Meu primeiro Aqua


Thtrs

Recommended Posts

Ora viva cá está o meu primeiro aquário de água doce... Ainda não está como eu quero, mas aos poucos vou fazendo alterações...

 

É de 60cm e tem apenas um Tubarão Martelo, depois vou colocar mais fauna, (e alguma flora) mas quero primeiro ambientar o animal...

 

Espero opiniões, e acima de tudo sugestões para ir aumentando a população (não muito é claro).

 

http://picasaweb.google.pt/lh/photo/wrzCxA...key=LYNVbrnVe38

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

E que tal reduzires a população :) . Os tubarões martelo podem crescer tanto ou mais que esse aquário, para além de preferirem andar acompanhados.

 

Uma pergunta: conheces e fizeste o CICLO DO AZOTO? Se não, é só clicares atrás.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

E que tal reduzires a população :) . Os tubarões martelo podem crescer tanto ou mais que esse aquário, para além de preferirem andar acompanhados.

 

Uma pergunta: conheces e fizeste o CICLO DO AZOTO? Se não, é só clicares atrás.

Cumps.

 

Boas, o ciclo está feito com os testes a darem valores correctos.

Eu sei que o shark cresce muito, mas só deverá sentir-se "apertado" (não é preso, é apertado) dentro de um ano ou dois, e nessa altura vou aumentar para algo muito maior. E fico com este aqua para outros meninos ;)

 

O que eu gostava de saber era que tipo de peixes de outras espécies me aconselham a por com o tubarão (ões), sendo que a minha ideia é ter um mini-cardume (sei que era a isso que te referias, mas comecei com apenas um para não arriscar muito)... O Layout também ainda está a meio caminho...

 

Vá lá, critiquem-me, mas ajudem-me... surprised

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que as criticas (construtivas) não sejam dolorosas

 

Nesse aquário tirava o tubarão, apesar de ele ter espaço, esses peixes necessitam ainda de mais espaço para as suas rapidas incursões pelo aquário todo são muito rapidos e não seria de estranhar que já tenhas visto o teu tubarão a esbarrar nos vidros.

 

Se não adbicas do tubarão e o queres fazer sofrer, não coloques mais nada, e estás a fazer duplamente mal, eles precisam de estar em cardurume que não podes ter por falta de espaço.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como já foi dito nos posts anteriores, tens pouco espaço para o tubarão, que vai entrar em stress e cometer suicidio ( eles embatem contra o vidro e acabam por morrer) eu aprendi isso da pior maneira á uns anos atrás.

fica-te por peixes mais pequenos até arranjares um aquario maior.

cumps Rui

SAUDAÇÕES AQUAROFILAS

 

RUY ANTUNES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parabens muito bonito eu aquario !

mais logo logo vai ter que doar seus peixes pois teu aquario nao vai suportar !

espero que tenha sorte!

"...Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas..

 

Antes de mais, bem vindo ao forum.

 

É bom saber que te interessas por esse tipo de peixes, mas a verdade é que infelizmente esse aquário vai ser demasiado pequeno para ele. Compreendo que mais tarde o irás mudar para outro, mas uma coisa.... achas que ele aguenta até la sem nenhuma companhia?? Eu acho que ele não aguenta...

 

Como é o teu primeiro aquário, tenta aprender ao máximo, e se tiveres possibilidade compra o quanto antes um aquário maior... Porque se queres que isso dê certo, o melhor é ires seguindo os conselhos de quem tem experiência. Sei que ás vezes custa ouvir, mas olha, temos que seguir as palavras de quem sabe...

 

Cumprimentos, e boa sorte com o aquário... Vai dando notícias, e acima de tudo informa o que estás mesmo a pensar fazer para podermos ajudar-te... =)

 

 

Abraço,

Ruben Mendonça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus amigos

 

Ainda não pus mais peixes porque quero deixar o tubarão adaptar-se à nova casa. (acho que é o melhor a fazer não por peixes a correr, dar tempo para se habituarem)

Quando me dizem que o tubarão não vai caber no aquário acho que estão a falar daqui por 2 anos? 3 anos? Acho que existe uma forma algo peculiar de tratarem estes assuntos. Ora o peixe tem 5 cms, vai crescer 2 ou 3 cms por ano, mas como pode chegar aos 35 (ou 45 dependendo do habitat) ele tem que o por desde o nascimento num aquário de 4 metros. (o mesmo que no vosso nascimento terem uma cama de casal num quarto 4mx5m)

 

Quanto a baterem no vidro, o aquário pode ter 5 metros que batem na mesma, é a maneira deles serem. Posso dizer-vos que já li muito sobre tubarões, senão nunca o compraria, e só não consigo perceber a vossa preocupação com um peixe que tem 5 cms num aquario de 60. Concordo quando dizem que vai ser preciso mudar de aquário, mas ainda faltará muito tempo. Quantos cms crsece em média um tubarão por ano? Tantos que precise de comprar já um aquário como me disseram já?

 

Se fossem Discus possivelmente todos me diziam que podia por mais 4 ou 5... (mesmo sabendo que em pouco tempo iriam triplicar o tamanho) E era isto que eu queria perceber...porque pensam assim... parece que existe uma forma generalizada (incutida que isso já reparei) de se gostar de peixes...ou seja gostas de aquários? não queres fazer sofrer os peixinhos? então tens que escolher este e aquele especimen.

 

(estou a falar mesmo para tentar entender o Vosso ponto de vista, não tem nada de chateado, nem de complicativo)

 

Obrigado pela ajuda, e disponibilidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fossem Discus possivelmente todos me diziam que podia por mais 4 ou 5... (mesmo sabendo que em pouco tempo iriam triplicar o tamanho)~

Nunca te diríamos isso.

 

E era isto que eu queria perceber...porque pensam assim... parece que existe uma forma generalizada (incutida que isso já reparei) de se gostar de peixes...ou seja gostas de aquários? não queres fazer sofrer os peixinhos? então tens que escolher este e aquele especimen.

E não achas natural aconselharmos o melhor para os peixes? Nem que seja para o futuro?

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E não achas natural aconselharmos o melhor para os peixes? Nem que seja para o futuro?

Cumps.

 

Claro que sim, e agradeço (ainda que discorde em parte por não perceber o porquê, acabaste por não explicar...dizes que é o melhor apenas)...mas reparaste que pegaste apenas numa frase do que eu escrevi? Que tudo o resto foi deixado para trás?...

Editado por Thtrs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se já sabes tudo e contradizes tudo o que te aconselham pq vens para aqui colocar questões?

 

Queres por o peixinho num aquário de 60cm, põe! Aconselho-te tb a por um guppies e uns 3 ou 4 bettas (macho) ....e para finalizar uma arowana.

 

Esqueci-me de te dar outro espécime interessante....o peixe faca.

 

Boa sorte com o teu projecto

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sei tudo, nem contradigo ninguém...apenas pedi uma explicação mais detalhada... Se isto é um fórum, acho que cada um é livre de querer saber mais, e não ficar satisfeito apenas com um "porque é assim"... Se não querem responder ou não concordam com a minha ideia (ainda que não acontrariem) pelo menos não deveriam atacar, já que eu também não critiquei ninguem... Toda a gente percebe de tubarões, mas ninguém me respondeu quantos cms crescem por ano, nem qual a relação ideal de cms peixe/ litros aquario...

 

A tua resposta mostra que gostas de peixes... (jpospr)

 

Eu já disse que não quero complicar, quero apenas perceber o porquê das coisas, mas ao que parece o fórum não serve para esclarecer... e no que diz respeito aos tubarões estão a dar-me alguma razão em criticar apenas o facto de eu ter um peixe de 4 ou 5 cms num aqua de 60, sem mais...

 

Obrigado aos que me aconselharam...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora vamos lá a ver se acalmo isto que não há razão para tanto:

 

Eu não sei tudo, nem contradigo ninguém...apenas pedi uma explicação mais detalhada... Se isto é um fórum, acho que cada um é livre de querer saber mais, e não ficar satisfeito apenas com um "porque é assim"... Se não querem responder ou não concordam com a minha ideia (ainda que não acontrariem) pelo menos não deveriam atacar, já que eu também não critiquei ninguem... Toda a gente percebe de tubarões, mas ninguém me respondeu quantos cms crescem por ano, nem qual a relação ideal de cms peixe/ litros aquario...

A velocidade de crescimento dos peixes é variável consoante a espécie e o espécimen bem como (por vezes) do tamanho do aquário.

Apesar de correr uma teoria de 1cm/1 litro, esquece-a. Um plecostomus de 40 cms num aquário de 40 litros é impensável. Aqui é uma questão de bom senso, espécies de peixes e de perguntares.

(...)

quero apenas perceber o porquê das coisas, mas ao que parece o fórum não serve para esclarecer

Serias o único a pensar isso. Não te desencorajes só porque logo à primeira não te disseram tudo

... e no que diz respeito aos tubarões estão a dar-me alguma razão em criticar apenas o facto de eu ter um peixe de 4 ou 5 cms num aqua de 60, sem mais...

 

4 ou 5 cms em 60 litros é muito pouco só por si e porque (salvo raríssimas excepções) esse peixe vai crescer depressa.

 

Obrigado aos que me aconselharam...

 

Vês como afinal sempre foi útil.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora vamos lá a ver se acalmo isto que não há razão para tanto:

 

 

A velocidade de crescimento dos peixes é variável consoante a espécie e o espécimen bem como (por vezes) do tamanho do aquário.

Apesar de correr uma teoria de 1cm/1 litro, esquece-a. Um plecostomus de 40 cms num aquário de 40 litros é impensável. Aqui é uma questão de bom senso, espécies de peixes e de perguntares.

(...)

 

Serias o único a pensar isso. Não te desencorajes só porque logo à primeira não te disseram tudo

 

 

4 ou 5 cms em 60 litros é muito pouco só por si e porque (salvo raríssimas excepções) esse peixe vai crescer depressa.

 

 

 

Vês como afinal sempre foi útil.

 

Afinal ainda há quem se esforce por me abrir um pouco mais os olhinhos (não estou a dizer que os outros não o fizeram)... ;)

 

Obrigado pela resposta. Nunca apontaria para uma relação de 1 para 1. Pela sua movimentação e características seria matar o peixe em pouco tempo. Mas se deixar por exemplo até aos 10 cms, com alguma companhia (que nunca poderá ser muita, mas terá que existir) e então aí mudar para uma espécie de tanque (aquario tipo viveiro) que estou a pensar construir...

Era aqui que eu queria chegar...

 

Nota:João Pedro não stresses tanto, já li algures que a maior virtude para se fazer algo na auqariofilia é a paciência :shock::):shock: Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto vamos lá fazer as pazes!!

 

Independentemente do numero de cm's que o peixe cresça por ano, pq depende de muitas variaveis, e também pq não é taxativo, há peixes que precisam de mais espaço do que outros.

 

Um dos exemplos é o teu tubarão. Ele apesar de ser pequeno requerer espaço, mais que os outros peixes. Depois precisa de estar com mais tubarões pq é peixe de cardume o que torna complicado num aquário que tu tens, pelo tamanho.

 

Depois devido ao seu temperamento, não é facil de o manter num aquário comunitário, nao por ele, mas pelos outros peixes, ele é extremamente rapido, afogentando tudo o que se aproxima.

 

Por isso te aconselho apesar de gostares muito desse tipo de peixes, a nao o teres dentro desse aquário muito menos com outros tipos de peixes, pq vai ser complicado.

 

Se o queres mesmo ter, tenta arranjar um aquário um pouco maior.

 

 

 

EDIT: Ja agora obrigado por me chamares pelo nome estou farto de me chamarem jpospr :shock:

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ver se o meu Pai Natal (eu mesmo) me trás o tal "viveiro" que só viria para o ano... para eu poder tirar o meu "Drops" (nome do animal) para lá...

 

Já agora João Pedro, quais são os peixes que tens nos teus aquas? E o que me aconselhavas para o aqua de 60cm que mostrei? (este pedido é para todos claro)

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes por muita coisa no teu aqua, só depende do pH da tua água.

 

Eu colocaria um cardume de peixes que nao crescessem muito e depois uma boa equipa da limpeza.

 

Eu no meu aqua de 60L tenho

 

7 neons negros

1 viúva

1 corydora

4 ottos

4 neritinas

+/-50 red cherrys

1 camarão madeira

 

A cory e a viuva são os exemplares que adquiri logo no inico do aquário, inicialmente havia um "cardume" de 3 viuvas que me impediam de ter camarões, simplesmente eram devorados, ficou a mais passifica por sorte minha.

 

O aqua de 540L que chegou hoje (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) tlvz vá passar a cory para o grande pq elas preferem estar em cardume mas com a litragem do meu aquario pequeno não me permite, e na altura não sabia desse promenor.

 

Neste momento o de 60L é um plantado, super plantado, basicamente com camarões e alguns peixes para fazerem a limpeza.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quais são os peixes que tens nos teus aquas? E o que me aconselhavas para o aqua de 60cm que mostrei? (este pedido é para todos claro)

 

Abraços

 

Porque não segues o estereotipo dos comunitários..(para iniciantes e fáceis de se manter)

vais ganhando conhecimento/pratica e poupas alguns trocos em vez de gastares em "experiências"..

claro que sem fugir a regra também comecei com um. nyah

 

10 neons

5 neons verde

1 neon negro

1 nariz bebado

3 Rasboras

4 ottos

3 corydora

1 escalar zebra ainda pequeno

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando falam em mais do que um peixe da mesma espécie, devo ter na ordem de um macho para duas fêmeas certo? Se calhar vou começar um comunitário desse género (depois de tratar do "Drops" claro), porque a minha ideia (tirando a dos tubarões que adoro) é ter um plantado em condições, mas não tenho "know-how" neste momento para me aventurar num projecto desses, e então quero começar a ambientar-me com espécies e flora...

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem especies que nao é preciso ter atenção ao numero de machos e femeas, os neons são um exemplo.

 

Em baixo segue uma foto tirada agora mesmo com tlm da uma panoramica do meu aqua de 60L

Img072.jpg

 

Está um pouco cheio de plantas, principalmente musgo, pq vou transferir algumas para o novo aqua

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, queria apenas deixar o pensamento que isto e um forum e é para haver entreajuda entre os membros, existem sempre os que sabem mais mas mesmo esses nao sao perfeitos portanto tentem que a calma tome sempre conta de voces...

 

Em segundo, penso que nao fazes mal em ter aí o tubarao enquanto ele é pequeno, mas deixa.o sozinho ou entao vai haver baixas, logo que possas compra um aquario maior para o manter, vais poder ver que ele e mais activo, mais alegre, mais selvagem etc tudo o que nos queremos mas começemos por aquilo que nos atrai logo com conta peso e medida ...

 

Acho que se gostas muito dele, deves te-lo, AGORA enquanto e pequeno depois troca ; )

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, queria apenas deixar o pensamento que isto e um forum e é para haver entreajuda entre os membros, existem sempre os que sabem mais mas mesmo esses nao sao perfeitos portanto tentem que a calma tome sempre conta de voces...

 

Em segundo, penso que nao fazes mal em ter aí o tubarao enquanto ele é pequeno, mas deixa.o sozinho ou entao vai haver baixas, logo que possas compra um aquario maior para o manter, vais poder ver que ele e mais activo, mais alegre, mais selvagem etc tudo o que nos queremos mas começemos por aquilo que nos atrai logo com conta peso e medida ...

 

Acho que se gostas muito dele, deves te-lo, AGORA enquanto e pequeno depois troca ; )

 

 

Cumps

 

 

Mais uma vez, indico que deixar um tubarão sozinho nao é positivo....e obrigado pelo pensamento

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.