Sera backtopur liquido


corvo

Recommended Posts

Boas venho por este meio perguntar se alguns dos users costuma usar o Sera Backtopur liquido?O motivo da minha perg. é que usei exactamente o recomendado na bula do medicamento (ou seja 22 gotas por 20 litros de água) arejar(usar uma bomba potente) bem o aquário e ter uma boa bomba para fazer circular bem a água .

Fiz o respectivo tratamento num aquário hospital com 20 litros de água.

Tinha um disco com um principio de as barbatanas se estarem a corroer(desfazer),ainda estava no principio e querendo atacar logo a doença metio no aquário hospital com a dose prescrita(juntamente com um platy).Fui-me deitar por volta da 1,30 da manhã e fui dormir descansado.Quando me levantei fui ver o disco e este estava morto ,enquanto o platy estava e está vivinho da silva.

Como nota juntei ao Backtopur ,o Ecoptur aconselhado pela Sera que ajuda a combater as enfermidades.

QUE SE TERÁ PASSADO PARA O DISCO MORRER??.

Tenho a certeza que nao foi da doença,mas sim do medicamento.

Causa possivel-Apesar de ter uma boa bomba de ar e um filtro interno com um bom caudal de água o disco deve ter morrido por falta de óxigénio.O platy nao morreu porque consome o minimo de oxigénio.

Resultado- já estou com receio de usar o Bactopur se necessitar novamente.

Que acham ?Necessito de opiniões.

Um abraço

corvo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Por falta de oxigénio não foi pois tinha bomba de ar e o medicamento não interfere com a absorção de oxigénio nas brânquias.

 

Poderás é teres atacado a doença já muito tarde (lembra-te que as infecções bacterianas também atacam dentro do organismo)

 

Ou então, e acho isto o mais provável, a ausência de bactérias no filtro ou mesmo de acrescento de bactérias nitrificantes levou a um pico de amónia a que o disco não resistiu.

É preciso ver que o Baktopur é um bactericida e dá-te cabo das bactérias do filtro. Tens de vigiar a amónia.

 

A molly resistiu talvez por estar num estado menos fragilizado.

 

Culpa do medicamento (directamente), ainda para mais de Sera, não foi de certeza.

Cumps

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João ,permite-me discorar que tenham sido as bactérias (a doença) ,que tenha provocado a morte tão repentina ao disco.Podia sim morrer passado uns dias mas em pouco mais de 7 horas não acredito.Digo isto porque retirei o disco do aquário principal pois a minha esposa viu as barbatanas dorsais um pouco corroidas e um pouco brancas(esqueci-me de dizer que estavam a aparecer duas pintinhas brancas no dorso) e para atacar a doença logo de inicio metio logo no aquário hospital tal como disse.O disco comeu nessa noite e só reparei que estava doente por apresentar estes sintomas.Quanto te referiste à amónia e nitritos não é possivel tal ter acontecido(em 7 horas ???) pois fui buscar água nova (20 litros)à torneira,adicionei-lhe aquasafe +vitaminas e meti o disco dentro do aquário (practicamente à temperatura do aquário principal).

Não sei se o backtopur consome o oxigénio da água ,mas na bula pede para arejar bem o aquário e ter grande circulação de água(isto não te diz nada?) no aquário.

Na altura em que tive outro disco com sintomas parecidos(uma úlcera) o Fausto indicou-me para usar de imediato o backtopur (naquele momento só tinha o backtopur direct) e usei-o .Se visses o peixe ao de cima na vertical para tentar respirar !!!!!!.Vi-me obrigado a meter + 5 litros de água para enfraquecer o medicamento.Infelizmente tb. não o consegui salvar.

Em relação ao platy não ter morrido repara quantos litros de oxigénio consome um disco com +/-13 cm e um platy de 2 cm?Aliás já lá pus mais dois hoje(platys) incluindo um a colisa.

Sabem ao que isto se deve?Pois caí na burrice(já sabendo de antemão que podia suceder) de ir comprar peixes ao Bricomarché aqui de Beja.Aquilo é um horror,mas pensei ter escolhido bem mas.........!

Tive o cuidado de os ter 1,30 hora dentro de um saco com o esha2000 ,mas nao resultou pois ducedeu o que está a suceder.

Para acabar com a desgraça os meus outros discos têm os 3 Chilodonella(tb. estão em aquário hospital com o PUNTKOL(da JBL).

Uma coisa podem crer que aprendi a lição,da maneira mais dura .Nunca mais hei-de pôr peixes junto aos outros sem estarem de quarentena.

Vá um abraço e repensa a tua posição em relação ao oxigénio.E que a minha desgraça(asneira) sirva para outros aquarofilios nao cometam a mesma burrice.

corvo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Conheço um tipo que comprou uma série de peixes de pequeno e médio porte, saudáveis, num total de 20 e poucos. Guardou-os numa tartarugueira limpa com 20 litros de água e uma bomba de ar para pô-los num aquário com filtro no dia seguinte

 

No dia seguinte não sobrava nenhum. Medi-lhe a amónia e estava em 3mg/l. Eram mais peixes, mas mais pequenos, talvez equivalesse ao teu disco + platty.

 

A amónia aparece muito mais depressa que alguns dias até mesmo pela respiração deles: dependendo do tamanho do peixe ou da sua quantidade pode demorar apenas algumas horas a atingir níveis muito altos e tóxicos. Os nitritos, esse sim, demoram dias.

Foi baseado nesta infeliz experiência de um vizinho meu que baseei os meus argumentos.

 

Nisso e no sucesso que os medicamentos da Sera têm tido neste fórum, e não só, com certeza.

 

O Aquasafe não contém bactérias.

 

Suponho que já tenhas deitado a água fora...

Cumps.

 

P.S.: mais uma vez>o Baktopur direct é ainda mais bombástico no que se refere às bactérias nitricantes.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao joao ainda ainda nao joguei a agua fora ,pois como te disse ainda la tenho 2 platys ,1 colisa e um espada vivinhos da silva.só vou mudar 50% da agua(hoje) para meter outra dose de backtopur para tentar salvar a malta que tenho dentro.

No entanto antes de mudar a agua vou medir os nitritos e amónia.

Até já

corvo

Editado por corvo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Independentemente dos resultados que obtenhas, ocorreu-me agora o stress. Stress por estar num meio tão pequeno durante uma noite.

Ambos sabemos que os Discus são uns piegas e são muito susceptíveis ao stress.

 

Aguardo na mesma os resultados. Os nitritos já sei: 0.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu aposto para ataque bacteriológico, sinceramente parece-me que o peixe sofreu um ataque bacteriológico fulminante, já tem acontecido a muito boa gente, de resto duvido que tenha sido pelo bactopur liquido ou mesmo que fosse o direct, são medicamentos com provas mais do que dadas e desde que não se abuse nas doses nem se ande com misturas, não são problemáticos, morte da colónia de bactérias também não foi, pois o bactpour não mata a colónia de bactérias, é utilizado para ataque bacteriológico apenas externo, claro que o mesmo não se aplica ao bactopur direct, esse sim acaba com todas as bactérias do sistema.

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas já haveria colónia de bactérias no aquário Hospital?

 

O Baktopur e JBL Ektol Fluid afectam até certo ponto a colónia de bactérias, não são selectivos.

Estou de acordo que não a dizimam como o Nifurpirinol.

Cumps

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas já haveria colónia de bactérias no aquário Hospital?

 

O Baktopur e JBL Ektol Fluid afectam até certo ponto a colónia de bactérias, não são selectivos.

Estou de acordo que não a dizimam como o Nifurpirinol.

Cumps

 

Mesmo que houvesse colónia de bactérias e elas morrecem todas, num aquário hospital a colónia de bactérias não é algo que merece grande atenção, visto ser um aquário só vidro que é sinfonado e há constantes mudas de água e limpeza de filtro, para além de algum tratamento para determinada doença.

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo que houvesse colónia de bactérias e elas morrecem todas, num aquário hospital a colónia de bactérias não é algo que merece grande atenção, visto ser um aquário só vidro que é sinfonado e há constantes mudas de água e limpeza de filtro, para além de algum tratamento para determinada doença.

 

Francisco Ramalho

Certo.

Mas duvido que tudo isso tenha sido feito em 7 horas, que foi o que durou o disco.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu aposto para ataque bacteriológico, sinceramente parece-me que o peixe sofreu um ataque bacteriológico fulminante, já tem acontecido a muito boa gente, de resto duvido que tenha sido pelo bactopur liquido ou mesmo que fosse o direct, são medicamentos com provas mais do que dadas e desde que não se abuse nas doses nem se ande com misturas, não são problemáticos, morte da colónia de bactérias também não foi, pois o bactpour não mata a colónia de bactérias, é utilizado para ataque bacteriológico apenas externo, claro que o mesmo não se aplica ao bactopur direct, esse sim acaba com todas as bactérias do sistema.

 

Francisco Ramalho

 

Boas nesta questão nao se mete a questao da colónia de bactérias(pois ela nao existia),pois isto passou-se tudo num aquário hospital,com filtros lavados.

abraço

corvo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Independentemente dos resultados que obtenhas, ocorreu-me agora o stress. Stress por estar num meio tão pequeno durante uma noite.

Ambos sabemos que os Discus são uns piegas e são muito susceptíveis ao stress.

 

Aguardo na mesma os resultados. Os nitritos já sei: 0.

Cumps.

 

 

João no jeito que estás a dizer as coisas até parece que eu ia fabricar os resultados dos testes.Não,eu simplesmente procuro causas possiveis para eu ou para alguém como eu tentemos nao cometer erros se for a causa disso.

Bom ,aí vai o resultado dos testes: Nitritos-0,6(na ESCALA DE o a 1)

Amónia-1 (na escala de 1 a 10)

Nao te esqueças que estes testes sao feitos 2 dias depois da água estar no aquário sem ser mudada só com o medicamento.

corvo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo que houvesse colónia de bactérias e elas morrecem todas, num aquário hospital a colónia de bactérias não é algo que merece grande atenção, visto ser um aquário só vidro que é sinfonado e há constantes mudas de água e limpeza de filtro, para além de algum tratamento para determinada doença.

 

Francisco Ramalho

 

 

 

Tenho a mesma opinião Francisco em relação ás bactérias.

Em relação ao ataque fulminante já me sucedeu uma vez,mas isto não foi nada parecido.Enfim..........

corvo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João no jeito que estás a dizer as coisas até parece que eu ia fabricar os resultados dos testes.Não,eu simplesmente procuro causas possiveis para eu ou para alguém como eu tentemos nao cometer erros se for a causa disso.

Bom ,aí vai o resultado dos testes: Nitritos-0,6(na ESCALA DE o a 1)

Amónia-1 (na escala de 1 a 10)

Nao te esqueças que estes testes sao feitos 2 dias depois da água estar no aquário sem ser mudada só com o medicamento.

corvo

Longe de mim tal coisa e desculpa se te dei essa impressão.

 

Essa amónia é tanto menos perigosa quanto mais baixo for o pH. Suponho que tivesses os Discus em pH ácido.

A partir de agora julgo entrarmos em território de conjecturas:

-amónia

-doença avançada/galopante

-stress

-nitritos (altíssimos para essa escala e o seu efeito é travar as trocas gasosas CO2/O2 nas brânquias).

-amónia + nitritos

-TUDO JUNTO ou a soma de algumas partes.

 

Se eu disse que os nitritos iam estar a 0 é porque demoram alguns dias a surgirem após o aparecimento da amónia. Não aparecem simultâneo. Foi só isso. Aparentemente, a amónia já está em queda e os nitritos a subir.

Cumps e cuidado com o sítio onde compras, como já disseste... :music_singguitar:

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joao os meus discos actualmente têm um ph de +/-7,4 ,7,5.Isto é a água que sai da torneira.

Resta-me desejar-te uma boa semana de trabalho e podes crer que aprendi uma boa lição de vida(apesar de saber de outros colegas que têm tido probl. onde compram os peixes(mas pensamos que acontece sempre aos outros).Bom enfim espero que os outros users aprendam com o meu erro.

Um abraço

Corvo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para terminar, 1 mg/l de amónia com esse pH já é bastante tóxico. Acho que temos uma combinação mortífera de amónia, pH e nitritos.

 

Uma boa semana para ti também.

João.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para terminar, 1 mg/l de amónia com esse pH já é bastante tóxico. Acho que temos uma combinação mortífera de amónia, pH e nitritos.

 

Uma boa semana para ti também.

João.

 

 

Tudo de bom para ti joão!

E obrigado pela atenção.

Corvo

Ps-nesse meu avatar só já existe o blue diamond(o blue turquesa ,o white diamond e o marboro (este o ultimo)perdi-os desde julho,enfim.....)

Editado por corvo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para terminar, 1 mg/l de amónia com esse pH já é bastante tóxico. Acho que temos uma combinação mortífera de amónia, pH e nitritos.

 

Uma boa semana para ti também.

João.

 

Segundo me parece o PH ideal para discus é 6.5,certo?Sendo eles muito sensíveis,concordo com o João,foi uma combinação fatal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo me parece o PH ideal para discus é 6.5,certo?Sendo eles muito sensíveis,concordo com o João,foi uma combinação fatal...

 

 

Olá, penso que o ph ideal para discos será 6,8 ,6,9 ,mas adaptam-se bem a 7,4 ,7,5 desde que se vá subindo o ph gradualmente .Se foi uma combinação fatal não sei !Posso-te é dizer que comprar peixes em lojas que nao são de confiança nunca mais compro e se alguma vez comprar vão estar de quarentena(mas isto que eu estou a dizer jé eu sabia ,mas........pensamos que só sucede aos outros.Os peixes que comprei foram uns platys e uns espadas(outro erro) e tive-os dentro do saco a ambientar-se há temperatura 1,30 hora,com o Esha2000 desinfectante ,pois esses peixes podem picar a mucosa dos discos(agora já estao há parte).Resta-me dizer façam o que eu digo ,não façam o que eu faço.

Um abraço

Corvo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Quando me referi ao pH, não foi isoladamente mas antes como binómio amónia (NH4)/pH, pois quanto mais elevado é o pH mais a amónia se transforma em amoníaco (NH3) que até para nós é tóxico.

 

O NH3 mais o alto valor de nitritos terá levado a esse desfecho.

Cumps e melhor Sorte para a próxima.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Quando me referi ao pH, não foi isoladamente mas antes como binómio amónia (NH4)/pH, pois quanto mais elevado é o pH mais a amónia se transforma em amoníaco (NH3) que até para nós é tóxico.

 

O NH3 mais o alto valor de nitritos terá levado a esse desfecho.

Cumps e melhor Sorte para a próxima.

 

 

:medieval_mace: Boas João Faria ,podes crer que vou tentar fazer para ter mais sorte para a próxima.

Cumps.

Corvo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais