Estou a fazer Aqua 270 litros


joaomoura06

Recommended Posts

Boas,

 

Através do fórum fui tirando dúvidas e retirando informação, mas claro a inexperiencia fala mais alto.

Algumas decisões já estão tomadas mas indefinições ainda subsistem vejamos:

 

1 - certezas:

 

1.1 Aqua terá 270 litros capacidade;

1.2 Sump inferior até 130 litros;

1.3 Vou adquirir 20kg rocha viva + 20 kg rocha morta para resuscitar :D

 

2 - Necessidade aconselhamento:

 

2.1 Material a adquirir que já estou quase decidido caso não vejam inconveniente(s)

2.1.1 Escumador ATI Bubble Master 200 (penso adquirir na underwater-shop)

2.1.2 Iluminação Silver Sun 125cm HQI 2x150w 20.000 K + T8 Actinicas 2x40w (penso adquirir na underwater-shop)

2.1.3 Bomba SunSun JVP-102B (penso adquirir na underwater-shop)

2.1.4 Aquecimento 2x300w

 

2.2 O que necessito adquirir mais?

2.3 O que devo meter mais na sump?

2.4 O material que estou para adquirir é ajustado?

2.5 A vossa experiencia diz-vos que a underwater é de confiança, pois pagarei no acto de encomenda?

2.6 Que furação devo fazer no fundo do aqua para ter acesso à sumpa (1 furo 50 e um de 17?)?

2.7 Tenho hipotese de comprar um escumador Tunze 3115/2 em 2ª mão, serve para o meu aqua, pois é muito mais barato que o Bubble?

 

São determinantes os vossos comentário, os vossos conselhos, o vosso conhecimento partilhado.

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2.1.1 Escumador ATI Bubble Master 200 (penso adquirir na underwater-shop)

O escumador é suficiente e uma boa escolha

2.1.2 Iluminação Silver Sun 125cm HQI 2x150w 20.000 K + T8 Actinicas 2x40w (penso adquirir na underwater-shop)

Aqui mecessitava de saber os tamanhos do aqua, principalmente a profundidade dele.

 

2.1.3 Bomba SunSun JVP-102B (penso adquirir na underwater-shop)

Desconheço estas bombas no que toca a fiabilidade, mas devem aguentar. Caso seja esta a tua escolha, deves ter pelo menos 2 bombas.

2.1.4 Aquecimento 2x300w

Acho que está ok

 

2.2 O que necessito adquirir mais?

Falta bomba de retorno e um extra que acho bom ter. Um osmorregulador. Mais tarde podes comprar um reactor de kalk e depois o de calcio!

 

2.4 O material que estou para adquirir é ajustado?

Acho que são escolhas minimamente boas.

 

2.5 A vossa experiencia diz-vos que a underwater é de confiança, pois pagarei no acto de encomenda?

Nunca comprei lá.

 

2.6 Que furação devo fazer no fundo do aqua para ter acesso à sumpa (1 furo 50 e um de 17?)?

Aqui deves de ter em atenção o retorno. Acho que deve ser entre os 2000 e os 3000L/H. Nesse caso eu colocava, tal como já aconselhei alguns amigos, dois furos. Um de 32 para o escoamento e um de 50 que vai ter 2 funções. Dentro do tubo de 50 vai levar um de 20 ou 25 que vai fazer o retorno. O excedente do tubo faz de ladrão.

 

2.7 Tenho hipotese de comprar um escumador Tunze 3115/2 em 2ª mão, serve para o meu aqua, pois é muito mais barato que o Bubble?

Ficas sem dúvida nenhuma, melhor com o BM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2.1.1 Escumador ATI Bubble Master 200 (penso adquirir na underwater-shop)

O escumador é suficiente e uma boa escolha

2.1.2 Iluminação Silver Sun 125cm HQI 2x150w 20.000 K + T8 Actinicas 2x40w (penso adquirir na underwater-shop)

Aqui mecessitava de saber os tamanhos do aqua, principalmente a profundidade dele.

 

2.1.3 Bomba SunSun JVP-102B (penso adquirir na underwater-shop)

Desconheço estas bombas no que toca a fiabilidade, mas devem aguentar. Caso seja esta a tua escolha, deves ter pelo menos 2 bombas.

2.1.4 Aquecimento 2x300w

Acho que está ok

 

2.2 O que necessito adquirir mais?

Falta bomba de retorno e um extra que acho bom ter. Um osmorregulador. Mais tarde podes comprar um reactor de kalk e depois o de calcio!

 

2.4 O material que estou para adquirir é ajustado?

Acho que são escolhas minimamente boas.

 

2.5 A vossa experiencia diz-vos que a underwater é de confiança, pois pagarei no acto de encomenda?

Nunca comprei lá.

 

2.6 Que furação devo fazer no fundo do aqua para ter acesso à sumpa (1 furo 50 e um de 17?)?

Aqui deves de ter em atenção o retorno. Acho que deve ser entre os 2000 e os 3000L/H. Nesse caso eu colocava, tal como já aconselhei alguns amigos, dois furos. Um de 32 para o escoamento e um de 50 que vai ter 2 funções. Dentro do tubo de 50 vai levar um de 20 ou 25 que vai fazer o retorno. O excedente do tubo faz de ladrão.

 

2.7 Tenho hipotese de comprar um escumador Tunze 3115/2 em 2ª mão, serve para o meu aqua, pois é muito mais barato que o Bubble?

Ficas sem dúvida nenhuma, melhor com o BM

 

Bom dia,

 

Antes de mais o meu sincero agradecimento pela preciosa ajuda.

 

Tenho uma outra opção para escumador, um V2 Skim 800 da TMC, com uma taxa de fluxo de aproximadamente 2800l/h, tras uma bomba de alto desempenho e um supressor de bolhas. A diferença é que o BM 200 custa 375,86 e o TMC 180 euros, é significativa a diferença e tentador, sendo a TMC uma marca conceituada no mundo da aquariofilia. este escumador da tmc ganhou 2 prémios da revista pratical fishkeeping, como o melhor produto marinho.

 

O que faz o osmoregulador? Aplica-se na sump?

 

O aqua terá 135 comprimento x 34 largo x 65 altura

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

"O aqua terá 135 comprimento x 34 largo x 65 altura"

 

na miha opiniao, nao faças o aquario com essas medidas, 34cm de largura é muito pouco, vai-te dificultar o layout. nao vais ter profundidade......

se poderes faz pelo menos com 50cm.

 

o nivel da agua no aquario vai depender da altura da coluna seca, depois tens de meter agua na sump. nao podes encher até a cima , tens de deixar espaço, para no caso da bomba de retorno parar.

 

nao tenho qualquer experiencia com os escumadores , mas pelo que sei o buble master é bastante bom

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O BM em bem melhor que o da TMC. Ficas muito mais bem servido!!!

 

Essas medidas relamente são uma treta. Aquarios salgados em altura não so dificultam bastante não so o layout como tambem as trocas gasosas!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre o escumador....tá respondido pelo Luis Rodrigues.

 

Também sou da opinião de que as medidas do aqua não são as melhores! Pelo menos 50 de largura. Para os 65 de altura as T5 já são um pouco à queima no que toca em penetração de água. Vais ter menos luz no fundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre o escumador....tá respondido pelo Luis Rodrigues.

 

Também sou da opinião de que as medidas do aqua não são as melhores! Pelo menos 50 de largura. Para os 65 de altura as T5 já são um pouco à queima no que toca em penetração de água. Vais ter menos luz no fundo.

 

 

Onde posso arranjar um escumador da BM a bom preço?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também me parece que as dimensões são desiquilibradas. Largura depende do espaço que tens disponivel mas menos que 50 cm´s é um erro.

 

Relativamente à altura também me parece exagerado ainda mais se não usares dsb.

 

Por outro lado, e aqui já é mais discutivél, não aplicaria lampadas hki de 20.000 k. Aplicaria 14.000 k ou ou 10.000 K.

è só a minha opinião e a vontade em ajudar.

 

Um abraço,

 

JC

Editado por João Castelo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o João Castelo sobre as lâmpadas. Vais ficar com o aquário muito azul. Para LPS até que é bom, mas o aqua não vai levar só SPS, certo?

 

Tenho noção de que as medidas não são as mais indicadas, principalmente a largura, mas já não há nada a fazer, por agora, pois já está pronto o aqua e foi ajustado à localização pretendida, sabem que nestas coisas de introduzir elementos decorativos em casa tem o avale e toque feminino :-D.

Relativamente ao equipamento, este fórum tem sido precioso, a rocha viva e a calha foram aquisições feitas por aqui.

A calha tem 3 hqi 150 w 14000 e 2 actinicas.

Esta semana começo a fazer as ligações até porque chega o escumador um bubble 200. Com tempo tirarei fotos e remeto à consideração do fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho noção de que as medidas não são as mais indicadas, principalmente a largura, mas já não há nada a fazer, por agora, pois já está pronto o aqua e foi ajustado à localização pretendida, sabem que nestas coisas de introduzir elementos decorativos em casa tem o avale e toque feminino :).

Relativamente ao equipamento, este fórum tem sido precioso, a rocha viva e a calha foram aquisições feitas por aqui.

A calha tem 3 hqi 150 w 14000 e 2 actinicas.

Esta semana começo a fazer as ligações até porque chega o escumador um bubble 200. Com tempo tirarei fotos e remeto à consideração do fórum.

 

 

Força com isso. Vamos estar a espera das fotos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais