Começou a grande aventura...


pedrocasca

Recommended Posts

Boas a todos

 

Comecei no final desta semana a minha aventura pelo mundo dos salgados. Espero que me vá saír bem e entusiasmar para montar um reef maior e mais completo, vai correr bem de certeza com a vossa ajuda.

Para já comecei por este nano e é com ele que vou aprender mais um bocadinho, aqui vai o setup:

 

Aqua - 100*30*40=120L (depois da areia e rocha 90 L úteis)

Escumador - Berlin Air Lift 90

Bombas de Circulação - 2* Korália 1 (1500L/H cada uma)

Rocha viva - 10 Kg

Rocha Morta - 10 Kg

Areia - Coral +ou- 15Kg

Iluminação - 4*T5 39W (2* Aquamedic 15K / 1* actinica / 1* Power Glo 18000K)

 

Enchi o aqua com 45L de água natural, colhida na vagueira, e outros 45L de agua preparada (de um poço)

 

Para já é tudo, agradeço, opiniões/sugestões/criticas.

 

Logo, vou tentar postar os valores de medições de parametros da água e talvez umas fotos da montagem.

 

 

Abraço,

 

Pedro

Editado por pedrocasca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A nível de layout eu não discuto, pois trata-se do gosto pessoal de cada um, e acredita que mesmo mantendo as rochas como estão... quando isso estiver cheio de corais, nem vais reconhecer o layout inicial :shock:

 

Só um apontamento... começa já a fazer a reposição de osmose com kalk para a coralina se desenvolver bem bonita :mad:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, esse escumador é aconselhado para aquários até que litragem?

 

Acho que podes melhorar o layout caso compres alguns pedaços de rocha em forma de laje, é a minha opinião claro...

 

Mais tarde, quanto tiveres corais colocaria mais uma bomba de circulação!

 

Boas fotos!

 

 

:P

Editado por FilipeASilva

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelos comentários...

 

Zaad, infelizmente ainda não tenho osmose, neste momento estou a fazer as reposições com água do poço com calcium 3+ da red sea e sempre que posso trocas parciais com água natural.

 

Filipe, vou tomar em consideração a tua sujestão em relação ao layout, talvez quando comoçar a colocar corais....Quanto à circulação, achas que será necessário? Neste momento tenho mais de 30 vezes a litragem do Aqua. Quanto ao escumador, segundo o fabricante, até 240 L.

 

Abraço,

 

Pedro

Editado por pedrocasca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bonito e com pernas para andar! :-D

 

Em relão a circulação, aumentar´, só se for por causa do comprimento do aquario...

O layout podias apenas elevar um pouco algumas rochas para nao ficar tudo a mesma altura!

 

Convem investires rapidamente na Osmose, ou essa agua do poço é segura?!

 

Gostei muito do projecto, Parabens continua com força!!

 

 

PS- o que meteste nas pontas das bombas de circulação?! tenho essas bombas e nao tenho esse acessorio!

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Verissimo, obrigado pelos "elogios".

 

Em releção ao layout, e isto serve para os outros membros com a mesma opinião, fiz uma pequena alteração numa das ilhas, mais precisamente naquela que tem o escumador por trás, logo ficou um pouco mais alta do que a outra e ao mesmo tempo escondeu um pouco mais o escumas....

 

Relativamente à osmose será um dos meus investimentos futuros mas para já... a água do poço é muito boa é constantemente analisada pois é para o nosso consumo e a taxa de nitritos medida por mim é 0,1...

 

Quanto às bombas são a Korália 1 e o acessório, vinha incluído, e serve para os peixes não serem sugados.

 

Ontem fiz uma reposição e acrescentei Calcium 3+ da red sea, se tudo correr bem vou continuar com este sistema em vez de Kalk, devido ás dimensões do aqua, penso que adicionando apenas este cálcio será o suficiente, tem ainda estrôncio, iodo e molybdene.

 

 

Depois posto fotos da mudança no layout....

 

Abraço

 

Pedro

Editado por pedrocasca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente à osmose será um dos meus investimentos futuros mas para já... a água do poço é muito boa é constantemente analisada pois é para o nosso consumo e a taxa de nitritos medida por mim é 0,1...

 

 

Boas eu não uso osmose, aliás so contra a osmose devido à quantidade de água gasta desnecessariamente!

 

Além de que o seu custo é bastante alto e tem que se trocar periodicamente as recargas, etc...

 

Uso mesmo água da torneira, sem qualquer filtro adicional, aparecimento de algas nulo, não é por ter muitos cirugiões no aqua!

Editado por FilipeASilva

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem fiz uma reposição e acrescentei Calcium 3+ da red sea, se tudo correr bem vou continuar com este sistema em vez de Kalk, devido ás dimensões do aqua, penso que adicionando apenas este cálcio será o suficiente, tem ainda estrôncio, iodo e molybdene.

Mas fazes isto em todas as reposições?

Eu tambem tenho esse produto mas doseio apenas 1x por semana(como diz na embalagem) é pouco mas até ter teste de calcio nao arrisco dosear mais do que o necessario!

Depois de ter o teste vou começar a ter atenção até pk só tenho e só quero duros no aquario.

 

Na embalagem falam em 10ml semanais em cada 120l de agua!

 

PS - As minhas bombas nao traziam esse acessorio.

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas fazes isto em todas as reposições?

Eu tambem tenho esse produto mas doseio apenas 1x por semana(como diz na embalagem) é pouco mas até ter teste de calcio nao arrisco dosear mais do que o necessario!

Depois de ter o teste vou começar a ter atenção até pk só tenho e só quero duros no aquario.

 

Na embalagem falam em 10ml semanais em cada 120l de agua!

 

PS - As minhas bombas nao traziam esse acessorio.

 

 

Esse acessorio é novo!

 

Quando comprei as minhas não tinham. e pifaram. Depois mandei-as de volta e quando as recebi vinham com esse acessorio novo que encaixa no final da bomba!

 

Agora já não tenho as bombas porque as vendi...

Editado por FilipeASilva

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Tenho novidades no meu aqua, mas primeiro começo por dizer ao Verissimo que não acrescento em todas as reposições mas mais ou menos duas vezes por semana, acrescento 5ml que penso que é o dobro do que o fabricante aconselha (5ml uma vez por semana), tal como tu tb ainda não tenho os testes de calcio, porem penso ter alguma margem de manobra visto que ainda nao tenho corais e peixes no aqua. De qualquer modo penso que pode ajudar ou estimular ao aparecimento de alga coralina. Os experts que se pronunciem...

 

Quanto a actualizações:

 

Este fim de semana fim uma TPA de 35L, com água natural, e introduzi alguns vivos assim:

 

. 5 Camarões a nossa costa

. 2 Eremitas (1 patas azuis, 1 patas amarelas)

. Vários (+ ou- Oito) Turbos vulgo burriés, da nossa costa que apanhei nas rochas enquanto recolhia a água natural na Vagueira

 

Logo à noite coloco as fotos...

 

Abraço,

 

Pedro

Editado por pedrocasca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acrescento 5ml que penso que é o dobro do que o fabricante aconselha (5ml uma vez por semana)

 

Na minha embalagem aconselham 10ml semanais para 120l de agua... Eu tenho posto 8ml aos sábados mas tenho de ir comprar o teste :animal_fish:

 

Ficamos a espera de fotos eheh força nisso!

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Aqui vão mais umas fotos do meu aqua:

 

Agumas fotos do layout (com pequenas alterações) e pseudo macros dos meus vivos (Camarões, Burries e Eremitas)

 

Pic_16759_10.jpg

 

Pic_16759_11.jpg

 

Pic_16759_12.jpg

 

Pic_16759_13.jpg

 

Pic_16759_14.jpg

 

Pic_16759_15.jpg

 

Pic_16759_16.jpg

 

Pic_16759_17.jpg

 

Pic_16759_18.jpg

 

 

Espero que gostem...comentem....

 

Abraço

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

ficou melhor o layout!

Aponta as bombas bem para a superficie para teres uma boa circulação a superficie pois facilita as trocas gasosas, de maneira a aquela goma ficar dispersa!

 

Abraço força aí agora é esperar!

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei muito do lado esquerdo, vê se consegues melhorar o lado direito...

 

 

Entretanto faz o que o Verissímo disse em relação b.circulação!

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelos comentários/sugestões,

Já virei as bombas mais para a superficie esperando que disperse mais aquela camada da superficie....

 

Em principio amanha, terei um ou dois corais moles para acrescentar ao aqua, o que acham? é demasiado cedo? Estou mais ou menos com 10 dias de ciclagem e tenho usado aqua natural...

 

Os parametros que tenho obtido:

 

Temp. 24º

Ph 7,8

Dens. 1022

Nitritos 0,1

 

Abraço,

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem.....

é muitoooooooooooo cedo ainda!!

 

Eu no meu coloquei 2 corais ao fim de 1 mês de ciclo e mesmo assim foi cedo demais :happy:

 

Deixa o aquário ciclar assim como está, vai mexendo no layout até ficares com um que te agrade, circulação a bombar para superficie, luz desligada ou apenas 1 actinica umas 2/3 horas por dia, vai fazendo a reposição com kalk para ir aparecendo alga coralina... e aguarda pelo menos 1 mês, mas pela experiencia que tive no meu, aconcelho a esperares mais de 1 mês!!

 

Abraço!

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.