Ajuda para contruçao de um aquário


Recommended Posts

Olá a todos.

Estou a pensar construir um aquário de grande tamanho.

Este terá 250 cm de comprimento, 80 cm de largura e 90 cm de altura o que dá 1800 litros.

Já tenhu aluma experiencia na área da aquariofilia mas, como nunca construí um aquário tão grande, espero que alguém aqui me possa

ajudar...

Pretedia então se possivél, que me deixassem coments ou me mandem um email (sasha_duality@hotmail.com) com info sobre a espessura do vidro,

quer do fundo quer das paredes do aquário e também o tipo de filtro ou filtros e aquecimento da água num aquário tão grande.

Comprimentos e aguardo a vossa ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

isso vai ser um grande projecto depois tens de colocar aqui fotos da contrução.

deixo-te aqui 2 ou 3 link´s de topicos de construção de aquarios de grande dimensão julgo que poderas tirar ideias sobre a contrução.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=103111

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=98084

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=76096

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=85750

 

espero quer seja de utilidade, nos topicos está descrito tudo acerca dos aquarios.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ficamos á espera :twisted:

so um raparo com 90cm de altura vias ter muita dificuldade na manutenção já não falando na iluminação a luz vai ter um bocado de dificuldade em chegar ao fundo.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ficamos á espera :bs_quesexclaim:

so um raparo com 90cm de altura vias ter muita dificuldade na manutenção já não falando na iluminação a luz vai ter um bocado de dificuldade em chegar ao fundo.

 

Bem quanto a luz n tou mt preocupado pq o aquario vai ser para ciclideos americanos principalmente e alguns peixes gato.

Por isso n vou meter plantas e se tiver vao estar presas nos troncos mais acima.

Quanto á manutenção do mesmo n sera problema pq apesar da altura do aquario este vai ficar praticamente no chao.

Também pensei nisso na altura mas como ja vou ocupar um bom pedaço de sala a minha mãe preferi optar por alguma altura e n em largura.

De qualquer forma como estou ainda a fazer avaliações qualquer opinião será recebida do melhor agrado.

thnks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sasha,

 

Mesmo que não tenhas plantas, 90cm é muito!

 

Imagina que no futuro queres experimentar aqua salgada. Com 90cm tens que comprar acções da EDP para ver se arranjas desconto na factura para pagar a conta.

Já para não falar na fortuna em iluminação que irias gastar.

 

Opta por algo tipo 50cm.Com 1000lt de agua já fazes uma grande festa. :bs_quesexclaim:

 

 

PS: Quando puderes acaba de preencher o teu perfil.

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sasha,

 

Mesmo que não tenhas plantas, 90cm é muito!

 

Imagina que no futuro queres experimentar aqua salgada. Com 90cm tens que comprar acções da EDP para ver se arranjas desconto na factura para pagar a conta.

Já para não falar na fortuna em iluminação que irias gastar.

 

Opta por algo tipo 50cm.Com 1000lt de agua já fazes uma grande festa. :bs_quesexclaim:

 

 

PS: Quando puderes acaba de preencher o teu perfil.

 

Nao deixas de ter a tua razao...Mas água salgada nunca

Já mantive peixes tropicais durante 11 anos e foram sempre de água doce, n é que n goste de ver mas para mim água salgada não

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vai pondo fotos para o pessoal ter uma idea, boa sorte com o projecto :bs_quesexclaim::animal_fish:

 

vai demorar um cadinho até começar estre projecto.

Não e um projecto barato nem que se ande com pressa de o concretizar.

O melhor é ter calma que assim que começar com certeza irei postar fotos :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao deixas de ter a tua razao...Mas água salgada nunca

Já mantive peixes tropicais durante 11 anos e foram sempre de água doce, n é que n goste de ver mas para mim água salgada não

 

Eu compreendo o que dizes mas nunca se sabe...

Quem diz um de agua salgada diz um plantado!

 

Mas pelo sim pelo não dá um toque ao Ricardo Fonseca que ele é "Fã nº1" de Ciclideos" e certamente ele te ira aconselhar melhor no teu projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu compreendo o que dizes mas nunca se sabe...

Quem diz um de agua salgada diz um plantado!

 

Mas pelo sim pelo não dá um toque ao Ricardo Fonseca que ele é "Fã nº1" de Ciclideos" e certamente ele te ira aconselhar melhor no teu projecto.

 

 

Já agora para a tua opinião de um aquário plantado com 90 cm de altura ve este video e baba-te :bs_quesexclaim: k foi o ue me aconteceu a mim, apesar de n gostar mt de aquários plantados.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nem quero pensar na factura da EDP...lol

muito fixe!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora quanto tens de braço?É que com 90cm de altura para chegares ao fundo tens que meter a cabeça na água :) eu cá optaria antes por largura a altura.Um colega meu tem um com 80cm de altura e não chega ao fundo :? mas admiro o teu projecto ;) vou acompanhar atentamente e caso precises de ajuda em algo apita :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora quanto tens de braço?É que com 90cm de altura para chegares ao fundo tens que meter a cabeça na água :) eu cá optaria antes por largura a altura.Um colega meu tem um com 80cm de altura e não chega ao fundo ;) mas admiro o teu projecto ;) vou acompanhar atentamente e caso precises de ajuda em algo apita :)

 

Bem n sou propriamente pequeno mas, logicamente que n tenho 90 cm de braço.

No processo de montagem admito que terei de ir la para dentro, agora para manutençao acho que com a ajuda de algumas ferramentas n preciso

de andar a nadar nele :?

Claro que se pudesse optava tambem por mais lagura mas com muita pena minha n posso fazer com mais de 80 cm ou a minha mãe deserda-me xD.

Começo a considerar 90 cm de altura um bocado abusado. Vou esperar por mais coments.

Quanto a ajuda neste momento era mesmo na espessura do vidro.

Sei que em aquarios desta dimensao o vidro do fundo deve ser mais grossa que a das paredes mas mesmo assim n faço muito bem a ideia das espessuras.

Se puderes dizer algo sobre isso, agradecia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Prefiro não referir expessuras para não errar :? mas sempre 19mm ou acima disso,não te esqueças de 1 pormenor bem importante que é meteres uma placa de esferovite ou esponja por baixo do aquário é que basta uma pedrinha pequena e com o tempo e pressão racha-te o fundo do aquário :? e uma dose dessas de água pela casa adentro então és mesmo deserdada :wink:

Falas em utensilios?Para 90cm não me parece que te vás safar,mas tenta 1º encontrar isso é que torna-se chato andar com as mãos na água,o que no teu caso seria braço e cabeça :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Prefiro não referir expessuras para não errar :? mas sempre 19mm ou acima disso,não te esqueças de 1 pormenor bem importante que é meteres uma placa de esferovite ou esponja por baixo do aquário é que basta uma pedrinha pequena e com o tempo e pressão racha-te o fundo do aquário :? e uma dose dessas de água pela casa adentro então és mesmo deserdada :tapfoot:

Falas em utensilios?Para 90cm não me parece que te vás safar,mas tenta 1º encontrar isso é que torna-se chato andar com as mãos na água,o que no teu caso seria braço e cabeça :music_singguitar:

 

essa tua "onda" dos 19 mm n ta longe da minha.

pelo que tenho lido e por alguma experiencia propria, (diga-se que ja tive um aquario de 480l reais) tava a pensar na chapa de vidro do fundo de 20mm

e as paredes de 18mm.

Como sou novato no forum tenho andado a envestigar exaustivamente alguns post e ja vi um aquario (peço desculpa n me lembrar do nome da pessoa) com 900L se n estou em erro com vidro de 10mm que diz ja ter estado montado 2 anos sem problemas.

N quer dizer que fosse fazer com vidro tao fino mas poupar umas coroas em vidro era bom, caso n fosse estar a exagerar nas espessuras visto ir fazer uma estrutura em aluminio etc...

:wacko:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vou dizer-te o que eu já vi ao vivo e a cores vidro de 10mm temperado e as medidas eram 200 x 50 x 80 e o aquário não se partiu todo quando o encheu até metade por mero milagre.Solução?Cantoneiras em alumio muito largas e cheias de silicone e em cima levou parafusos a prender as cantoneiras onde tinha uma outra cantoneira a fazer de "trave francesa". Bonito o aquário?Nem dado o queria :shock: aquilo fica super feio e é um enorme risco ter assim um aquário.É preferível atrasares o projecto um bocado e juntar uns trocos e fazeres com vidro mais grosso do que poupares no vidro e arriscares a partir-se todo e até para o encheres teres que inventar em reforços e ficar uma grande porcaria e nem conseguires olhar para o aquário :)

Sobre a estrutura em aluminio não sei até que ponto irá ajudar.Dos 2 aquários que vi com alumínio á volta não gostei de nenhum mas são gostos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha se fosse a ti apostava mais em profundidade do que altura!! Tipo 250x100x60 acho que ficavam umas medidas super fixes e ficam em 1500LT brutos!!! Não chega :shock: ???

 

Atenção que a altura dos aquarios é a medida que devemos ter mais em conta a niveis de pressão!!

 

E claro vidro de 19mm no minimo e traves em cima e em baixo para teres uma boa segurança... ou então podes usar vidro laminado tipo 2x15mm

 

abraço e avança com isso que queremos fotos!

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema está em ela não poder ter mais profundidade e acho ser essa a razão em apostar na altura :?

 

desculpa la so um reparo...

n sou uma ela mas um ele:P

caso n tenhas reparado logo no post do "n sou assim tao pequeno mas, logicamente que n tenho 90cm de braço" :animal_fish:

anyway obrigado pelos conselhos:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha se fosse a ti apostava mais em profundidade do que altura!! Tipo 250x100x60 acho que ficavam umas medidas super fixes e ficam em 1500LT brutos!!! Não chega :animal_fish: ???

 

Atenção que a altura dos aquarios é a medida que devemos ter mais em conta a niveis de pressão!!

 

E claro vidro de 19mm no minimo e traves em cima e em baixo para teres uma boa segurança... ou então podes usar vidro laminado tipo 2x15mm

 

abraço e avança com isso que queremos fotos!

 

Pois por mim tambem fazia algo do genero mas isso vao ser negociações complicadas.

É que a partir dos 80 cm ja vai ser complicado.

Quanto a altura vou desistir dos 90 cm até pq assim fica o aquario mais seguro visto ser tao comprido.

Achas que um aquario assim tao grande so com traves em cima e baixo chega?

quanto as fotos vais ter de esperar um cadinho. quero ir com calma para n cometer erros:)

cmps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vou dizer-te o que eu já vi ao vivo e a cores vidro de 10mm temperado e as medidas eram 200 x 50 x 80 e o aquário não se partiu todo quando o encheu até metade por mero milagre.Solução?Cantoneiras em alumio muito largas e cheias de silicone e em cima levou parafusos a prender as cantoneiras onde tinha uma outra cantoneira a fazer de "trave francesa". Bonito o aquário?Nem dado o queria :animal_fish: aquilo fica super feio e é um enorme risco ter assim um aquário.É preferível atrasares o projecto um bocado e juntar uns trocos e fazeres com vidro mais grosso do que poupares no vidro e arriscares a partir-se todo e até para o encheres teres que inventar em reforços e ficar uma grande porcaria e nem conseguires olhar para o aquário :?

Sobre a estrutura em aluminio não sei até que ponto irá ajudar.Dos 2 aquários que vi com alumínio á volta não gostei de nenhum mas são gostos :?

 

bem quanto ao aluminio n ia ficar visivel.era so mesmo para um reforço e n ter surpresas mais tarde.

tenho a possibilidade de aplicar madeira a tapa-lo e o habilidoso que faz isso ja deu provas num aquario que tive a uns anos de 480L e ficou bonitinho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, depois de umas negociações e de ficar sem mesada durante uns tempos, ainda bem que sou filho unico:P

O meu projecto vai ficar nos 250cm comp, 100cm largura e 60cm de altura. Prentedia maior mas neste n vai dar :animal_fish:

Como sempre fiz os meus proprios aquarios, agora com este tao grande surgiu-me umas duvidas.

Como é que funciona as traves??? alguem pode me explicar ao promenor como fazer isso em condiçoes.

Apesar de tar a pensar colocar uma estrutura em aluminio em toda a volta gostava de saber se com as traves poderia abdicar dessa estrutura com uma piscina destas.

Já agora em termos de akecimento para o aqua e filtragem o k aconcelham???

 

Deixo os meus agradecimentos a todas as opinioes k me foram dadas ate agora:D

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse sim é um aquário de sonho,é quase as medidas que tenho de um aquário a construir um dia...Visto sermos de perto se quiseres ajuda para a construção apita ;)

Sobre aquecimento é algo complicado mas eu iria optar por uns 2 ou 3 termos de 300W e em sump é que filtros para essa piscina é complicado :roflroll2: vou deixar aqui uma foto das traves como tenho no meu,que tinha tirado a tampa só para veres como são

 

th_38287_Imagem_009_122_485lo.jpg

 

E sim com as traves podes estar descansado que não precisas de reforçar com aluminio.Nas tuas medidas apenas optaria por 70 de altura,é que 60 é capaz de estragar a dinâmica do aquário,nem que ficasse com 90 de base.Mas claro é apenas uma opinião ;) e já agora desculpa ter-te trocado por uma rapariga tinha a ideia que tinha lido isso no 1º post :roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse sim é um aquário de sonho,é quase as medidas que tenho de um aquário a construir um dia...Visto sermos de perto se quiseres ajuda para a construção apita ;)

Sobre aquecimento é algo complicado mas eu iria optar por uns 2 ou 3 termos de 300W e em sump é que filtros para essa piscina é complicado :? vou deixar aqui uma foto das traves como tenho no meu,que tinha tirado a tampa só para veres como são

 

th_38287_Imagem_009_122_485lo.jpg

 

E sim com as traves podes estar descansado que não precisas de reforçar com aluminio.Nas tuas medidas apenas optaria por 70 de altura,é que 60 é capaz de estragar a dinâmica do aquário,nem que ficasse com 90 de base.Mas claro é apenas uma opinião ;) e já agora desculpa ter-te trocado por uma rapariga tinha a ideia que tinha lido isso no 1º post :medieval_mace:

 

bem apsesar de ter postado com 60 cm de altura nas medidas para o orçamento do vidro meti 70 cm...he enganei-me foi a postar.

mas foi uma boa observaçao.

ja agora isso da sump e k me ta a dar a volta ao miolo pk ainda n vi nada k me explicasse a serio como se faz e como funciona...

sempre usei filtros externos por isso n sei o que e uma sump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.