Extreme Makeover Aquarium Edition


JoaoRibeiro

Recommended Posts

Boas.

Tal como vinha a planear há algum tempo remodelei completamente o meu aquário. A luminosidade era claramente insuficiente, o filtro além de ocupar imenso espaço do aquário também parecia deficiente, para além do próprio layout.

 

Assim sendo e depois de ver o que tinha comprado de mal e de pesquisar aqui no fórum decidi refazer o aquário.

 

Não tenho ambições a ter um plantado (quer por falta de pericia ainda quer também por falta de tempo para muita manutenção) quero ter um aquário com algumas plantas sim mas algo simples e de manutenção relativamente reduzida.

 

Não quero dizer que é só para enfeite porque trato regularmente do aquário entenda-se.

 

Resultado, tirei a tampa que tinha uma lampada de 18W e troquei por uma calha de 3X24W, cortei a caixa do filtro e comprei um filtro externo.

 

Comprei 2 troncos, aproveitei algumas pedras que tinha e usei areia de silica para o fundo. Penso que para os fetos de java, as cabombas e futuramente as valisnérias será suficiente.

 

Actualmente a minha fauna é

 

4 Corydoras

12 neons (6 laranja, 4 azuis e 2 negros que foram oferecidos)

 

Estou a pensar completar com mais alguns neons (poucos claro para não sobrelotar) e ou um casal de ramirezi ou um casal de apistos (aqui aceito sugestões)

 

Aqui ficam então as imagens

 

ANTES

HPIM0946.jpg

 

 

AGORA

 

03122008167.jpg

 

03122008168.jpg

 

03122008175.jpg

 

03122008176.jpg

 

03122008178.jpg

 

O Novo filtro

03122008170.jpg

 

A nova calha

03122008171.jpg

 

Setup:

Medidas - 80*30*40 (96 litros brutos)

Iluminação- HSD 800C 3x24W

Filtro Externo - Aquaeel 650l/h com ceramicas, biobolas, esponjas e uma gravilha para a amónia

Fundo - Areia de silica

2 troncos

2 pedras

 

Flora:

3 fetos de Java

6 pés de cabombas

3 bolas de musgo

 

Criticas são bem-vindas, sugestões idem aspas.

 

Cumprimentos

João Ribeiro

Editado por JoaoRibeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Tens a certeza? Tenho de verificar isso em casa. Mas na caixa vinham 96 litros brutos e estas medidas. Ou isso ou estou eu a fazer confusão. De qualquer das formas agora estou no trabalho por isso confirmo quando chegar a casa.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Tens a certeza? Tenho de verificar isso em casa. Mas na caixa vinham 96 litros brutos e estas medidas. Ou isso ou estou eu a fazer confusão. De qualquer das formas agora estou no trabalho por isso confirmo quando chegar a casa.

 

Cumprimentos

 

O meu é exactamente igual, mas tambem nao tem mt diferença

CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os rizomas dos fetos não devem de ser enterrados na areia!

Amarra-os ao tronco ou pedras, mas nunca enterres os rizomas de uma planta.

 

 

Boas muito obrigado pela informação. Pensava que a questão dos rizomas só se aplicava às anúbias. Mais uma vez a aprender.

 

Por favor diz-me uma coisa. O mesmo também se aplica às valisnérias e às cabombas ou essas podem ser plantadas na areia?

 

Obrigado mais uma vez e muito obrigado também ao tomkat pelo elogio ao aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vallisnerias e cabombas não têm rizoma, logo devem ser plantadas no substrato ou areia.

Quanto aos Fetos, Bolbitis, Anubias... tudo que tenha rizoma não deve ser enterrado pois levará ao apodrecimento do mesmo e morte da planta.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vallisnerias e cabombas não têm rizoma, logo devem ser plantadas no substrato ou areia.

Quanto aos Fetos, Bolbitis, Anubias... tudo que tenha rizoma não deve ser enterrado pois levará ao apodrecimento do mesmo e morte da planta.

 

Certo então o fundo vai ser preenchido com valisnerias e cabombas e vou alterar os fetos. Estou a pensar em colocar o feto maior no canto do lado direito atrás para criar aí uma zona de esconderijo e os dois pequenos fixá-los ao tronco.

 

Ou isso ou recuar o tronco, fixar lá os fetos e criar uma zona de cabombas central e encontrar plantas para a frente do aquário mais pequenas.

 

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora então depois de seguir os conselhos do FAAO retirei os fetos e amarrei-os a duas pedras. Inclui valisnérias e plantas flutuantes que comprei ao sabino (obrigado mais uma vez) e ficou com este aspecto.

 

Está aqui finalmente um layout que me agrada sem reticencias (embora claro esteja aberto a sugestões e criticas).

 

Confirmei que a profundidade do aquário é 30cm.

 

Este fim de semana a fauna ficou quase completa. Está só a faltar um casal de apistos Triple Red mas penso consegui-los no final da semana por importação da Jardiland.

 

Assim sendo a fauna actual é:

 

20 neons

3 corydoras

2 ottos

1 Betta Crowntail

 

Não aparecem todos na foto porque algumas aquisições foram feitas ontem. Assim que o Crowntail estiver mais virado para as fotos posto aqui.

 

14122008183.jpg

 

14122008184.jpg

 

14122008185.jpg

 

14122008186.jpg

 

14122008187.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Tal como vinha a planear há algum tempo remodelei completamente o meu aquário. A luminosidade era claramente insuficiente, o filtro além de ocupar imenso espaço do aquário também parecia deficiente, para além do próprio layout.

 

Assim sendo e depois de ver o que tinha comprado de mal e de pesquisar aqui no fórum decidi refazer o aquário.

 

Não tenho ambições a ter um plantado (quer por falta de pericia ainda quer também por falta de tempo para muita manutenção) quero ter um aquário com algumas plantas sim mas algo simples e de manutenção relativamente reduzida.

 

Não quero dizer que é só para enfeite porque trato regularmente do aquário entenda-se.

 

Resultado, tirei a tampa que tinha uma lampada de 18W e troquei por uma calha de 3X24W, cortei a caixa do filtro e comprei um filtro externo.

 

Comprei 2 troncos, aproveitei algumas pedras que tinha e usei areia de silica para o fundo. Penso que para os fetos de java, as cabombas e futuramente as valisnérias será suficiente.

 

Actualmente a minha fauna é

 

4 Corydoras

12 neons (6 laranja, 4 azuis e 2 negros que foram oferecidos)

 

Estou a pensar completar com mais alguns neons (poucos claro para não sobrelotar) e ou um casal de ramirezi ou um casal de apistos (aqui aceito sugestões)

 

Aqui ficam então as imagens

 

ANTES

HPIM0946.jpg

 

 

AGORA

 

03122008167.jpg

 

03122008168.jpg

 

03122008175.jpg

 

03122008176.jpg

 

03122008178.jpg

 

O Novo filtro

03122008170.jpg

 

A nova calha

03122008171.jpg

 

Setup:

Medidas - 80*30*40 (96 litros brutos)

Iluminação- HSD 800C 3x24W

Filtro Externo - Aquaeel 650l/h com ceramicas, biobolas, esponjas e uma gravilha para a amónia

Fundo - Areia de silica

2 troncos

2 pedras

 

Flora:

3 fetos de Java

6 pés de cabombas

3 bolas de musgo

 

Criticas são bem-vindas, sugestões idem aspas.

 

Cumprimentos

João Ribeiro

 

Tá muito fixe, parabens.

Essa calha, onde a arranjas-tes? É DIY?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

A calha é uma Sun Sun comprada aqui no forum ao Patrocinador Primefish.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.