Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá a todos,

Tenho uma amiga que me enviou estas fotos (de um aquário instalado numa sala de aula de uma escola do ensino básico) de uns kinguios que apresentam uns sintomas que está a estranhar:

- um, apresenta uma descoloração nas escamas acompanhada de vermelhidão na zona da barriga:

gallery_360_940_476932.jpg

- o outro apresenta algum inchaço sem alterações de cor:

gallery_360_940_69584.jpg

Os peixes estão neste aquário (não é de globo, mas também não é muito grande) desde 15 de Outubro e até agora sem problemas aparentes. Tem feito trocas parciais de água regulares com água que fica num garrafão em repouso e tem recomendações para não alimentar os peixes com excesso de comida (flocos).

Depois de umas pesquisas, a minha suspeita aponta para hidropsia mas estou pouco à vontade com peixes de água fria e como tal agradeço desde já as vossas opiniões sobre qual pode ser realmente o problema e a melhor forma de o tratar.

Cumps,

Carlos Silva

Editado por C S

O meu começo na aquariofilia:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p?p=18856#18856

Um homem só tem o direito de olhar o outro de cima para baixo, para o ajudar a levantar-se.

Publicado: (editado)

Boas

Bem começando pelo mais importante esse aquário tem uma filtragem deficiente o que ajuda ao aparecimento de doenças, principalmente bacterianas, como é o caso que mostras, a esse tipo de doença costumam chamar de "praga dos lagos" ou da Primavera, infelizmente é uma doença muito comum nos peixes de “água fria”, que já passou para os nossos rios. Apesar de ser uma “praga”, perigosa e em expansão, o seu tratamento em aquário ou lagos é relativamente fácil, para já os vulgares medicamentos anti-bacterianos, são bastante eficazes, mas existem no mercado medicamentos próprios para esse tipo de doença. basta irem a uma loja de aquariofilia e dizer que os vossos peixes de “água fria” estão com manchas avermelhadas, que vão se transformar em úlceras…(buracos descarnados). Agora o tratamento é fácil e os peixes recuperam rapidamente, mas o aquário tem de estar bem oxigenado e a filtragem tem de ser adequada, para não voltar a reaparecer…(neste caso o aumento da temperatura não ajuda no tratamento/recuperação…)

Esta é a minha ajuda possível, eu não sou grande coisa em tratamentos, prefiro prevenir o aparecimento das doenças, e para isso basta respeitarmos as condições ideais para os peixes que mantemos, (parâmetros físico-químicos da água para a espécie), apostar numa boa filtragem e todos os peixes e plantas novos a serem introduzidas devem passar por um “banho” preventivo, feito com um vulgar bactericida anti-fungos, do mercado…

Um abraço e boa sorte

Editado por aquaben

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Publicado:

Obrigado pela resposta.

A informação foi transmitida.

Espero que ajude as cerca de três dezenas de miúdos a não sofrerem um desgosto e a tornarem-se aquariofilistas conscientes.

Cumps,

Carlos Silva

O meu começo na aquariofilia:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p?p=18856#18856

Um homem só tem o direito de olhar o outro de cima para baixo, para o ajudar a levantar-se.