Recommended Posts

Olá,

 

Estou a montar um aquario de 100 x 40 x 50cm , e quero utilizar uma filtragem através de uma Sump.

 

As minhas dúvidas são as seguintes;

 

-Qual o diâmetro dos furos de saida e retorno da água?

 

-Qual o caudal da bomba de agua ( a sump terá 60 x 30 x 40) necessario?

 

-Qual altura da coluna seca, para que em caso de faltar a electricidade, não haver risco de uma inundação .?

 

 

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

Estou neste momento a fazer um aquário do mesmo género, mas dimensões um pouco maiores e tubo de recolha, em vez de coluna seca.

 

1º - O furo de saida fiz depois de comprar as peças, para ter a certeza de que fica justo. Optei por 50mm que na zona mais estreita da canalização fica com 35mm. É bom ter mais largo do que o necessário, do que seja pouco para o caudal. O tubo de retor, opta por um semelhante ao da saída da bomba (por ex uma mangueira que encaixe na saída da bomba )

 

2º - O caudal necessário é normalmente 3x o volume de água no aquário (sump incluida). Tu tens 270 Lts (200 no aqua e 72 na sump), logo precisas dum caudal de pelo menos 800 Lts. Tem atenção à curva de caudal da bomba em função da altura a que fica a saída de água final.

 

3º - Se com a bomba parada, água no aqua e sump no nível máximo, diametro de saída correcto, não houver inundação. Podes estar descansado...

 

Espero que tenha sido esclarecedor. Qualquer coisa é só perguntar.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

Estou neste momento a fazer um aquário do mesmo género, mas dimensões um pouco maiores e tubo de recolha, em vez de coluna seca.

 

1º - O furo de saida fiz depois de comprar as peças, para ter a certeza de que fica justo. Optei por 50mm que na zona mais estreita da canalização fica com 35mm. É bom ter mais largo do que o necessário, do que seja pouco para o caudal. O tubo de retor, opta por um semelhante ao da saída da bomba (por ex uma mangueira que encaixe na saída da bomba )

 

2º - O caudal necessário é normalmente 3x o volume de água no aquário (sump incluida). Tu tens 270 Lts (200 no aqua e 72 na sump), logo precisas dum caudal de pelo menos 800 Lts. Tem atenção à curva de caudal da bomba em função da altura a que fica a saída de água final.

 

3º - Se com a bomba parada, água no aqua e sump no nível máximo, diametro de saída correcto, não houver inundação. Podes estar descansado...

 

Espero que tenha sido esclarecedor. Qualquer coisa é só perguntar.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas dicas corindo ,

 

Em relação ao comprimento do tubo de escoamento, continuo com a dúvida no comprimento tubo, quero evitar a innundação logo no ensaio.

 

Não existe alguma maneira de saber a altura do, ou tenho que fazer uma sump maior de maneira a ter ali um intervalo de segurança.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor para veres o comprimento do tubo é ires a uma loja de aquariofilia e ver os que estão montados.

Ficam sempre a uns 2 ou 3 cm do topo do vidro e têm alguns furos/ranhuras nos primeiros cms, para o escoamento ser gradual.

Com a bomba parada a água fica no nível 1, com a bomba ligada fica no nível 2.

Tens de ficar sempre com mais escoamento do que entrda de água.

 

_________________________________vidro do aquário

 

|-----------------|

|000000000000|_____2

| 00000000000 |

|000000000000|_____1

| |

| |

| |

| |

| |

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.