Iniciado com duvida/problema ???


Luis Alves

Recommended Posts

boas

 

é o seguinte quinta feira passada a minha mulher deu-me 2 discus, como percebo pouco apenas sei que sao azuis, sao pequenos devem ter no maximo 5 cm se tanto vou ver se depois tiro uma foto.

 

por um lado parecem-me bem por outro nao... o primeiro dia ou seja na quinta quando meti o primeiro que é tipo 2 milimetros maior que o outro este escondeu-se logo atras dos troncos e tal... o outro que é mais pequeno um bocadinho mesmo ficou-se pela frente bastante calmo e tal.... o ultimo pois era o que via mais estava com a cor azul claro e tal… não se via sinais de muito stress… bem meti um cubo de comida congelada própria para discus ( depois ponho a composição, mas ela comprou tudo junto, e a comida parece-me boa) na altura não vi elas a comerem, depois da luz desligar passado um bocado já andavam os 2 a frente do aquário com cor clara e tal… e já via a comida no fundo com umas bicadas… no dia seguinte estava la menos comida ate que desapareceu… e so tenho la com eles rasboras galaxy e apenas 6. O estranho disto é que desde 6ª o maior esta sempre no canto mais escuro que é perto da entrada para o filtro e o mais pequeno é o único que vem um bocado mais a frente mas nunca vem digamos mesmo a frente do aquário, também se escondendo muito mas não tanto como o outro, e alem disso ficam escuros… se meter comida ontem topei mesmo com a luz ligada eles vem comer, e ontem vi o maior e mais medricas vem comer e o outro se se aproxima ele corre com ele, ontem o maior nem se mexia com a barrigona que estava o outro depois vio a comer um bocado de granulado que pus mais ao lado mas nunca tinha a barriga cheia como o outro mas penso que também come… tenho o ph a 6.0 não sei se é bom ou mau… vi na net que o ideal era 6.5 a 7.5 salvo erro, mas o dono de uma loja da zona onde comprei o granulado disse-me que 6.0 era bom e que nunca devia chegar aos 7.5 … fiquei com essa duvida ??? vou ver se há hora de almoço faço teste de ph novamente. Na zona onde se escondem por cima pus uma tampa a fazer mais ‘’sombra’’ pois o aquário tem boa luz e com medo que eles não se dessem com a luz resolvi fazer alguma sombra… a mim disseram-me que se comem era bom sinal que apenas ainda estavam a habituar ao aquário pois ainda tinham poucos dia, mas….

 

Comida tenho dado:

Flocos de artemia

Granulado da sera para discus

E comida congelada para discus

 

Eles comer já os vi a comer o meu medo/duvida e eles quando a luz esta ligada estarem quase sempre escondidos e so quando desliga vem a frente um bocado.

 

o aquario é este:

 

DSCF2406.jpg

 

eles estao sempre do lado direito da foto (onde tem a entrada do filtro e termostato) a luz na foto foi um pouco alterada pois pus mais escura, porque tinha muita luz, a ver se tiro uma foto com a luz normal e aos discus tambem, ja ando a ver se arranjo mais 1 ou 2 para serem um grupo maior para nao terem tanto medo sozinhos...

Editado por Luis Alves
gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas é normal estao a ambientar-se ao novo espaço , o ph parece-me um bocado baixo eu tenho 6.8 a7.2

É conviniente arranjares pelo menos mais um evita guerra entre eles os dois no minimo devem ser 3

José Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alguns valores que medi ontem:

 

Ph - 6.0

 

Amonia - 0mg/L

 

Po4 - 0.1mg/L

 

Kh - 4

 

os testes sao todos da sera

 

a duvida é no Kh pois nao tenho o papel de analise, se nao me engano era ir deitando gota a gota ate a agua ficar amarela, certo ??? se assim for foram 4 gotas... se nao for assim se alguem tiver esse teste que me de ai uma ajuda.

 

abraços

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Faz hoje uma semana que a minha mulher me ofereceu 2 discus pequenos (prai 5cm)… estou a dar-lhes de comer:

Flocos de artemia

Granulado para discus da sera

Comida gongelada para discus ( se não estou em erro 97% coração de boi + 3 % de espinafres)

Comer tenho-os visto a comer se bem que um ataca um bocado o outro na altura de comer, vou ver se consigo eliminar esse problema acrescentando mais 2 discus, não so por isso claro.

Comer comem, e quando não tem medo ou seja quando esta alguém na sala a ver mas quieto ou quando saiu da sala e depois vou espreitar eles vem a frente do aquário e tal, tenho colocado a comida digamos a afastar-se do esconderijo deles e ela tem desaparecido… mas se sentirem presença de gente assim mais brusca vão-se logo meter num canto e ficam escuros… quando vem a frente já ficam mais claros, no fundo penso que ainda se estão a adaptar e isto não passa de stress… fezes nunca vi o aquário também tem um tapete de eleocharis o que complica… um amigo aconselhou-me a fazer o tratamento de metronidazol = 1g para 100L de agua… 2 x por dia durante 4 dias.

Estive a ver o artigo de doenças de discus e surgiu a duvida, não sera melhor fazer o costapur da sera também ??? não já mas depois de acabar o metronidazol e passados uns 2 ou 3 dias… isto so para digamos precaver, uma vez que sou inexperiente em discus sendo a 2ª ou 3ª vez que os tento manter, mas das primeiras so comprava um e não sábio o que fazer e acho que já vinham meios doentes…

Vi também que usam garlic da kent marine ou da seachem… dizem ser atractivo e que estimula o sistema imunitário… não entendi bem esta parte se me pudessem explicar melhor ficava grato…

Estava a pensar usar também as vitaminas da sera salvo erro fishtmin mas não sei bem como usar… alguém sabe ???

 

abraço

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não acho necessidade de fazeres qualquer tratamento com metradozinol uma vez que e para parasitas internos, a não ser que ele fizessem fezes brancas para mim eles ainda se estão a habituar ao aqua, as vitaminas da sera eu costumo adicionar duas a três gotas a comida antes de dar aos meus. Quando comprares os proximos aconselho a prestar atenção ao tamanho dos olhos e a forma dos discus pois a mim parece-me que esses que tens ai apresentam os olhos muito grandes para o tamanho que têm o que indica problemas de crescimento talvez devido a uma má alimentação e uma forma muito oval.

 

Cumprimentos

Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente acho que devias primeiro deixa-los ambientar-se, é normal no inicio andarem stressados. Diz-me uma coisa, não andas a meter a comida congelada directamente no aqua pois não ? Espera que alguem com mais experiencia te dê alguma opinião antes de começares com tratamentos, tenho discus ha ano e meio e ate hoje nunca necessitei de fazer nenhum tratamento.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tratamento para quê? qual é o sistoma da doença???

 

Quanto a estarem escondidos é perfeitamente normal, pois estão num novo habita e os discus são na grande maioria muito timidos.

Vai tentando aos poucos passar pelo aquario lentamente e parar algum tempo a olhar para eles, vais ver que daqui a uns mesitos estão a comer da tua mão.

Não utilizes muito a alimentação congelada, utiliza como secundária...dá-lhes primeiro e com mais frequencia o granulado ou flocos, faz com que eles se habituem a comer mais granulado e como o Sergio já referiu não coloques o congelado directamente no aqua.

 

Quanto ao metronidazol ...só quando vires fezes brancas ou incolores e ficarem escuros.

 

Cumps,

João Gonçalves

 

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não acho necessidade de fazeres qualquer tratamento com metradozinol uma vez que e para parasitas internos, a não ser que ele fizessem fezes brancas para mim eles ainda se estão a habituar ao aqua, as vitaminas da sera eu costumo adicionar duas a três gotas a comida antes de dar aos meus. Quando comprares os proximos aconselho a prestar atenção ao tamanho dos olhos e a forma dos discus pois a mim parece-me que esses que tens ai apresentam os olhos muito grandes para o tamanho que têm o que indica problemas de crescimento talvez devido a uma má alimentação e uma forma muito oval.

 

Cumprimentos

Marques

 

dos olhos nao me pronuncio... mas da forma oval...??? como assim ???

 

eles quando vem a frente ou assim e levantam a ''crista'' ficam num redondo quase perfeito....

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

E o que me parece pelas fotos mas se tu disses que quando eles tem a " crista " levantada são redondos melhor, apenas te queria avisar para na proxima vez que adquirires teres atenção porque eu a 12 anos quando adquiri os meus primeiros discus tambem não tinha muita atenção a estes pormenores mas depois quando comecei a contactar com outros criadores como o Vitor Hugo Quaresma ele explicou-me e ensinou-me o que deveria observar num Disco.

Algo que depois confirmei quando estive em Duisburg em 2000 no concurso internacional de Discus onde em uma das palestras feitas pelo BErnard Degen ele referiu os mesmos aspectos.

Não que me considere um expert em Discus, mas do que sei e pelas fotos que puseste foi o que me pareceu.

 

Cumprimentos

Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais