quantidade de discus


joaooneill

Recommended Posts

boas :animal_fish:

 

 

ando com um problema.. primeiro gostava dos marlboro red.. depois dos yellow sunrise.. agora ganhei uma paixão pelos alenquer red e pelos scribbelt.. (pior que nicotina !)

 

tenho um aquario de 150 x 50 x 60

 

dois filtros externos, um para aquarios até 300 litros, outro para aquarios ate 1500 litros e o aquario está a ficar densamente plantado

 

em relação à fauna no aquario tenho:

 

7 ottos

25 tetra limao

5 tetra imperial

8 corydoras

4 red marlboro

2 yellow sunrise

3 caridina japonica

 

 

a minha duvida:

 

será que posso acrescentar à fauna:

 

2 alenquer red

2 scribbelt

 

será muito peixe para a litragem ? :S gostava mesmo de adquirir estes 4 magnificos peixes sem ter de comprar um aquário maior, será possivel junta-los ou não ?

 

ajudem-me por favor,

 

um abraço, João O'Neill

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Acho que não tens muitas hipoteses de juntar mais peixes aos que tens ...será melhor um aquário maior :animal_fish:

 

Cumps

Editado por José Garcia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tudo depende dos tamanhos se ainda forem pequenos até 10 cm da para colocares agora se forem maiores de 14 cm comeca a ser apertado, seguindo a regra dos 50 l por peixe nesse aquario poderias por nove, ora é diferente teres 9 ou 10 discus de 14cm ou maiores do que teres 10 de 10 cm. Evidentemente que depois a que contar com a capacidade do filtro e o numero de tpa que estas disposto a fazer.

 

Cump.

Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, os discus que mantenho, os 4 marlboro red têm 10/11 cm, os yellow sunrise têm 6/7 cm

 

os 4 que estava a pensar adquirir têm 7/8 cm

 

 

a curto/médio prazo o tamanho do aquário suporta a capacidade dos peixes então, é isso ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para mim no maximo punha mais 2 no maximo dos maximos.

e nao acrescentava mais nada so se fosse mais uns camaroes

e retirava os 5 tetra imperador

mas começava logo a pensar em outro filtro externo no minimo de 1500lh

e retirava o de 300lh

 

 

e a minha opiniao :ph34r:

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ha esquecime..

 

e como dizes que ta a ficar densamente plantado ..dava lhe uma generosa poda

e fazia de maneira que houvesse umas sombrinhas para eles ..tipo uns refugios para quando se assustam ou etc..

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o marquesdiscus referiu, ter peixes de 10cm é diferente de teres peixes de 14cm...

 

Em relação à fauna eu recomendava tb 8 a 9 discus.. já a contar com o crescimento dos discus, mesmo assim já acho demais devido a teres areão e plantado (supostamente tens substrato fertil), talvez o ideial era mesmo 6 ou 7.

 

Vou te dar o meu ex: tenho 1 aquario com as mesmas medidas que o teu e mantenho 15 discus em que a maior parte rondam os 11cm (claro que com o crescimento irei reduzir quase 50% dos discus que mantenho no aquario), até à data não tive problemas nenhuns pois não existe grande hipotese de acomulação de detritos, pois o aquario não tem nada para além de água. Aliado a TPA de 30% diárias c/ limpeza do fundo do aquario, pré-filtros de esponja nos sifões dos filtros externos (2028+2078) para aumentar o tempo de manutenção dos filtros..

 

Agora com areão e plantado já se torna diferente... com uma fauna excessiva passado alguns meses começa a existir uma grande acomulação de detritos nas partes inferiores do areão (nos plantados não deves remexer o areão nem aspirar a bruta), e os valores de nitratos tornam-se dificeis de controlar mesmo as plantas consumindo alguma parte e as TPAs a ajudarem.... torna-se complicado controlar os valores e criar um equilibrio, e as algas começam a aparecer!

Também tenho uma ideia que os nitratos elevados são prejudiciais aos discus pois eles têm tendencia a deixar de comer e a encostarem-se!

 

Dai muitos dizerem que manter discus em plantados é um desafio!

 

Isto é somente uma opinião minha!

 

abraço e boa sorte

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

humm..

 

sendo assim acho que vou vender/dar os tetra imperador, aumentar a equipa de limpeza e comprar apenas dois discus, ficando no total com 8 discus.

 

 

ah e começar a pensar em adquirir outro filtro de 1500L/h.

 

 

obrigado a todos :D

 

 

quando ao densamente plantado, o aquario é a base de " couves" para criar o espaço de sombra, e tenho um espaço livre com plantas de pequeno/médio porte para eles nadarem, parece-me equilibrado, vamos ver se aguenta com 8 discus entao, obrigado :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

humm..

 

sendo assim acho que vou vender/dar os tetra imperador, aumentar a equipa de limpeza e comprar apenas dois discus, ficando no total com 8 discus.

 

 

ah e começar a pensar em adquirir outro filtro de 1500L/h.

 

 

obrigado a todos :lol:

 

 

quando ao densamente plantado, o aquario é a base de " couves" para criar o espaço de sombra, e tenho um espaço livre com plantas de pequeno/médio porte para eles nadarem, parece-me equilibrado, vamos ver se aguenta com 8 discus entao, obrigado ;)

 

Boas, mete os peixes e depois vais controlando os parametros e ves se estabilizam!!! Se começarem a subir de tal maneira que não consigas controlar e evitar o aparecimento de algas reduzes!!

 

abraço e boa sorte

 

boas

 

vou ter um aquario de 180 litros quantos discus posso por?

 

Boas João, como foi referido depende do tamanho de cada discu e da composição, se forem adultos de 15 cm num aquario plantado mete somente 3, se estiver minimamente plantado mete 4.

 

Abraço

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais