Nova "saga"


JOAO1969

Recommended Posts

Olá a todos

 

O meu aquário:

 

Aquário: Cubic da Blau 45x24x16 cm, 17 litros (14 litros úteis)

Luz: Mini cubic 18W da Blau (liga 6/7 horas diárias)

Filtro tipo mochila: Bio-Filter WF-2015 da BOYU (150 L/H)

Areia / areao de rio, rochas vulcânicas e pedras

Flora: 2 Anubias barteri var.nana, musgo de java

Fauna: 7 Paracheirodon innesi (néon);

 

Não tenho termóstato (mas vou comprar um), a água mantém-se entre os 23º / 25º, e o PH anda entre 7 e 8 (na torneira sai com PH 7)

 

 

Então aqui estão as minhas dúvidas:

 

Tenho necessidade de fazer uma limpeza geral ao aquário. Já tentei aspirar o fundo com um aspirador, mas como o aquário é pequeno num instante a água desaparece ficando a aspiração a menos de metade. O que sugerem?

 

Como pretendo alterar a posição das plantas e parte do areão, e também acrescentar uns pequenos troncos (Red Moor Wood) com ramos (minúsculos, claro) com musgo de Java, gostava de vos perguntar qual a melhor forma de o fazer.

Retirar primeiro os peixes para outro aquário (que ainda vou comprar) com +- 8 litros com água do aquário e com o filtro, e assim poder trabalhar à vontade? – Ou fazer tudo com os peixes lá dentro? Complicado? não?

 

O facto de retirar os peixes para outro aquário, embora com a mesma água e com filtro, por um período de 3/4 horas vai stressar os néon?

 

Quanto ao PH 7,5 – 8, continuo sem saber o que fazer, visto que o que tenho dentro do aquário nada é calcário.

 

Bem sei que ter um aquário tipo ‘nano’ não é fácil, mas quero pô-lo no seu esplendor.

 

Desculpem, mais este testamento

 

Obrigado e bom Halloween «« :? »»

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Muda-os para o novo aquário com metade da água do que vais lavar e aspira à vontade. É o equivalente a uma TPA de 50% ou coisa que o valha. Cuidado com sa massas filtrantes: isso é um caso à parte.

 

Stress vão ter mas nada que os mate.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Muda-os para o novo aquário com metade da água do que vais lavar e aspira à vontade. É o equivalente a uma TPA de 50% ou coisa que o valha. Cuidado com sa massas filtrantes: isso é um caso à parte.

 

Stress vão ter mas nada que os mate.

Cumps.

 

Olá

Boa tarde

 

Obrigado pelo comentário.

 

Quando falas em massas filtrantes, é o que está dentro do filtro? - lã de vidro, esponjas (pretas) e umas ‘bolas’ (que não sei o nome) para preservar as bactérias?

Julgo que ai estou bem (?), visto que apenas lavo a dita lã e as esponjas na água que tiro do aquário.

 

De qualquer forma, já coloquei os troncos e tentei (???) aspirar o areão. Mas com tão pouca água não é fácil. Tenho que recolher mais informação de forma a ganhar mais ‘técnica’ na aspiração’.

 

Agora, o PH é que não desce dos 8. É verdade. PH 8 e os neons (felizes da vida), enquanto que a água sai da torneira com PH 7.

 

Precisa-se de ajuda para baixar o PH. Ou acham que não vale a pena?

 

Cumprimentos,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Sim, isso são matérias filtrantes.

 

Quanto ao pH subir de 7 para 8?

Se não tens nada a enfeitar o aquário (concha, pedra calcária), tens acrescentado algum produto?

 

Aconselho-te a medires o KH da água da torneira. Deve estar altíssimo. Na torneira a água está sempre a correr e não se reflecte no pH.

No circuito fechado do aquário, o KH ("sustento") do pH fá-lo subir. É uma hipótese.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Sim, isso são matérias filtrantes.

 

Quanto ao pH subir de 7 para 8?

Se não tens nada a enfeitar o aquário (concha, pedra calcária), tens acrescentado algum produto?

 

Aconselho-te a medires o KH da água da torneira. Deve estar altíssimo. Na torneira a água está sempre a correr e não se reflecte no pH.

No circuito fechado do aquário, o KH ("sustento") do pH fá-lo subir. É uma hipótese.

Cumps.

 

Olá

Boa tarde

 

Pois é, não acrescento e gostava de não ter de colocar qualquer tipo de 'droga' no aquário, mas provavelmente vou ter que o fazer - mas qual será o produto mais adequado e que marca?

 

Vou comprar o kit de testes para medir o KH da água da torneira.

 

Cumprimentos,

João

 

P.S. - Deixo uma fotografia do meu 'diz-se que é uma especie aquário' (?)gallery_26969_805_209974.jpg

Editado por JOAO1969
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.