Iluminação e outras dúvidas


Recommended Posts

Boas

 

Estou finalmente a ultimar a montagem do meu futuro mini-reef e como qualquer iniciante as dúvidas são muito mais que as certezas.

 

Pelo que tenho lido em relação á utilização de água da torneiro aqui no forum já vi que o melhor (por impossibilidade para já de ter OI) será carregar com os garrafões de agua natural. :P

 

O meu aqua tem 70©x40(a)x40(l) e por enquanto não vou montar sump.

Acham que posso ter desvantagens em não criar logo sump e apenas colocá-la um dia mais tarde (dentro de 2/3 meses)?

 

Em relação á iluminação tenho tentado obter muitas informações aqui no forum mas os conceitos de PC. T5. T8 e afins ainda não me fizeram muito sentido. Alguém me pode aconcelhar uma iluminação porreira para as dimensões do aqua e tendo em conta que vou querer colocar alguns corais. Tinha tb preferência pelo espectro azulado que se vê em alguns reefs e que é para mim o mais bonito.

 

Outra dúvida que tenho é em relação á temperatura. Devo regular o aquecedor (ou as ventoinhas nesta época do ano :D ) para que temperatura?

 

As reposições de água evaporada devem ser depois feitas apenas com água sem qualquer adiçãod e sal?

 

obrigado

 

1 abraço

 

Rui Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acham que posso ter desvantagens em não criar logo sump e apenas colocá-la um dia mais tarde (dentro de 2/3 meses)?

 

Há alguns excelentes aquários sem sump! Tens que ser rigoroso nas trocas de água. A sump vai ser muito útil para adicionares alguns suplementos ao aquário e principalmente para poderes aumentar o volume de água. De resto podes perfeitamente sem ela...

 

Em relação á iluminação tenho tentado obter muitas informações aqui no forum mas os conceitos de PC. T5. T8 e afins ainda não me fizeram muito sentido. Alguém me pode aconcelhar uma iluminação porreira para as dimensões do aqua e tendo em conta que vou querer colocar alguns corais. Tinha tb preferência pelo espectro azulado que se vê em alguns reefs e que é para mim o mais bonito.
Penso que para um aquário com as dimensões do teu o ideal era pensares em colocar T5 ou PC´s - todsa elas em conjunto com as T8 (as mais vulgares) fazem parte do conjunto das lampadas florescentes. Ficas um pouco limitado em relação ao corais que podes colocar mas para um aqua dessas dimensões com uma HQI irias ter uma subida de temperatura muito acentuada. Se optares por HQI coloca uma de 70W que te resolve o problema. A iluminação "azul" é feita através de lampadas actinicas, no caso das florescentes e por lampadas de temperaturas de cor acima dos 10000K no caso das HQI.

 

Outra dúvida que tenho é em relação á temperatura. Devo regular o aquecedor (ou as ventoinhas nesta época do ano  :P  ) para que temperatura?

 

Nesta altura do ano, tal como em todo o ano deves manter a temperatura do aquário entre 24 e 26ºC

 

As reposições de água evaporada devem ser depois feitas apenas com água sem qualquer adiçãod e sal?

 

A água que evapora não contém sal e por isso a que colocas para a repor também não pode ter. Se assim fosse irias aumentar a salinidade do aqua.

 

A reposição deve ser feita com a adição de kalkwasser por forma a estabilizares o Ph e aumentares o Kh (tenta fazer uma pesquisa no Fórum sobre este tema)

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma coisa.apesar de ires buscar agua natural tens ke possuir na mesma um aparelho de osmose.pois a agua doce que vais repor nao pode ser agua da torneira.para remediar tenta arranjar um amigo que te venda uns bons litros de agua de osmose.para ires repondo conforme a agua se for evaporando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas

 

Em relação á reposição já sei que será necssário a água de OI a qual vou optar por comprar por enquanto e daqui a mais uns mesitos investir na compra de OI.

 

Mas continuo com dúvidas quanto á iluminação.

Caso coloque um projector hqi de 70w que tipo de lampadas lhe posso colocar. A minha dúvida prende-se precisamente com o que o Diogo indicou: "A iluminação "azul" é feita através de lampadas actinicas, no caso das florescentes e por lampadas de temperaturas de cor acima dos 10000K no caso das HQI."

 

Que tipo de lampadas (ou qual a intensidade ou cor se for melhor o termo) posso ou devo colocar num hqi de 70w?

Posso combinar um hqi de 70w com mais uma actinica para dar o tom azul? Já agora matem a minha curiosidade e ignorância. As actinicas podem ser colocadas em calhas para florescentes ou não? :P

 

Obrigado e 1 abraço

 

Rui Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caso coloque um projector hqi de 70w que tipo de lampadas lhe posso colocar. A minha dúvida prende-se precisamente com o que o Diogo indicou: "A iluminação "azul" é feita através de lampadas actinicas, no caso das florescentes e por lampadas de temperaturas de cor acima dos 10000K no caso das HQI."

 

No caso de colocares uma HQI só podes jogar com a temperatura de luz.

 

Que tipo de lampadas (ou qual a intensidade ou cor se for melhor o termo) posso ou devo colocar num hqi de 70w?
Não tenho a certeza de quais as lampadas disponíveis no mercado para esta potencia, mas penso teres de 6500, 10000 e 14000 kelvins - a luz azul vai aumentando com a temperatura de cor.

 

Posso combinar um hqi de 70w com mais uma actinica para dar o tom azul? Já agora matem a minha curiosidade e ignorância. As actinicas podem ser colocadas em calhas para florescentes ou não?

 

As actinicas são lampadas florescentes! Como tal podem ser colocadas nas calhas de florescentes. E sim, podes e deves combinar a HQI com uma ou 2 actinicas.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Rui...

Apenas um concelho. Se puseres HQI avanca para 150W. Ficas mais bem servido para esse aquario... nao te preocupes com a variacao de temperatura porque consegues controlar com as ventuinhas. Eu tinha 150W em 60 litros e na altura tive essa duvida entre 70 e 150 e nao fiquei nada areependido com a escolha.

 

Coloca 1 HQI de 150W 14.000K sozinha ou entao 1 de 10.000K + 1 calha de actinicas. Talvez fique um pouco mais caro a segunda hipotese, mas consegues melhorar a simulacao de amanhecer e anoitecer o que assusta muito menos os peixes. Mas, e uma questao de habito... Talvez hoje se montasse um minireef so colocaria 1 HQI de 14.000.

:P

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda

 

Já me decidi pela hqi de 150w (com lampada de 10.000K). Como sei que o vicio não vai diminuir mais vale comprar já uma que depois possa usar mais tarde num aquário maiorsito. :(

 

Agora só preciso de ajuda para as actinicas. Alguém me ajuda a escolher isto também? Quantos w me aconcelham. Basta uma calha com uma lampada ou será melhor duas?

 

Se tudo correr bem segunda feira vou carregar a água natural. :?

 

Alguém sabe sitios em que o carro tenho bom acesso o mais perto possivel da água na zona de "lisboa" (cascais / sintra)?

 

1 abraço

 

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se puderes coloca uma calha com duas Actinicas.

 

O melhor local para a recolha é no Cabo Raso, mesmo junto ao Farol do lado direito. Se fores em direcção ao Guincho quem vai de Cascais, passas a Guia e depois é o primeiro farol que te aperece do lado esquerdo (vermelho).

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais