dubaslaich Publicado Outubro 27, 2008 Publicado Outubro 27, 2008 Bom dia, Estou pela primeira vez no forum, pois estou interessado em iniciar esta aventura... Como iniciante, estou completamente "fora". Com a vossa experência agradeço que me informem o tamanho ideal do aquario e qual, os peixes (estou mais virado para os Guppys) e o restante material a ter em conta. Também gostava de saber a manutenção que é necessário no inicio e gastos para além da compra dos mateirias. Acham que posso começar com material usado????? Aguardo vossas resposta Obrg. Citar
ZABOU Publicado: Outubro 27, 2008 Publicado: Outubro 27, 2008 Antes de mais bem vindo!!!! Pesquisa por cá, lé tudo o que puderes e começa já por cá : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=66945 Assim por alto : O tamanho : Quanto maior melhor. É mais fácil controlar os parâmetros da agua num aqua grande, e apesar de o investimento inicial ser maior, no final saí mais barato do que um pequeno (é que se começares por um pequeno, daqui uns meses já vais querer trocar) Material : Aqua, luz, filtro, substracto, fauna, flora, testes, alimentos, fertilizantes etc..... Manutenção : Mudança de água a maioria do pessoal fala em 1x por semana, no inicio é mais, depois de bem montado hà quem só faça de 15/15dias, volta e meia lavar os filtros, podar as plantas, arranjar novos donos para o monte de Guppys que nascem etc.... Podes poupar uns trocos valentes com material usado. É uma questão de pesquisares bem, decidires aquilo que queres e ver cá pelos classificados, aparecem boas oportunidades. Boa leitura! Isabel "Zabou" Citar
dubaslaich Publicado: Outubro 27, 2008 Autor Publicado: Outubro 27, 2008 Antes de mais bem vindo!!!! Pesquisa por cá, lé tudo o que puderes e começa já por cá : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=66945 Assim por alto : O tamanho : Quanto maior melhor. É mais fácil controlar os parâmetros da agua num aqua grande, e apesar de o investimento inicial ser maior, no final saí mais barato do que um pequeno (é que se começares por um pequeno, daqui uns meses já vais querer trocar) Material : Aqua, luz, filtro, substracto, fauna, flora, testes, alimentos, fertilizantes etc..... Manutenção : Mudança de água a maioria do pessoal fala em 1x por semana, no inicio é mais, depois de bem montado hà quem só faça de 15/15dias, volta e meia lavar os filtros, podar as plantas, arranjar novos donos para o monte de Guppys que nascem etc.... Podes poupar uns trocos valentes com material usado. É uma questão de pesquisares bem, decidires aquilo que queres e ver cá pelos classificados, aparecem boas oportunidades. Boa leitura! Isabel "Zabou" Obrigado Zabou, Por acaso já tinha estado a ler esses tópicos O grande problema é que eu tb não queria gastar mto dinheiro Estou a ficar mto interessado neste hobbie mas tb tenho receio de estar a investir numa coisa onde não tenho mto tempo para me dedicar, por isso apenas investir numa coisa mais pequena e ai gradualmente ver onde posso ir. Pelo que me apercebi o ideal seria: Aquario 60lts Filtro cascata Um pequeno termometro, pois já vi que há algumas dificuldades nas mudanças da água O melhor para: Plantas?? Subtracto??? Os testes??? ALimentos??? Obrigado pela ajuda... Vou ficando tb a aguardar por mais respostas Citar
ZABOU Publicado: Outubro 27, 2008 Publicado: Outubro 27, 2008 Pelo que me apercebi o ideal seria: Aquario 60lts o pessoal fala em 100L, mas se realmente não queres começar em grande já dá, foi por aí que comecei Filtro cascata Ou externo, aí o pessoal mais experiente que te diga Um pequeno termometro, pois já vi que há algumas dificuldades nas mudanças da água O termómetro é importante para criar um bom ambiente para os teus peixes, quanto às dificuldades se te estás a referir às mudanças de temperatura na hora da TPA, olha que não é assim tão complicado quanto isso O melhor para: Plantas?? Para principiante anubias, feto de java, musgo de java, cabomba, elodea. Com um pouco de substrato fertil e um mínimo de luz, podes ter outras plantas sem ser das mais exigentes Subtracto??? Se meteres areia acho melhor algum substrato fertil nem que seja do mais simples/barato, mas também há quem use só akadama Os testes??? PH - Este teste mede o nivel de acidez/alcalinidade. O ph determina o tipo de peixes e também o grau de toxicidade da amónia, é por isso um teste fundamental. NH3/NH4 - Este teste mede a amónia no aquário. É fundamental. NO3 - Teste de nitratos. Fundamental. O nivel de nitratos diz-nos quando devemos fazer TPA's e ajuda a perceber fenomenos como booms de algas ,etc. ALimentos??? Depende dos peixes que meteres. Deves montar primeiro o aqua, ciclar, e conforme os parâmetros da água (pH) é que ficas a saber que peixes podes ter. Quanto a valores, eu por exemplo comprei o meu aqua de 60x30x30 com filtro e aquecedor em promoção no feiranova por 60€, mas por cá já vi usados por esse preço ou menos. As plantas podes comprar em qualquer loja de aquariofilia, ou vês por cá pelo forum, há sempre quem tenha para dar ou vender a preços muito bons. Os peixes igual. Então os Guppys e Mollis é mesmo fácil pois reproduzem-se que nem coelhos e depois o pessoal nem sabe o que fazer a tantos. Os testes são um pouco caros mas isso, não há muito como fugir. Boa sorte. Citar
Recommended Posts