Ajuda...


mfvsantos

Recommended Posts

Viva!

 

Sou uma iniciante nestas andanças da aquariofilia e tenho consultado bastante este forum. Apesar de julgar estar a proceder correctamente, parece que a coisa não está a correr como devia, pelo que solicito ajuda...

 

Tenho um aqua doce em funcionamento há 8 dias, com as seguintes características:

- 60x30x30 (54L)

- vidro 4mm

- filtro interno EHEIM 2007 (com carvão activado)

- termostáto JÄGER 50 W (coloquei no 25º)

- luz 15W (ligada 10h/dia)

- rena air 100 com pedra difusora

 

Coloquei-lhe, no dia da montagem (22 de Novembro):

- placa de fundo

- lã de vidro

- 1ª camada de rocha porosa

- 2ª camada de substrato

- 3º camada de areão de rio

- 2 anúbias e uns tufinhos que não sei como se chamam (ver foto)

- algumas pedras (xisto, julgo) para decoração

- 34 l de água

- Stress coat e Stress zyme (anticloro e bactérias)

 

Tenho adicionado pequenas porções de comida de 2 em 2 dias.

 

Ao longo da semana, eis os parâmetro da água (testes da Nutrafin) e tentativas de acções correctivas:

dia 24 - Introduzi fertilizante (Plantamin-tetraplant) + bactérias

dia 25 - Medições: NH3/NH4-0; PH-7.6.

dia 27 - Medições: NH3/NH4-0; PH-7.6; NO3-110 - fiz TPA 25%.

dia 29 - Medições: NH3/NH4-0; PH-7.6; NO3-110. Introduzi bactérias + Proper PH (para tentar corrigir o PH).

dia 30 - Medições: NH3/NH4-0; PH-7.2; NO3-90.

 

Só para exclusão de partes, medi os parâmetros da água da toneira: PH-7.0; NO3-0.0.

 

As espécies que pretendo introduzir são, por esta ordem e faseadamente, 1 limpa-fundos, 1 limpa-vidros, 6 neons e 4 tetra cardinal. Tenho 2 troncos em tratamento, que só estarão em condiçõesde colocar no aqua daqui a uns 15 dias, e pretendo colocar mais plantas.

 

Pergunto:

- o que fazer para baixar os níveis de PH para 6.8 (o ideal para os peixes que quero inserir, certo?). Julgo que o Proper PH actua só por 24 horas...

- é normal, nesta fase, ter zero de amónia? Significa isto que o aqua ainda não entrou em clico? Ou que o fez rápido de mais?

- e os nitratos? No guia dos teste diz que não devem ser superiores a 50. O que fazer para os baixar?

- desde ontem, com a introdução do Proper PH e bactérias, a água ficou menos límpida...

- que outras plantas me aconselham para as espécies de peixe e tipo de aqua que referi?

- pensei também em colocar meia casca de côco, p/ baixar PH. Precisa esta de tratamente, à semelheança dos troncos?

 

Deixo abaixo algumas fotos do aqua.

 

Sei que estas dúvidas serão "básicas" para a maioria da comunidade, mas para mim são um quebra-cabeças... Agradeço antecipadamente a v/ ajuda... prometi oferecer à minha filhota os peixinhos pelo Natal, e temo que o aqua não esteja preparado até lá...

 

Saudações,

Fátima

HPIM0767-1.jpg

 

HPIM0768-1.jpg

 

HPIM0770-1.jpg

 

HPIM0772-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o ph estar a subir deve estar ai uma pedra calcaria.

para o baixares podes: retirar as pedras calcarias ou meter trufa no filtro ou indroduzir co2.

 

podes para de por mais comida, e podes começar por um peixe para acelerar o ciclo.

 

o ciclo ja começou! deixa o ciclo acabar. que os parâmetros estabilizao-se. (continua com a introdução de bacterias)

 

a introdução de quimicos na agua! (nao recomendo)

 

enche o aquario ate ao maximo, fica mais bonito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Discordo do membro Fernando C., não introduza peixes por agora; espera mais uma ou duas semanas, pois o peixe poderá acabar para morrer. Continue a adicionar um pouco de comida dia sim dia não, para promover o crescimento de bactérias nitrificantes.

Para remover os nitratos, faz-se uma troca de água, mas as plantas também eliminam alguns (principalmente as plantas flutuantes).

Quando colocar o tronco, o pH da água baixará, e ficará nos 6.5 ~ 6.6.

Quanto ao limpa fundos... Se se estiver a referir a uma corydora, seria melhor se arranjasse um mínimo de 3, pois são peixes de cardume, mas se a litragem não o permite, pode escolher não ter um peixe que limpe os fundos, substituíndo-o por um invertebrado detritívoro (por exemplo). Um limpa vidros indicado para essa litragem seria o ottocinclus, pois não cresce mais que 5 ou 6 centímetros; não compre plecostomus, que é vendido como lipma-vidros comum (este cresce até 30 ou mais centímetros).

 

Quanto aos tetras, penso que seria melhor escolher um só tipo de peixe, pois os dois cardumes não se misturarão muitas vezes. Há alguma disputa em relação a qual é o mais resistente; se o cardinal, se o neon... Pessoalmente, aconselho-lhe os neons, pois parecem-me menos sensíveis à qualidade da água.

 

As anúbias (parecem-me não ser anúbias, mas como há tantas variedades... :Fade-color ) não devem ter o rizoma enterrado no areão, pois a falta de circulação da água vai resultar no seu apodrecimento. Se as quiser ter no areão, enterre as raízes, mas deixe o rizoma exposto. Em alternativa, poderá amarrar as anúbias a uma pedra ou tronco, que elas acabam por se fixar.

 

Fora isso, não se preocupe quanto à data de montagem do aquário, pois estará, concerteza, pronto a tempo.

 

Boa sorte! ;)

Editado por Fisherman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela respostas!

 

Se as plantas não são anúbias, alguém sabe dizer o que são? Foram-me vendidas como tal... e até estão a aguentar bem. Os outros "tufinhos" (não sei como se chamam, alguém sabe?) é que estão a "desfazer-se". Penso trocá-los por outro tipo de planta, o que me aconselham?

E quanto à casca de côco, fará diferença colocá-la? Como a devo tratar?

Já fiz o teste do limão às pedras, não eferverceu, portanto, não me parece que sejam muito calcárias.

E que formas exitem de introduzir CO2?

Entretanto a água continua meio turva...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Hoje a água está bastante límpida. Ontem introduzi mais algumas plantas - valisnéria, echinodorus, higróphila e outra aparentada da cabomba. Em termos estéticos, a coisa está a compor-se.

 

Entretanto chegaram também os primeiros habitantes: 2 camarões Amano e uma ampulária. O camarões são um pouco tímidos, com a luz mantêm-se escondidos nas pedras, mas quando apago eles ficam mais vivaços. Agora a ampulária, está muito parada... esperava vê-la a passear pelos vidros, mas há horas que está escondida debaixo do filtro... não é bom sinal, pois não?

 

Os níveis de hoje: PH-7,2; NH3/NH4-0; NO3-110. Sei que com a introdução dos troncos o PH irá baixar, mas os valores dos nitratos preocupam-me... dicas...? Alguém?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Muitas plantas terrestres são vendidas por plantas aquáticas, pois o facto é que muitas plantas se aguentam algum tempo dentro de água (as anúbias vivem fora d'água em climas húmidos, sendo apenas submersas em cheias e monções; já as valisnérias, p. ex., são estritamente aquáticas). Os nitratos, devem provir das plantas não aquáticas em apodrecimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.