O meu 1º Aquário (300Lts)


_MS_

Recommended Posts

Bom dia a todos.

 

Este é o meu primeiro tópico neste fórum e a minha primeira experiência em aquariofilia. :)

 

A ideia começou há umas semanas atrás e imediatamente me foi recomendado o fórum, que tenho consultado exaustivamente, secção de água doce apenas (sim, porque isto é um mundo – e o futuro é também a água salgada) e tudo o que tenho a dizer é Muitos Parabéns pelo excelente trabalho aqui desenvolvido! Está aqui uma fonte de informação bem valiosa, no que respeita a este tema. :(

 

Pretendo iniciar-me na aquariofilia tentando reproduzir um biótopo amazónico. Como é uma fase inicial, não pretendo levar este objectivo ao mais ínfimo pormenor e detalhe, mas gostava de fazer uma boa réplica deste biótopo.

 

E, para isso, pretendia adoptar a seguinte configuração (que ainda está numa fase de desenvolvimento), para a qual peço as vossas criticas. Embora, como disse, pretenda recrear o biótopo, o ênfase, para já será mais nos peixes e menos nas plantas, de modo a não dispersar muito, porque isto não é fácil começar! Irei no final colocar algumas das dúvidas que, neste momento tenho:

 

Fauna:

- 4 a 5 discus

- 2 ou 3 ramirezis

- Cardume de 15 a 20 néons

- Alguns limpa-fundos

 

--> Esta fauna ainda não foi bem estudada, mas é apenas uma indicação para perceberem se o setup que indicarei é adequado. O ênfase é nos discus. Todos os outros são susceptíveis de serem alterados.

 

 

Flora: Pretendo plantas de fácil manutenção, sendo o objectivo principal dar cor ao aqua e qualidade de vida aos peixes. Mas têm que fazer parte do biótopo!

 

Aqua: Medidas 120x50x50 (300 Lts) – Feito na Vidromoldura (167€)

 

Filtragem: Eheim Classic 2217 (1000 Lts/H) – (103€)

 

Aquecimento: Jäger 300W – (23€)

 

Iluminação: Calha T5 HAILEA 1200 (4x54W=216W) – (185€)

 

Substrato: Pensei em algum substrato fértil (fundo) e areia de sílica (porque gosto de areia clara)

 

CO2: Não penso utilizar, para já, porque tal como disse o ênfase é nos peixes e eles preferem O2 a CO2!

 

Questões:

 

1 - Os preços estão na média, são muito elevados, baixos (ou seja, de estranhar)?...

 

2 - O aqua tem as dimensões adequadas à fauna? Principalmente para os 4/5 discus? Sei que, em média, deverá ser 50 Lts por discu. Mas a altura e largura, por exemplo, é indicada para esta espécie?

 

3 - A filtragem é suficiente e boa?

 

4 - 1 termóstato de 300W ou 2 de 150W cada?

 

5 - A iluminação é suficiente, excessiva, …?

 

6 - Areia de sílica (ou outra clara)? Opiniões?

 

7 - Tudo o mais que quiserem comentar. Não se acanhem… agora é para dizer mal à vontade! Depois de montado é só para dizerem maravilhas! :confused4:

 

Obrigado! :photo:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Como já te tinham dito anteriormente, antes da passagem dum buraco negro por este tópico, começar com Discus é pouco aconselhável. No entanto, quem sou eu para te dizer para não tentares? Tu lá me entendes.

 

Sendo essa a tua vontade expressa e inabalável, segue à risca as instruções que te vão sendo dadas.

Cumps.

João Buraco Negro Faria.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Como já te tinham dito anteriormente, antes da passagem dum buraco negro por este tópico, começar com Discus é pouco aconselhável. No entanto, quem sou eu para te dizer para não tentares? Tu lá me entendes.

 

Sendo essa a tua vontade expressa e inabalável, segue à risca as instruções que te vão sendo dadas.

Cumps.

João Buraco Negro Faria.

 

Eu já disse, quero os discus, quero os discus e quero os discus ... :photo:

 

Agora a sério... eu sei que não são fáceis, mas o desafio é esse, aprender bastante ... e só depois colocá-los no aquário! :confused4:

 

Abraço João Buraco Negro Faria :(

Editado por _MS_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Não te vou falar muito do material pois não sou perita nisso, assim à primeira vista diria que não está mau, mas espera pelos tecnicos para confirmar. Só para teres uma ideia no meu tenho : aqua 100x50x50 (com tronco, substrato e tal e coisa, tem uns 150L reais) Filtro externo eheim 2215, calha SunSun 4x54W, 1 aquecedor 200W

 

Aquilo que te posso dizer é que efectivamente começar com Discus segundo dizem por aí não será o mais aconselhável, mas não quer dizer que não possas. Com dedicação tudo é possível.

 

Sobre a tua ideia de fazer um biotopo amazónico, deixa-me dizer-te que esse teu projecto também era a minha ideia inicial para o meu novo aqua de 100x50x50, principalmente porque gostava de me lançar nos ramirezis, e porque temos sempre a ideia de que o Amazonas é verde, logo os rios também o devem ser. Não há nada de mais errado, ao pesquisar acabei por descobrir o seguinte :

 

Os biotopos do Amazonas geralmente não têm plantas e/ou quando têm são poucas.... como podes ver neste link interessante, http://www.aquahobby.com/articles/b_biotopos_amazonicos.php , ou aqui nestas fotos.

 

 

Pic_16773_2.jpg

 

Pic_16773_3.jpg

 

Pic_16773_4.jpg

 

Repara que não há muitas plantas aquaticas, todas as plantas que aparecem nas fotos são plantas que estão submersas porque o rio está em época de cheias...

 

Repara também que o substrato é de areia coberto de folhas que caem das árvores, num aqua até dá para fazer isso com folhas de amendoeira ou algo assim, usam-nas entre outras coisas para melhorar os parametros da agua, controlar as doenças e etc..... Mas as mesmas têm que ser trocadas a cada 7 dias para não afectarem a qualidade da água do aqua, sem falar que a cor da água de um biotopo deste tipo tem que ter uma coloração de chá mate....

 

Como eu gosto de ver um aqua verde optei por um meio termo, resolvi então lançar-me na aventura de um plantado apenas com plantas e peixes da zona do Amazonas e América do Sul, vai ao site da tropica têm lá fichas completas sobre imensas plantas (se precisares posso arranjar a lista de plantas que escolhi, mas algumas são mais exigentes do que aquilo que queres)

 

Sobre os peixes, aquilo que tens em mente me parece correcto, também podes ter um casal de Apistos. Quanto ao numero aí já não me quero adiantar muito, a experiencia não é assim muito, mas parece-me viavel.

 

Boa sorte nessa tua aventura.

 

Isabel "Zabou"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

atenção que nem tudo o que é biotopo amazonico é de poucas plantas

deixo-te aqui um video onde podes ver muita planta.

este é apenas um exemplo tens muitos rios no amazonas com flora muito densa.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais dar inicio a um projecto semelhante ao meu que tb está para arrancar.

 

Em relação à parte técnica, filtros,termostatos,iluminação, parece-me bem. Mas acho que apesar de não quereres CO2 pq os peixes precisam mais de O2 parece-me que posso alterar a tua opinião.

 

Ter uma concentração elevada de CO2 não quer dizer que tenhas uma baixa concentração de O2, ambas conseguem estar em concentrações elevadas.

 

Depois existe outra questão, ambiente amazónico implica peixes habituados a águas ácidas e o CO2 é uma das melhores formas de te baixar o pH sem teres de estar a injectar produtos quimicos para dentro da água sempre que o teu pH sai do intervalo que pretendes.

 

Depois com a iluminação que tens que me parece bem, podia ser melhor, mas não está mal, acho que se não injectares CO2 vais ter problemas com algas, pq ela vai puxar pelo crescimento das plantas, mas depois vai faltar o CO2 essencial ao seu crecimento, podendo provocar desequilibrios. Para já não falar de que um aquário com plantas ajuda no clico do azoto pq as plantas consomem os produtos finais.

 

Em relação ao numero de discos, eu que tb ando a navegar por águas pouco desconhecidas, não coloques menos de 3, mas tb não respondas ao impulso de encher o aqua só de discos, primeiro pq eles crescem muito, depois pq eles defecam mais ainda e terceiro como não estás habituado a discos se tiveres um problema, mais facilmente tratas de 3 do que de 4 ou 5, não falando do problema orçamental que pode vir daí.

 

Eu nesse aquário não colocava mais de 3 discos, e colocava uns que fossem parecidos aos que tu gostas mais, mas os mais baratos que consigas encontrar, tendo em conta tb o tamanho deles.

 

Tb já li que discos são mito que tb não são tão frágeis quanto parecem e lhes façam crer, desde que os parametros da água estejam bem equilibrados, que para alguém que está agora a começar é complicado, espero que tenhas noções basicas do clico do azoto pq esse é fundamental que se complete antes de colocar qualquer disco dentro do aqua.

 

Duvidas, questões mesmo que idiotas pergunta, podemo-nos ajudar um ao outro, será um prazer

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, desde já, a todos pelas vossas opiniões e ajuda!

 

ZABOU,

 

Por acaso já tinha lido este artigo e pensei exactamente o mesmo! Que, pelos vistos, o que eu pretendia, não seria uma reprodução fiel deste biótopo. Contudo, também fiquei com a ideia do que disse o Nuno Lopes que poderia não ser só como é descrito no artigo. A verdade é que ainda não pesquisei de forma muito aprofundada este biótopo. Agora, como disse, a reprodução do biótopo, pode não ser fiel! O que gostava de fazer seria algo como tu fizeste, algum verde das plantas (do Amazonas) e peixes dessa zona também.

 

Também tinha em mente um casal de apistogrammas, mas ainda não sabia se se davam bem com os discus! fight

 

Ao lado do vídeo do Nuno Lopes também vi este engraçado! Ainda não tinha visto discus no habitat natural:

 

http://www.youtube.com/watch?v=3u3au59ixsc...feature=related

 

jpospr,

 

Ok, acho que me convenceste com o CO2. Desconhecia essa questão das algas e já tinha lido qualquer coisa, mas não me ocorreu essa questão de ser uma forma natural de baixar o pH. Vou começar a estudar as formas de injectar CO2. Disso ainda não entendo nada! Já agora e esta foi a ideia com que fiquei, é um componente caro? Fiquei com essa sensação, mas como disse, ainda não me dediquei!

 

Sim sim, quanto ao número de discus, pensei em 4 ou 5 no máximo, já que fiz contas para 200 lts para 4/5 e a restante água para os outros. Nunca mais que isso! Acho que um aspecto essencial nesta minha ideia de me iniciar na auqariofilia é dar aos animais a melhor qualidade de vida possível! Encher o aquário de peixes só para ficar bonito, não faz parte dos meus planos.

 

Já estudei e reestudei o ciclo do azoto! :offtopic: Foi logo a primeira etapa a ser ultrapassada! Isso está arrumado!

 

Quanto a questões, não me ponhas assim à vontade, senão não te largo! biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' /> Claro que também será um prazer ajudar-te ... se tiveres alguma dúvida sei lá .... em Excel!!! :music_singguitar: Neste tema, vai ser mais dificil!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem o teu progecto ta a ir de vento em popa

 

 

queira dizer que começaces talvez pelos ramirezis e depois de os conseguires manter bem e saudaveis e que podias ir aos discus é que um discu morto nao é a mema coisa que um cardinal ou outro peixe pequeno pesa na consiencia

 

 

fico contente por seres um "novato"diferente dos outros tens uma boa mente que acho mais correta e bonita na minha opiniao assim natural em quereres recriar um biotopo amazonico

 

com esse iluminaçao nao tens que ter medo a esclher as plantas o que fazia na minha opiniao para recriar um biotopo amazonico era muitos troncos com plantas rasteiras do estilo de erva (echinodorus tennelus ex) com umas folhas nao iria para o areao branco ou areia de silica pk isso ja é muito diferente do amazonico para nao falar que fica um pouco amarelada e ganha algas facilmente algas aconteceu a um amigo a mim passado uns 6 meses de a ter ficou bem amarela e tinha a de aspirar muito cuidadosamente todas as semanas mesmo assim ficou amarela.

 

voltando a traz o problema dos troncos assim bicudos (como na foto) e que os discus muitas vezes assustam se muito facilmente com movimentos bruscos e atiram se para todo o lado podendo ferir se neles por isso fazer pontos estrategicos sempre a pensar que o discu é o peixe que ira importar mais no aquario tipo "rei do aquario"

 

 

força nisso espero nao sere repetitivo quanto aos outros membros porue nao li tudo

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

_MS_

Abusa à vontade (salve seja), tb estou a pensar colocar um casal de apistogramas no meu aqua,estamos os 2 sintonizados +/- para a mesma ideia pelo que estou a ver.

 

Estou a pensar fazer um tapete de blyxa...nao sei se gostas desse tipo de planta, mas eu como vou fazer as entradas e saidas de água todas entre o movel e o aquário (fiz 5 furos no aqua) quero tapar essas saidas/entradas pela blyxa em tapete.

 

Um sistema de CO2 é carote se for em botija pressurizada, mas tb é onde se obtém os melhores resultados, pq consegues controlar sem qualquer dificuldade a quantidade exacta de CO2 que queres libertar para o aquário.

 

Os sistemas Bio, são basicamente leveduras (?) que fermentam e produzem CO2, como é um processo natural e como geralmente se faz esse tipo de culturas em garradas de referigentante, não se pode parar o processo nem tão pouco limitar a saida do CO2 com o perigo da garrada aumentar de pressão e acabar ou por explodir, ou por um dos tubos de ligação saltar...

 

Eu no meu aqua de 60 tenho um sistema de CO2 pressurizado com uma garrafa de 2Kg...no meu de 540 vou ter um semelhante mas com garrafa de 10Kg

 

Tb estou a pensar colcoar 1, 2 ou 3 cardumes de peixes entre os 20/30 individuos, mas eu como tenho maior litragem tb tenho maior poder de escolha.

 

Ainda estou por me decidir quais colocar, nariz de bebado e neons (negros ou normais) parecem-me boas escolhas, vamos ver.Ainda me falta encomendar a parte técnica, CO2,filtro UVc,filtros (eheim 2180+eheim2078),reactor de CO2 externo,iluminação (Solid State AquaRay Lighting, sistema em leds)

 

E a sério alguma duvida apita, e não tenhas problemas em oclocar duvidas estupidas, todos os dias ainda as tenho!

 

 

EDIT: Fui a pensar no teu aqua, e no meu a na vontade de ver tudo montado que me lembrei deste tópico que vi há dias, vê lá se gostas deste tapete de blyxa

 

Link

 

PS: Olha só para o tapete, genéricamente falando, acho o aquário desse link um pouco cheio demais...especialmente nao colocava as plantas que estão nas pontas...

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, de facto o filme mostra mais vegetação do que as fotos que indiquei, mas mesmo assim não corresponde ao verde que eu imaginava ao pensar nos rios amazonenses, e penso que mais gente pensa assim.

 

Também falei nisso porque já vi muitos tópicos sobre aquas supostamente amazónicos onde têm imensas plantas, de todo o tipo, tudo menos plantas do amazonas. Alias, jpospr, esse link é um exemplo disso. O tapete de Blyxa é muito lindo, mas não é uma planta amazónica, é uma planta aziática. Claro que nada nos impede de misturar e improvisar, mas nesse caso já não podemos falar de um biotopo Amazónico.

 

MS, vou seguir com atenção o teu projecto, o meu já está em andamento, quando receber as plantas que me faltam arranjo fotos, e vamos trocando ideias :medieval_mace: .

 

Boa leitura :coffee: , bons sonhos :character0050: (pois porque entre aquilo que temos em mente e aquilo que vamos conseguir criar, vão muitas horas de sonhos e pesadelos pelo meio)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, de facto o filme mostra mais vegetação do que as fotos que indiquei, mas mesmo assim não corresponde ao verde que eu imaginava ao pensar nos rios amazonenses, e penso que mais gente pensa assim.

 

Também falei nisso porque já vi muitos tópicos sobre aquas supostamente amazónicos onde têm imensas plantas, de todo o tipo, tudo menos plantas do amazonas. Alias, jpospr, esse link é um exemplo disso. O tapete de Blyxa é muito lindo, mas não é uma planta amazónica, é uma planta aziática. Claro que nada nos impede de misturar e improvisar, mas nesse caso já não podemos falar de um biotopo Amazónico.

 

MS, vou seguir com atenção o teu projecto, o meu já está em andamento, quando receber as plantas que me faltam arranjo fotos, e vamos trocando ideias :? .

 

Boa leitura :coffee: , bons sonhos help (pois porque entre aquilo que temos em mente e aquilo que vamos conseguir criar, vão muitas horas de sonhos e pesadelos pelo meio)

 

 

eu queria um biotopo tailandes/australiano (peixes arco iris etc) mas no final tive que dezistir matenho varos peixes de lá ,as ha sempre umas coisas que acabam por entrar a mais memo nao querendo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.