Recommended Posts

Publicado

Boa tarde.

Eu sou um aquariofilo já à alguns anos mas nunca me meti na aquariofilia salgada.

Após ter visto alguns aquários de recife, acabei por me render e estou decidido a começar a construir o meu.

Nas ultimas semanas tenho estado a ler tudo o que posso, inclusive aqui do forum, e ontem fui finalmente falar com um lojista experiente em aquarios salgados para lhe pedir uns conselhos.

O meu aquario é um rectangular, com 95lts brutos (70*37*37cm). O que me foi aconselhado pelo lojista foi começar por comprar o areão, o sal, a bomba de circulação e o densimetro. Pôr a areia, encher com água, e disolver o sal, deixando a funcionar o bomba de circulação para depois medir a densidade.

Depois quando tivesse disponibilidade, comprava rocha morta e viva, e o caichilho das lampadas, e as primeiras lampadas.

E depois de estar bem ciclado, ai sim, por vivos, e comprar um escumador e todo o kit das lampadas. (Disse inclusive que podia ter os vivos no aquario, umas semanas sem escumador, para ser um rombo menor nos €'s)

A bomba de ar que me sugeriu foi uma de 3000 l/hr para inicio, e depois quando mete-se vivos, comprar outra igual.

Tenciono ter peixes, e invertebrados, em pricipio corais so moles...

Qual a vossa opinião? Acham que é uma forma correcta de proceder? ter rocha viva sem escumador, e mesmo vivos se por pouco tempo? 6000 l/hr não será movimento a mais na agua para um aquario tao pequeno? Eu estou habituado a iniciar-me num projecto ja com tudo pensado... Dão-se bem com este método de ir comprando tudo às pinguinhas...? Que lampadas acham que deveria usar, e que capacidade/hr acham que seria boa para o escumador?

Agradecido,

Pedro Ramos

Publicado:

Boas

acho que o escumador deve entrar ao mesmo tempo que a rocha. Vai sempre haver "algo" a morrer na rocha e o escumador serve para tirar os detritos da agua. E sempre antes de meter os primeiros vivos. O escumador pode ser para uns 300lts.

6000lts/h parece-me demasiado. Aponta para metade, ou seja 30x o volume do aquario.

A iluminação deverá ser com T5´com certeza, 1w/lts

de resto não existe problema em ir comprando as coisas. Alias, acho que a falta de dinheiro é amigo do aquariofilista salgado pois assim o pessoal não enche logo o aquario. Vai fazendo aos poucos!!!

abraço

Publicado: (editado)

Olá, dando uma pequena ajuda sobre o que ja aprendi, cá vai:

Circulação; Como ja foi dito, 6000 l/h é exagerado, Deves apontar para 30x o volume do aqua, eu tenho 110l e tenho 3200 l/h de circulação!

Escumador; Começares com o escumador logo de inicio era o ideal e devias tentar, mas se nao conseguires tambem nao será crime!Como disse o Luis, deves apontar para um que faça pelo menos o dobro da litragem do aquario, mas acho que um bocadinho mais é sempre melhor :lol:

Iluminação; Visto que só pensas mesmo em Moles, uma calha de 4x24w T5 seria o suficiente e com boas lampadas terás bons resultados. Durante o ciclo nao precisas ter iluminação! Para sair barato recomendo comprares o material e fazeres uma calha DIY.

Agua; Se tivesses possibilidade, começavas desde inicio com agua natural(deves recolher longe de docas, rias, e locais sem acesso ao mar e sempre pelo menos 1h antes da maré estar completamente cheia)Evitavas gastar dinheiro em sal e teres de estar a fazer misturas!

Tpas; Pelo menos uma vez por semana 10 a 15% da litragem do aquario, no teu caso podes mudar 10L semalmente, Agora no inicio talvez de 15 em 15 dias!

Reposição; Um aparelho que vai dar bastante jeito será Osmose Inversa, Irá evaporar do teu aquario 1.5 a 3l de agua por dia, tens de fazer esta reposição de preferencia com agua de osmose e kalk.

Vivos; Esquece os vivos nesta parte inicial do projecto, concentra-te em meter o aquario a funcionar para iniciares o ciclo, que bem feito será a volta de 1 mês e só aí começarás a meter os primeiros peixes e corais.

O densimetro tens sempre de ter, podes comprar logo!

Vão-te surgir mais duvidas que vais colocando aqui que a malta ajuda, podes dar uma vista de olhos no Link do meu aquario , pois muitas das duvias que vais ter, ja estão lá respondidas porque eu tambem estou a iniciar!

Boa sorte com o reef :wink:

EDIT: Aos mais entendidos, se disse alguma bacorada corrigam sff

Editado por Verissimo

Feedback das minhas vendas Aqui

Publicado:

Muito obrigado pela ajuda! ;)

Realmente pareceume que 6000l/hr era demais. Secalhar o lojista queria dizer 2 bombas num total de 3000, em vez de cada uma de 3000...

Quanto à água, sempre me fez confusão apanharem directamente do mar... lol Não vem bastante contaminada a junto às praias? Mas sempre prefiro do mar se voces me dizem que em principio é seguro, ja que nunca gostei de juntar quimicos a mais na água.

Quanto à osmose, nunca percebi muito bem o que é... O que é que se retira da água?

Quanto ao kalk, compra-se gostas com calcario?

Obrigado pela ajuda, abraço,

Pedro Ramos

Publicado:

Oi!

Sim possivelmente foi isso que o comerciante quis dizer e talvez tenhas interpretado mal ou ele explicado mal...Para mim faz confusão é fazer agua com sal, da-me impressão que é artificial, apesar da agua natural poder trazer alguma micro bactéria, trás tambem sempre mais vida do que agua feita artificialmente(isto sou eu a pensar)

A osmose tambem me fazia alguma confusão, mas é coisa que de confusa afinal nao tem nada!

A minha é faz 190l por dia e é esta:

picobello(1).jpg

Comprei mesmo com unica finalidade,para o aquario, é simples, liga-se a ponta do tubo branco a torneira (peça vem incluida) do tubo vermelho sái a agua nao aproveitada, e do tubo azul sai a agua filtrada(pura) para fazeres a reposição com o kalk!

Sobre o kalk nao sei explicar por palavras minhas mas podes escrever no motor de busca "reposição e kalk" que vai aparecer muita coisa, e lês tudo!

Resumidamente kalk é hidroxido de calcio(pó) que diluis na agua de reposição(osmose) para repor diariamente muito lentamente(gota a gota), normalmente no periodo em que as luzes estão apagadas. Ajuda a estabilizar o ph é não só!

Boa sorte!

Feedback das minhas vendas Aqui

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!