAPUR? Continuo a usar?
pedrioo Publicado: Dezembro 22, 2008 Publicado: Dezembro 22, 2008 ola o ictio entra nos peixes...e aí o tratamento nada faz....o aumento da temperatura, neste caso, só faz com que o parasita saia mais rapidamente do peixe...quando ele sai liberta cistos com montes de parasitas lá dentro...a temp alta destrói estes cistos e impede assim o alastramento da doença... tenho ideia que depois do parasita ter saído do peixe, uma semana de temp a cima dos 28º e o suficiente para matar o bicho... o que pode estar a acontecer é existirem parasitas adultos à solta no aqua... e estes só morrem com o tratamento...mas se por alguma razao sobreviverem ao mesmo nem que seja durante curtos periodos de tempo e os peixes estiverem enfraquecidos... podem ser de novo contaminados....e aí...começa tudo do 0...basta um pontinho branco e pronto... no inicio do tratamento a concentraçao do mesmo nao é a mais alta.. por isso talvez o parasita adulto que nada livremente possa nao morrer logo mas sim ficar enfraquecido... o que às vezes acontece é que se faz uma tpa no meio do tratamento...e se nao se repouser o tratamento que se retira...estraga-se o tratamento... a tpa tb pode enfraquecer ainda mais o peixe e permitir uma nova infecçao... o texto pode estar confuso...mas a ideia é essa espero ter ajudado :S aconselho muita pressistencia...nao tar a meter novos peixes nem mexer muito no aqua... melhoras rapidas cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Recommended Posts