Um novo começo...


dark_hypnox

Recommended Posts

Boas a todos pessoal,

 

Bem bateu-me a ideia de recomeçar um novo aquario mas desta vez com mais calma para nao ter a mesma sorte que tive, já andei a pesquisar em alguns lados mas continuo com algumas dúvidas no que diz respeito a este hobbi, então é o seguinte.

 

Possuo um aquario de 50L e ja tenho pelo menos 2 equipamentos (termostato e filtro externo [Cascata])

Tenho ideias de fazer um aquario comunitário com guppies, neons, Corydoras Albino e em principio mais uma especie que terei de escolher.

Quando comprei o aquario nao trazia tampa de iluminçao e já li a dizerem bem e mal e não sei se me aconselham em comprar.

Tambem é para ser um aquario plantado e aí vem as minhas duvidas, será que irei precisar de oxigenador? e que tipo de fundo poderei juntar ao substrato para as plantas, água e peixes não ficarem prejudicados isto é para a agua não se tornar muito calcária e tomar valores exurbitantes (areia, cascalho do mar...)?

 

Pra já é tudo mas eventualmente deve-me surgir mais dúvidas :drinking:

 

E já agora o que me aconselham para a decoraçao, um tronco ou pedra vulcãnica?

 

Cumps.

 

Obrigado.

Editado por dark_hypnox
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

bem vindo.

 

Vou começar por te dar alguns conselhos quanto a introducçao da fauna que tem que ser inserida lentamente, depois tens peixes com exigencias de ph bastante diferentes.

Para se um plantado nao precisas de oxigenador mas Sim do contrario ou seja CO2.

Quanto a luzes aconselhavate uma calha marca a tua escolha ocm 2 t5.

depois quanto a sustractos tens um bastante bom que e o ELOS TERRA procura nos patrociandores ndo forum que tem la e uma marca nova mas inovadora e com basdtante qualidade e em que o substracto e castanho e tanto da pra manter em cima como so no fundo com uma camada de areao por cima, na minha opiniao so esse substracto fica muito bem e tipo akadama mas n tem nada haver em termos de nutrientes para plantas.

Para o layout tens de decidir primeiro a fauna pois nao sei bem oo ph que preteendes embora se juntares o co2 que te vai baixar o ph e pelas especies que queres (algumas) o ph tem de ser acido logo aconselhote troncos.

Embora nao exclua a possiblidade de ser rocha vulcanica tens as 2 ipoteses.

CUmps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigadissimo e ja agora em questão ao areao do mar que ja la fui hoje apanhar e ja esta fervido e pronto a colocar, será que haverá algum problema em coloca-lo como base do aquario???

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigadissimo e ja agora em questão ao areao do mar que ja la fui hoje apanhar e ja esta fervido e pronto a colocar, será que haverá algum problema em coloca-lo como base do aquario???

 

Cumps.

Sim.

o Areao do mar e bastante calcario ou seja vais ter ph altissimo e so poderas manter alguma fauna que secalhar nao queres com esses parametros.

 

Cumps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Regra geral a areia de praia é calcária pois contém fragmentos de conchas minúsculos e as conchas são calcárias. Por esta ordem de ideias, haverá areias mais e menos calcárias.

Se realmente queres pôr esse tipo de areia, experimenta pôr um fundo dessa areia num balde em que medes o pH antes e 2 dias mais tarde. Conforme os resultados, logo se verá que tipo de fauna (se houver alguma) que lá podes pôr.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, foi o que suspeitei porem ainda retirei a maioria das conchas agora em termos do areao tenho mesmo de fazer esse teste de ph a que te referiste.

 

Um aparte, estive a fazer contas a vida e como ja me referi tenho um aquario de 50cm e que tinha comprado um filtro externo castata entao o filtro tinha-me custado +- 25€ e ainda teria de comprar uma calha que iria ficar em 45€ então reparei que no sitio onde fui buscar o filtro tinham um aquario de 60cm/54L a venda por apenas 100€ em que trazia um termoestato, termometro digital, rede, 2 slots de comprimidos para peixes de manutençao, um filtro interno já com carvao activo, 3 testes (fertilizante completo com ferro e minerais para flora, condicionador para agua e ainda cultivo de bactérias), trouxe tambem uma calha e comida para os peixes tudo isto da marca Sera, eu sei que já está muito usada mas na minha opinião penso que tambem nao seja a pior e tambem é a mais usada uma vez que Sera está em quaze todo o lado no que diz a lojas de animais, penso que foi uma boa compra (tambem consegui reaver o dinheiro do filtro que chegue-o a trocar na loja o que foi bastante bom).

 

Cumps.

Editado por dark_hypnox
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem aqui estão as primeiras fotos do aquario...

 

18112008031.jpg

 

Agora só falta esperar até colocar a fauna...

 

Cumps.

Editado por dark_hypnox
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal, estou com um problema gravissimo no que diz respeito ao Ph, que se encontra a 7,5 e queria-o baixar para os 7 , aconselharam-me PH Minimus da Sera e segui tudo no que diz no rotulo, (usar 5ml para cada 20L, e verificar o ph no dia seguinte) o problema é que o ph mante-se no dia seguinte e como nao tenho nada calacario que possa estar afectar a agua começo a pensar que seja do filtro que está a afectar esse processo uma vez que usa carvão ativo.

 

Será que estou correcto? O que devo fazer?

 

Precisava de respostas, obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Mais abaixo tens o tópico ideal para veres como baixar o pH.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=111556

 

abraços e espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, eu ja estive a ler esse topico, mas a questão não é essa, como eu tenho um filtro com carvão ativo será que ele está-me a limpar o produto de ph minimus? se sim, será que o devo o remover (o carvao) para funcionar correctamente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

começa a utilizar co2 que ele desce

 

sim, lol tambem tinha acabado de chegar das compras para o ir fazer, mas em questao ao carvão, o que me dizem? sera que o devo retirar ou permanecer com ele? como ja li em alguns posts que por um lado e bom e por outro não estou agora na duvida uma vez que usei produto pra diminuir o ph e não sei se o carvao o limpou fazendo que nao tivesse efeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O carvão activo não teve influência no produto nem no pH.

Um KH alto é que pode ter vfeito o pH voltar a subir. Terias de usar mais desse produto e entravas num ciclo vicioso de pH Minus em grandes quantidades a cada TPA...

Mais vale o CO2. Baixa o KH e o pH de forma permanente (enquanto estiver ligado, claro).

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O carvão activo não teve influência no produto nem no pH.

Um KH alto é que pode ter vfeito o pH voltar a subir. Terias de usar mais desse produto e entravas num ciclo vicioso de pH Minus em grandes quantidades a cada TPA...

Mais vale o CO2. Baixa o KH e o pH de forma permanente (enquanto estiver ligado, claro).

Cumps.

 

quer dizer que o carvao nao me está a retirar esse produto da água, assim ja me retiraste a minha maior duvida porque num dos posts estavam a dizer que retirava os quimicos da àgua, sendo assim tiraste-me a duvida.

 

enquanto ao Co2 quando é que o devo ligar, noite ou dia? e com a luz ligada ou desligada?

 

Obrigado, cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvão activo não retira todos os químicos. A amónia é um dos resistentes, infelizmente.

 

Quanto ao CO2 é preferível com a luz acesa pois é quando as plantas fazem a fotosíntese: absorvem CO2 e expelem oxigénio.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvão activo não retira todos os químicos. A amónia é um dos resistentes, infelizmente.

 

Quanto ao CO2 é preferível com a luz acesa pois é quando as plantas fazem a fotosíntese: absorvem CO2 e expelem oxigénio.

Cumps.

 

pois, amonia sucks...

 

Então nao existe problema se fizer ja a bomba injectora e colocar em acção no aquario, basta so ligar as luzes e pufff.

ja agora como é que é o seu efeito de actuação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, amonia sucks...

 

Então nao existe problema se fizer ja a bomba injectora e colocar em acção no aquario, basta so ligar as luzes e pufff.

ja agora como é que é o seu efeito de actuação?

Pelas fotos já tens plantas pelo que já podes ligar o CO2. Verifica o pH daqui por umas horitas. Para regulares o pH basta-te subires ou baixares a saída do CO2:

Quanto mais abaixo estiver, mais se dilui na água e mais baixa o pH. O oposto também é verdade. Quanto mais acima, menos CO2 e pH mais alto. É uma questão de regulares conforme o que queres para as necessidades dos teus peixes e plantas.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.