rpn Publicado Dezembro 12, 2008 Publicado Dezembro 12, 2008 boas vou receber o aqua de 500ts amanha, e vou trocar toda a fauna/flora/substrato para a sua nova casa, mas terá que ser tudo no mesmo dia, tipo desmanchar (200 lts) e começar logo o de (500lts). isto pq vou passar o de 200lts para ciclideos tanganika e o de 500lts tipo amazonico. a fauna que tenho é discus, escalares,corys, pleco, tetras, guppies e a flora é anubias, echinodorus, valisnerias, egerias e (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]. Vou aproveitar o substrato de 200lts ( turfa+areia+30lts akadama ) para o 500lts,e os +/-150lts da agua e já tenho um bidão de +/-100lts de água a reposar. Vou aproveitar os materiais filtrantes de um dos filtros antigos para o novo de filtro e estou a pensar adquiri aquelas ampolas com bacterias beneficas no start-up, não sei acham que devia mais alguma coisa é pq não esperar que o novo aqua faça a ciclagem. Tenho tambem um tronco xxxl para colocar, já está todo raspado e tem estado de molho dentro de um daqueles depositos de agua de 500lts, mas ainda nao o fervi nem coloquei sal .... acham que posso meter já, ó devo colocar depois ? e será que não vai ficar a boiar ? ajuda precisa-se abraços rui Citar
Jorge Oliveira Publicado: Dezembro 12, 2008 Publicado: Dezembro 12, 2008 Boas.Até vou começar pelo fim.O tronco no tal depósito está a boiar?Se sim é evidente que no aqua irá boiar também.Sobre a mudança propriamente dita eu fiz algo parecido mas foi para o mesmo aqua,andei a limpar o aqua todo.Podes é tirar alguma água para baldes daqueles da vindima ou do que conseguires arranjar de modo a que possas lá meter os peixes e se possivel também um termo para ver se a temperatura não baixa muito é que ainda vais estar ai garantidamente mais de meia duzia de horas.Outra parte importante é a oxigenação das matérias filtrantes.Eu meti também numa bacia as matérias com água do aquário e por baixo meti uma pedra difusora para as ir oxigenando.Aproveitei e limpei o filtro.Depois tirei o resto da agua para depósitos.Tirei o areão e meti fora,no meu caso.Depois limpei tudo bem limpo.Meti a akadama,enchi com a água do aqua,cerca de 70% e 30% nova (previamente em repouso) depois meti o filtro lá a funcionar uma meia hora e o termo também,mal tive temperatura mudei os peixes e tenho a dizer 0 baixas Espero ter ajudado. Citar O meu feedback
tylapia Publicado: Dezembro 13, 2008 Publicado: Dezembro 13, 2008 boas eu tambem troquei basicamente tudo nos meus aquarios com 0 baixas, mas vou só acrescentar uma coisa ao post do Jorge NÃO te esqueças de vigiar de perto o recipiente onde colocares os peixes para evitar os saltadores, eu foi a conta distrai-me e já andava um no chão, sorte a dele eu ter chegado a tempo :D Citar SAUDAÇÕES AQUAROFILAS RUY ANTUNES
Recommended Posts