Help que tubagens utilizar


Recommended Posts

boas,

 

estou pensando em fazer uma sump de 80*40*40 com 3 divisoes 1 para a escumasao 2 para ambientaçao dos vivos 3 retorno o que acham?

venha dai essas opiniões.

 

e preciso de saber que tubagem utilizar na coluna seca para nao ter percas de agua, podem-m ajudar ?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

Para te podermos ajudar com as medidas dos furos e das tubagens, é necessário saber as medidas do aquário e a potência da bomba de retorno.

Abraço,

Paulo

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

Para te podermos ajudar com as medidas dos furos e das tubagens, é necessário saber as medidas do aquário e a potência da bomba de retorno.

Abraço,

Paulo

boas paulo,

 

O aquario vai ter 120*50*50 e Bomba de Retorno estou a pensar numa HAILEA Modelo: HX-6550

Caudal: 5580L/h ou uma HAILEA Modelo: HX-6840 Caudal: 5000L/h

 

acho que chega 5000l/h

 

ou nao ?

 

cumps

luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Luis,

Para um aquário de 300 litros, não precisas de uma bomba de retorno tão forte. 2300 a 2500 l/h, chegam perfeitamente. Neste caso, tubagem de 32 ou 40mm. Para o caso de optares por 5000 ou superior, 50mm, para o esgoto. Em qualquer dos casos, coloca uma torneira de esfera de PVC para poderes regular a queda de àgua. Caso não o faças, vais ter um barulho brutal na tubagem. No caso da tubagem de retorno, a adequada à saída da bomba que tiveres.

Mais alguma dúvida, pergunta. O que eu souber, também ficas a saber.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Luis,

Para um aquário de 300 litros, não precisas de uma bomba de retorno tão forte. 2300 a 2500 l/h, chegam perfeitamente. Neste caso, tubagem de 32 ou 40mm. Para o caso de optares por 5000 ou superior, 50mm, para o esgoto. Em qualquer dos casos, coloca uma torneira de esfera de PVC para poderes regular a queda de àgua. Caso não o faças, vais ter um barulho brutal na tubagem. No caso da tubagem de retorno, a adequada à saída da bomba que tiveres.

Mais alguma dúvida, pergunta. O que eu souber, também ficas a saber.

Abraço,

Paulo

Boas,

 

Mas que tubagem vo utilizar? pvc certo. Mas como vo eu colocar de maneira a que nao perca agua entre os tubos e o vidro ?

A minha duvida e mais acerca disso.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Luis,

Para um aquário de 300 litros, não precisas de uma bomba de retorno tão forte. 2300 a 2500 l/h, chegam perfeitamente. Neste caso, tubagem de 32 ou 40mm. Para o caso de optares por 5000 ou superior, 50mm, para o esgoto. Em qualquer dos casos, coloca uma torneira de esfera de PVC para poderes regular a queda de àgua. Caso não o faças, vais ter um barulho brutal na tubagem. No caso da tubagem de retorno, a adequada à saída da bomba que tiveres.

Mais alguma dúvida, pergunta. O que eu souber, também ficas a saber.

Abraço,

Paulo

Boas,

 

ouvi falar em crivos ou crifos tem alguma coisa a ver com a minha duvida?

 

mais uma duvida 40kg de rocha viva chegara para o meu aqua?

 

desde ja obrigado pelas suas respostas.

 

cumps

luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis,

 

penso que a tua duvida se centra nos chamados passa-muros, a transição entre as tubagens interiores ao aquário e as exteriores. Dá uma olhada neste topico que te deve tirar umas duvidas:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...82909&st=25

 

Quanto ao crivo é uma espécie de campanula que se coloca na admissão de água do tubo de esgoto e tem como objectivo a filtragem de algo que tenha ultrapassado o pente da coluna seca e que poderá entupir o esgoto, colocando o crivo encontra um obstaculo adicional além do pente da coluna seca.

 

A quantidade de rocha é subjectiva e depende dos vivos que pretendes colocar no aquário bem como do layout que pretendes. Eu diría que 40Kgs de rocha viva é um bom ponto de partida (e de chegada se depois de efectuado o layout assim o entenderes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis,

 

penso que a tua duvida se centra nos chamados passa-muros, a transição entre as tubagens interiores ao aquário e as exteriores. Dá uma olhada neste topico que te deve tirar umas duvidas:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...82909&st=25

 

Quanto ao crivo é uma espécie de campanula que se coloca na admissão de água do tubo de esgoto e tem como objectivo a filtragem de algo que tenha ultrapassado o pente da coluna seca e que poderá entupir o esgoto, colocando o crivo encontra um obstaculo adicional além do pente da coluna seca.

 

A quantidade de rocha é subjectiva e depende dos vivos que pretendes colocar no aquário bem como do layout que pretendes. Eu diría que 40Kgs de rocha viva é um bom ponto de partida (e de chegada se depois de efectuado o layout assim o entenderes).

boas,

 

desde ja o meu muito obrigado pela resposta duvidas tiradas.

e nao falhei muito na quantidade de rocha que estava mesmo a pensar em 40kg.

 

ouvi ai pelo forum falar em osmoze ou algo assim e mesmo nessesario?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais