Recommended Posts

Publicado

Olá pessoal!

Há uns meses atrás, após a minha ampulária ter estado a "descascar" e quase às portas da morte... resolvi pesquisar e comecei a administrar Decalcit.

Realmente funcionou, não só parou de "descascar" como ficou mais amarela e passou para o triplo ou mesmo quadruplo do tamanho!

Ficou tão grande que até me deu pena vê-la sempre nos mesmo cantos do meu aqua de 54L, até q me deu na telha e passei-a para o de 180l. Lá começou a devorar o glossostigma mas pronto... ainda sobraram alguns pés, no entanto o pior ainda está para vir.

Esta noite apeteceu-lhe dar um giro fora do aqua (saiu pela abertura onde passam os fios)... ora, o aqua está em cima de um móvel e o topo fica bem a 1,5 m do chão, agora imaginem o tombo. O resultado foi um grande rombo na casca... praí 1 cm (ela deve ter uns 4 cm).

No início mal se mexia, mas depois de umas horas dentro de água acabou por se agarrar à parede da tina com água onde eu a coloquei (se a juntar com os peixes, eles fazem-lhe a folha).

Agora a minha questão, à qual serão bem vindas as vossas dicas:

Li por aí q é possível colar os bocados de casca partida com cola... bastando para isso colar um pouco de casca de ovo por cima das fendas e buracos q ficarem destapados, tendo o cuidado p n colar as partes moles do caracol no interior da casca.

Será q se eu fizer isso a cola n será tóxica para o animal? Acham q irá haver alguma absorção do químico através da casca?

Mesmo q ele resita à cola é bem possível q contamine a água e afecte outros seres do aqua...

Ricardo Domingues

Publicado:
Olá pessoal!

Há uns meses atrás, após a minha ampulária ter estado a "descascar" e quase às portas da morte... resolvi pesquisar e comecei a administrar Decalcit.

Realmente funcionou, não só parou de "descascar" como ficou mais amarela e passou para o triplo ou mesmo quadruplo do tamanho!

Ficou tão grande que até me deu pena vê-la sempre nos mesmo cantos do meu aqua de 54L, até q me deu na telha e passei-a para o de 180l. Lá começou a devorar o glossostigma mas pronto... ainda sobraram alguns pés, no entanto o pior ainda está para vir.

Esta noite apeteceu-lhe dar um giro fora do aqua (saiu pela abertura onde passam os fios)... ora, o aqua está em cima de um móvel e o topo fica bem a 1,5 m do chão, agora imaginem o tombo. O resultado foi um grande rombo na casca... praí 1 cm (ela deve ter uns 4 cm).

No início mal se mexia, mas depois de umas horas dentro de água acabou por se agarrar à parede da tina com água onde eu a coloquei (se a juntar com os peixes, eles fazem-lhe a folha).

Agora a minha questão, à qual serão bem vindas as vossas dicas:

Li por aí q é possível colar os bocados de casca partida com cola... bastando para isso colar um pouco de casca de ovo por cima das fendas e buracos q ficarem destapados, tendo o cuidado p n colar as partes moles do caracol no interior da casca.

Será q se eu fizer isso a cola n será tóxica para o animal? Acham q irá haver alguma absorção do químico através da casca?

Mesmo q ele resita à cola é bem possível q contamine a água e afecte outros seres do aqua...

Respondendo as tuas perguntas, podes colar com silicone próprio para aquarios...

Agora não sei se esse será o melhor método, será que ela não volta a criar outra?

CAI_logo.jpg
Publicado:
Respondendo as tuas perguntas, podes colar com silicone próprio para aquarios...

Agora não sei se esse será o melhor método, será que ela não volta a criar outra?

Seria excelente! No entanto n a posso meter no aqua com os outros peixes... experimentei e parecia q tinha posto lá caviar e tocado a sineta pró almoço.

Tenho de arranjar forma de tapar aquele buraco. Entretanto vou pôr o dobro do decalcit!

Ricardo Domingues

Publicado:
Seria excelente! No entanto n a posso meter no aqua com os outros peixes... experimentei e parecia q tinha posto lá caviar e tocado a sineta pró almoço.

Tenho de arranjar forma de tapar aquele buraco. Entretanto vou pôr o dobro do decalcit!

Mete a de quarentena até recuperar, por exemplo numa caixa vodafone ou num aqua, com as devidas condiçoes

CAI_logo.jpg
Publicado: (editado)

Em que sítio e como é que a casca está partida?

Consultaste este site http://www.applesnail.net/ ?

Na parte -- discussions - snail health problems -- tem muita informação.

Eu tive uma que saltou do aquário para o chão de pedra, cerca de 1,5m , e não lhe aconteceu nada - ganhou o nome de 'wonder snail'.

Tive outro que 'teve um acidente com o limpa vidros magnético' - crackk. Parecia que ia morrer mas recuperou sózinho, longe dos peixes claro, para não ser comido no entretanto.

Tinha este aspecto quando o parti

004.jpg

Passado uma semana

051.jpg

Após 2 semanas

025.jpg

027.jpg

Não tentei reparar porque parte da casca partida era zona de crescimento e porque tinha uma espécie de membrana que estava a proteger os orgãos.

Se precisares de uma casca para fazer um remendo, tenho cá muitas, de caracóis que morreram e eu fui guardando.

Esqueci-me de dizer: sobreviveu, passou a chamar-se 'the great survivor', acasalou com a 'wonder snail' e tiveram muitos bebés de todas as cores.

Cumps,

João

Editado por mjm
Publicado:

Dizem que o silicone de aquários não é bom porque: é tóxico enquanto não seca, é ácido - enfraquece a casca, leva imenso tempo a secar.

Publicado:
Dizem que o silicone de aquários não é bom porque: é tóxico enquanto não seca, é ácido - enfraquece a casca, leva imenso tempo a secar.

Ou n, depende do silicone e do fio de silicone que puser, se puser 1mm demora no máximo 2 dias...

Eu acho que ela recupera sozinha

CAI_logo.jpg
Publicado:

Que história!

A minha também partiu no grande anel da casca tal como a tua... mas mais junto à parte de transição para o anel superior.

Será q mais tarde o buraco fecha? isto se ela não morrer entretanto... está tão parada, n come... :D

Ricardo Domingues

Publicado:

Não sei a que é que chamas anel.

Não consegues pôr uma foto?

O meu nas primeiras +-12 horas também esteve muito parado, se calhar dói. Mas depois não o consegui manter na maternidade mais de 2 dias, começou a fugir. Tive que o pôr num aquário de 20 l que só tinha 10 alevins de guppy, no comunitário não dava.

Eu penso que se ela não tiver orgãos expostos e/ou a sair pelo buraco mais vale esperar, senão podias tentar reparar mas não aconselham a reparar se a zona atingida for a zona de crescimento (5-10mm a partir da borda da casca).

Publicado:
Ou n, depende do silicone e do fio de silicone que puser, se puser 1mm demora no máximo 2 dias...

Eu acho que ela recupera sozinha

Achas pouco tempo para manter o caracol seco e sem sair da casca?

Publicado:
Achas pouco tempo para manter o caracol seco e sem sair da casca?

Pois, acho que o melhor é deixa-lo recuperar sozinho, imagina se acontece-se na natureza, ele nao tinha cola :music_singguitar: ia acabar por curar sozinho :bs_quesexclaim:

CAI_logo.jpg
Publicado:
Não sei a que é que chamas anel.

Não consegues pôr uma foto?

O meu nas primeiras +-12 horas também esteve muito parado, se calhar dói. Mas depois não o consegui manter na maternidade mais de 2 dias, começou a fugir. Tive que o pôr num aquário de 20 l que só tinha 10 alevins de guppy, no comunitário não dava.

Eu penso que se ela não tiver orgãos expostos e/ou a sair pelo buraco mais vale esperar, senão podias tentar reparar mas não aconselham a reparar se a zona atingida for a zona de crescimento (5-10mm a partir da borda da casca).

Tenho tido preguiça relativamente a registar-me num site para upload de fotos mas pronto... foi desta!

Desculpem a má qualidade da foto mas a máquina tb n é grande coisa... no entanto dá pra confirmar o local do rombo na casca do bicho.

AppleSnailInjured.jpg

Ricardo Domingues

Publicado:

Olá.

Nesse sítio penso que se pode pôr um remendo. Como é que ela está?

Aí a casca já não cresce e penso que não volta a calcificar. Está uma membrana a proteger os orgãos? não consigo ver bem.

Viste a informação daquele site? eu nunca fiz uma reparação. Penso que o 'putty' que ela fala é parecido com as barrinhas azuis e brancas da UHU ou Patex mas mais lento, aquelas secam em 3-5 min, é muito difícil com tão pouco tempo.

Parece-me também que há muito pouco espaço para colar o remendo junto à abertura do caracol.

:lol: Tanta ignorância :crazyeyes:

Publicado:

Ela está mto parada. Parece morta, no entanto se eu lhe tocar recua lentamente para dentro da casca. O mesmo acontece se eu a tirar para fora da água.

Parece existir uma membrana sim...

O site está em baixo... dá erro de página, talvez esteja a ser actualizado.

Ricardo Domingues

Publicado:
Agora está bom http://www.applesnail.net/

http://www.applesnail.net/forum3/viewtopic...753&start=0

Experimenta este endereço, deve ir directamente ao post dos remendos.

Já tinha visitado este site antes... nem me lembrava dele.

Infelizmente hoje de manhã encontrei a minha querida ampulária em Rigor mortis :roflroll2:

Já n há nada a fazer, o corpo estava rígido e começava a emanar um odor fétido.

No entanto... apesar da triste notícia, reparei q andava uma mini ampulária a passear pelo vidro do aqua. (Para perceberem vejam aqui! http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...owtopic=108743).

Ricardo Domingues

Publicado:

Quando partem é sempre difícil. :)

Felizmente, por estranho que pareça, deixou descendência ;) . Daqui a uns meses estará(ão) grande(s) como a mãe -- não era pai?

Outra coisa -- pela foto vê-se bem que era uma Pomacea bridgesii, por isso não vais ter problemas com as plantas, só comem algumas mais tenrinhas, quando têm fome. E adoram algumas flutuantes - Lemna e Limnobium.

Publicado:

Pois, sempre pensei q fosse macho mas olha... fiquei boqueaberto qd me apareceu um cacho no fundo do aqua!

Até hoje a única planta q ela devorou foi a Ceratopteris thalictroides ou cornuta, existem diferentes espécies mas a mim parecem-me iguais. Segue a foto abaixo:

2005081500051hh.jpg

Ricardo Domingues