Inicio de Plantado


Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aquário com o seguinte setup:

 

61x41x51

2x15w (o que é muito pouco)

Bomba de ar (poucas vezes a ligo)

Areão de rio

tronco

Várias pedras

 

Fauna_

 

Casal Colisas

Casal Mollys

2 corydoras albinas

2 botias palhaço

1 betta

4 barbos cereja

5 nariz de bebado

2 viuvas

1 oto

1 platy

1 gourami pérola

8 neons rosa

4 neons cardinali

 

 

Flora:

 

Vários pés de cabomba

Musgo de java

 

 

Estou a tratar de aumentar a iluminação (já encomendada) mas queria colocar mais plantas e precisava de saber qual o substrato que hei-de colocar, mas cuidado com os €€€€€ e quais as plantas que me aconselham (adoro ver um tapete num aqua).

 

Gostaria que me aconselhassem que tipo de testes hei-de comprar para dar saude às plantas e aos peixes, claro.

 

Relativamente ao CO2, como neste momento não tenho muitos €€ para gastar, vi um Kit de CO2, salvo erro da Sera, de pastilhas. Acham que é suficiente para o meu aquário?????

 

Agradeço a vossa ajuda e conselhos.

 

Cumps

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens filtro? A quantidade e as espécies de peixes que tens, são excessivas para o tamanho desse aqua. Devias começar por rever primeiro essa sobrepopulação pois assim os peixes vão começar a morrer. Não leves a mal estas observações mas ao ler o teu post foi logo o que me veio à ideia...

<!-- isHtml:1 --><!-- isHtml:1 --><!-- isHtml:1 --><span style='font-family: Comic Sans MS'>Paula Castanheira</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao CO2, como neste momento não tenho muitos €€ para gastar, vi um Kit de CO2, salvo erro da Sera, de pastilhas. Acham que é suficiente para o meu aquário?????

 

Porque usas Co2 caseiro? e fácil e barato! bigsmile

The return! [90l plantado]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Claro que tenho filtro, uma daquelas caixas que vem colada ao aquário, composta por ceramica, esponja e lã filtrante.

Já pensei no CO2 caseiro, mas não sei se irei fazer correcto. O tal Kit Start CO2 da Sera não é suficiente???

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E relativamente ao substrato o que hei-de comprar???

 

Olá Miguel, realmente eu também concordo com a Paula, penso que primeiro tens de reduzir a quantidade de peixes e não escolheres espécies que cresçam muito ( tendo em atenção que queres plantas e até gostavas de ter um tapete), por exº os bótias remexem muito o solo e gostam de rebentos novos.

O substrato uma vez que falas de "euros", tenta com akadama, co2 faz um esforço e compra um kit com garrafa recargável ( exº 0,5kg), é mais caro mas é muito mais funcional, escolhe plantas fáceis e médias, que é para te habituares (echinodrus,cryptocorynes,anubias,fetos,musgo, etc)

Cumprimentos,

Fernando Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel, realmente eu também concordo com a Paula, penso que primeiro tens de reduzir a quantidade de peixes e não escolheres espécies que cresçam muito ( tendo em atenção que queres plantas e até gostavas de ter um tapete), por exº os bótias remexem muito o solo e gostam de rebentos novos.

O substrato uma vez que falas de "euros", tenta com akadama, co2 faz um esforço e compra um kit com garrafa recargável ( exº 0,5kg), é mais caro mas é muito mais funcional, escolhe plantas fáceis e médias, que é para te habituares (echinodrus,cryptocorynes,anubias,fetos,musgo, etc)

 

 

Realmente relativamente aos peixes, os únicos que crescem muito são os botias, quais achas que deva retirar???

Mas os tais kits de CO2 para este aqua não é mais que suficiente???

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente relativamente aos peixes, os únicos que crescem muito são os botias, quais achas que deva retirar???

Mas os tais kits de CO2 para este aqua não é mais que suficiente???

 

No primeiro plantado que tive, tipo amazónico, tinha um cardume de 6 bótias, furavam todas as folhas novas dos echinodorus, tive de os retirar.

Para aquários com plantas precisamos de agua ligeiramente ácida, portanto mollys e platy são para sair. Colisas, bettas, barbos e gouramis nunca tive, não sei o seu comportamento com as plantas.

Pode ser suficiente tal qual como o fermento com açucar, mas o bom é mesmo a garrafa pressurizada. Dura muito tempo, consegues regular a quantidade que precisas de fornecer e é um fornecimento estável. Os únicos problemas são o preço inicial e depois encontrares um bom local para a recarga.

Cumprimentos,

Fernando Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.