Recommended Posts

Publicado

Tenho de comprar um chiller para o meu reef. De cada vez que a temperatura passa dos 30 graus na rua (como agora), a minha agua vai para cima dos 28 graus, mesmo com as pressianas fechadas, ventilador na divisão, bombas de agua a apontar para a superficie, reduzindo o periodo de iluminação, etc.

Assim venho pedir sugestões para um bom chiller com as seguintes caracteristicas:

- silencioso quanto possivel

- capaz de reduzir a temperatura da agua em 3 a 4 graus num aqua com 300 litros de agua

- com bomba de agua interna (dentro do chiller) para não ter mais uma bomba dentro do aqua

- pequenas dimensões

Alguem conhece algum?

Obrigado. Paulo

Publicado:

Já experimentaste uma ventoinha a soprar ao longo da superficie da água? No me caso resulta muito bem. A temp. fica à volta de 26-26,5ºC.

O que a ventoínha faz é aumentar a evaporação da água através de um fenómeno que tem o nome de Convecção forçada :roll:

O problema é um aumento considerável de humidade na divisão onde se encontra o tanque e claro está, na quantidade de água de reposição.

A mim dá-me jeito pois permite dosear mais hidróxido.

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Tenho infelizmente 2 problemas com esse metodo:

- a divisão tem 1 PC, 1 TV e 1 HiFi (muita humidade e estou a deitar isto para o lixo...)

- a divisão está virada para oeste (sol forte à tarde), e é no último piso (mais quente), portanto a ventoinha não consegue acompanhar a subida de temperatura

Publicado:

Um dia virá em que também terei o mesmo problema, mais precisamente no dia em que uma aquário de 500 ou 600L ocupará o lugar do actual.

Já decidi que nessa altura instalo aqui um ar condicionado. Para mim é a melhor maneira. Por €600 a €750 arranja-se já bonzinho. Não é muito mais caro que um chiller e também beneficia a casa. Aliás quando o comprar digo à minha mulher que é para casa e que a questão do aquário é secundária :roll:

Se esta estratégia não resultar tenho que comprar um chiller (refrigerador)....sem ela saber!

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

500 litros... tenho um de 300 litros (450 litros volume total), mas 500 ou 600 seria uma maravilha.

estás a pensar em ar condicionado dos portateis ou para a casa toda? tenho ouvido falar que é perigoso (para o AC) ter uma saida de ar na divisão do aquario.

isto porque existe sempre uma humidade salgada no ar, que é absorvida pelo AC e que o vai corromper com alguma rapidez. e depois o custo de reparação do AC é bastante elevado.

isto também se aplica a AC's portateis, mas como são mais baratos, o impacto financeiro é menor.

Publicado:

Para a casa toda???? Para isso teria que investir uma fortuna.

Estou a pensar nos normais AC de parede e esses são fixos e portanto confinados a só uma divisão.

Para a casa toda teria que comprar vários ou então uma unidade central enorme e instalar condutas (largas!!!) pelas paredes.... não é viável.

Um portátil seria o ideal. O problema é o diametro do tubo de exaustão por onde sai o calor extraído, deve ter pelo menos uns 10cm.

Tinha que furar as paredes com esse diâmetro (um pouco mais) das divisões onde quisesse usar o A/C.

Em relação à humidade salgada não tenho certezas porque nunca estudei isso. O sal não se evapora, só a água na sua forma mais pura. Não será da evaporação que virá a humidade salgada.

Esse sal que andará no ar, poderá eventualmente resultar de uma eventual micro vaporização da água do aquário quando esta está em contacto com o ar.

Neste caso as "partículas" de água salgada que andam no ar são tão pequenas que não será difícil chegarem bem longe do aqua.

É bem possível, principalmente no escumador e à superfície do aqua desde que haja muito movimento desta.

Em relação à corrosão talvez ajude teres a sump dentro de um armário daqueles que também incluem um espaço para a iluminação normalmente aberto só em cima. Uma solução será fechares também por cima das luzes e abrires uns furos no móvel entre as lâmpadas e a superficie da água. Nesses furos instálas uma ventoínha de um lado e do outro um tubo em fole em PVC (vende-se no AKI) e pões a exaustão para bem lonje dali, de preferência para a rua.

Se tiveres lampadas fluoresentes, a ventoínha vai ter que soprar acima destas e não entre estas e a água.

Não será uma solução estética mas ajudará a diminuir a corrosão do A/C. Vais é gastar mais água de reposição.

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

também tive essa discussão infinita sobre a evaporação da agua salgada. eu ainda não vi acontecer e ninguem me conseguiu convencer disso.

mas dizem (e nisso já acredito) que a movimentação/ondulação na superficie do aquario provoca micro-salpicos de agua salgada suficientemente leves para qualquer corrente de ar os levar para todo o lado (que mo disse até jurou que tinha camadas de sal finissimas em divisões onde não estava o aquario...). é assim que entra no ar condicionado

as tuas sugestões para anti-corrosão são boas, mas tenho alguem em casa que me impede de alterar a estetica do aquario (já foi uma sorte encontrar um movel que fosse aceite....)