Ampulária partiu a casca


Ricardo A. Domingues

Recommended Posts

Olá pessoal!

 

Há uns meses atrás, após a minha ampulária ter estado a "descascar" e quase às portas da morte... resolvi pesquisar e comecei a administrar Decalcit.

 

Realmente funcionou, não só parou de "descascar" como ficou mais amarela e passou para o triplo ou mesmo quadruplo do tamanho!

 

Ficou tão grande que até me deu pena vê-la sempre nos mesmo cantos do meu aqua de 54L, até q me deu na telha e passei-a para o de 180l. Lá começou a devorar o glossostigma mas pronto... ainda sobraram alguns pés, no entanto o pior ainda está para vir.

 

Esta noite apeteceu-lhe dar um giro fora do aqua (saiu pela abertura onde passam os fios)... ora, o aqua está em cima de um móvel e o topo fica bem a 1,5 m do chão, agora imaginem o tombo. O resultado foi um grande rombo na casca... praí 1 cm (ela deve ter uns 4 cm).

 

No início mal se mexia, mas depois de umas horas dentro de água acabou por se agarrar à parede da tina com água onde eu a coloquei (se a juntar com os peixes, eles fazem-lhe a folha).

 

Agora a minha questão, à qual serão bem vindas as vossas dicas:

 

Li por aí q é possível colar os bocados de casca partida com cola... bastando para isso colar um pouco de casca de ovo por cima das fendas e buracos q ficarem destapados, tendo o cuidado p n colar as partes moles do caracol no interior da casca.

 

Será q se eu fizer isso a cola n será tóxica para o animal? Acham q irá haver alguma absorção do químico através da casca?

 

Mesmo q ele resita à cola é bem possível q contamine a água e afecte outros seres do aqua...

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal!

 

Há uns meses atrás, após a minha ampulária ter estado a "descascar" e quase às portas da morte... resolvi pesquisar e comecei a administrar Decalcit.

 

Realmente funcionou, não só parou de "descascar" como ficou mais amarela e passou para o triplo ou mesmo quadruplo do tamanho!

 

Ficou tão grande que até me deu pena vê-la sempre nos mesmo cantos do meu aqua de 54L, até q me deu na telha e passei-a para o de 180l. Lá começou a devorar o glossostigma mas pronto... ainda sobraram alguns pés, no entanto o pior ainda está para vir.

 

Esta noite apeteceu-lhe dar um giro fora do aqua (saiu pela abertura onde passam os fios)... ora, o aqua está em cima de um móvel e o topo fica bem a 1,5 m do chão, agora imaginem o tombo. O resultado foi um grande rombo na casca... praí 1 cm (ela deve ter uns 4 cm).

 

No início mal se mexia, mas depois de umas horas dentro de água acabou por se agarrar à parede da tina com água onde eu a coloquei (se a juntar com os peixes, eles fazem-lhe a folha).

 

Agora a minha questão, à qual serão bem vindas as vossas dicas:

 

Li por aí q é possível colar os bocados de casca partida com cola... bastando para isso colar um pouco de casca de ovo por cima das fendas e buracos q ficarem destapados, tendo o cuidado p n colar as partes moles do caracol no interior da casca.

 

Será q se eu fizer isso a cola n será tóxica para o animal? Acham q irá haver alguma absorção do químico através da casca?

 

Mesmo q ele resita à cola é bem possível q contamine a água e afecte outros seres do aqua...

 

Respondendo as tuas perguntas, podes colar com silicone próprio para aquarios...

Agora não sei se esse será o melhor método, será que ela não volta a criar outra?

CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo as tuas perguntas, podes colar com silicone próprio para aquarios...

Agora não sei se esse será o melhor método, será que ela não volta a criar outra?

 

 

Seria excelente! No entanto n a posso meter no aqua com os outros peixes... experimentei e parecia q tinha posto lá caviar e tocado a sineta pró almoço.

 

Tenho de arranjar forma de tapar aquele buraco. Entretanto vou pôr o dobro do decalcit!

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seria excelente! No entanto n a posso meter no aqua com os outros peixes... experimentei e parecia q tinha posto lá caviar e tocado a sineta pró almoço.

 

Tenho de arranjar forma de tapar aquele buraco. Entretanto vou pôr o dobro do decalcit!

 

Mete a de quarentena até recuperar, por exemplo numa caixa vodafone ou num aqua, com as devidas condiçoes

CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de ter em atenção que essa é uma P. caniculata e quando a recuperares vais te arrepender se as puseres junto de plantas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em que sítio e como é que a casca está partida?

 

Consultaste este site http://www.applesnail.net/ ?

Na parte -- discussions - snail health problems -- tem muita informação.

 

Eu tive uma que saltou do aquário para o chão de pedra, cerca de 1,5m , e não lhe aconteceu nada - ganhou o nome de 'wonder snail'.

Tive outro que 'teve um acidente com o limpa vidros magnético' - crackk. Parecia que ia morrer mas recuperou sózinho, longe dos peixes claro, para não ser comido no entretanto.

Tinha este aspecto quando o parti

004.jpg

 

Passado uma semana

051.jpg

 

Após 2 semanas

025.jpg

027.jpg

 

Não tentei reparar porque parte da casca partida era zona de crescimento e porque tinha uma espécie de membrana que estava a proteger os orgãos.

 

Se precisares de uma casca para fazer um remendo, tenho cá muitas, de caracóis que morreram e eu fui guardando.

 

 

Esqueci-me de dizer: sobreviveu, passou a chamar-se 'the great survivor', acasalou com a 'wonder snail' e tiveram muitos bebés de todas as cores.

Cumps,

João

Editado por mjm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo as tuas perguntas, podes colar com silicone próprio para aquarios...

Agora não sei se esse será o melhor método, será que ela não volta a criar outra?

 

 

Dizem que o silicone de aquários não é bom porque: é tóxico enquanto não seca, é ácido - enfraquece a casca, leva imenso tempo a secar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dizem que o silicone de aquários não é bom porque: é tóxico enquanto não seca, é ácido - enfraquece a casca, leva imenso tempo a secar.

 

Ou n, depende do silicone e do fio de silicone que puser, se puser 1mm demora no máximo 2 dias...

Eu acho que ela recupera sozinha

CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que história!

 

A minha também partiu no grande anel da casca tal como a tua... mas mais junto à parte de transição para o anel superior.

 

Será q mais tarde o buraco fecha? isto se ela não morrer entretanto... está tão parada, n come... :D

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei a que é que chamas anel.

Não consegues pôr uma foto?

 

O meu nas primeiras +-12 horas também esteve muito parado, se calhar dói. Mas depois não o consegui manter na maternidade mais de 2 dias, começou a fugir. Tive que o pôr num aquário de 20 l que só tinha 10 alevins de guppy, no comunitário não dava.

 

Eu penso que se ela não tiver orgãos expostos e/ou a sair pelo buraco mais vale esperar, senão podias tentar reparar mas não aconselham a reparar se a zona atingida for a zona de crescimento (5-10mm a partir da borda da casca).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei a que é que chamas anel.

Não consegues pôr uma foto?

 

O meu nas primeiras +-12 horas também esteve muito parado, se calhar dói. Mas depois não o consegui manter na maternidade mais de 2 dias, começou a fugir. Tive que o pôr num aquário de 20 l que só tinha 10 alevins de guppy, no comunitário não dava.

 

Eu penso que se ela não tiver orgãos expostos e/ou a sair pelo buraco mais vale esperar, senão podias tentar reparar mas não aconselham a reparar se a zona atingida for a zona de crescimento (5-10mm a partir da borda da casca).

 

 

Tenho tido preguiça relativamente a registar-me num site para upload de fotos mas pronto... foi desta!

 

Desculpem a má qualidade da foto mas a máquina tb n é grande coisa... no entanto dá pra confirmar o local do rombo na casca do bicho.

 

AppleSnailInjured.jpg

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Nesse sítio penso que se pode pôr um remendo. Como é que ela está?

Aí a casca já não cresce e penso que não volta a calcificar. Está uma membrana a proteger os orgãos? não consigo ver bem.

Viste a informação daquele site? eu nunca fiz uma reparação. Penso que o 'putty' que ela fala é parecido com as barrinhas azuis e brancas da UHU ou Patex mas mais lento, aquelas secam em 3-5 min, é muito difícil com tão pouco tempo.

Parece-me também que há muito pouco espaço para colar o remendo junto à abertura do caracol.

 

:lol: Tanta ignorância :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ela está mto parada. Parece morta, no entanto se eu lhe tocar recua lentamente para dentro da casca. O mesmo acontece se eu a tirar para fora da água.

 

Parece existir uma membrana sim...

 

O site está em baixo... dá erro de página, talvez esteja a ser actualizado.

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora está bom http://www.applesnail.net/

 

http://www.applesnail.net/forum3/viewtopic...753&start=0

 

Experimenta este endereço, deve ir directamente ao post dos remendos.

 

 

Já tinha visitado este site antes... nem me lembrava dele.

 

Infelizmente hoje de manhã encontrei a minha querida ampulária em Rigor mortis :roflroll2:

 

Já n há nada a fazer, o corpo estava rígido e começava a emanar um odor fétido.

 

No entanto... apesar da triste notícia, reparei q andava uma mini ampulária a passear pelo vidro do aqua. (Para perceberem vejam aqui! http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...owtopic=108743).

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando partem é sempre difícil. :)

 

Felizmente, por estranho que pareça, deixou descendência ;) . Daqui a uns meses estará(ão) grande(s) como a mãe -- não era pai?

 

Outra coisa -- pela foto vê-se bem que era uma Pomacea bridgesii, por isso não vais ter problemas com as plantas, só comem algumas mais tenrinhas, quando têm fome. E adoram algumas flutuantes - Lemna e Limnobium.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, sempre pensei q fosse macho mas olha... fiquei boqueaberto qd me apareceu um cacho no fundo do aqua!

 

Até hoje a única planta q ela devorou foi a Ceratopteris thalictroides ou cornuta, existem diferentes espécies mas a mim parecem-me iguais. Segue a foto abaixo:

 

2005081500051hh.jpg

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais