Dúvidas para Novo Áqua


aroeira

Recommended Posts

Boa noite.

 

Estou a dar os primeiros passos e preciso de ajuda, apesar de ter andado a lêr umas coisas ainda tenho muitas dúvidas.

 

O Aquário:

100x30x40cm Sirius

Filtro Aquapor 1000

Iluminação F30 T8/GR

Aquecedor Aquamatic Plus 200W

 

 

Areão no fundo misturado com uns grãos de substrato?? poroso que me venderam na loja e uma rocha que arranjei e fervi.

Algumas plantas (não sei sequer a espécie, mas tentarei postar as fotos para alguma ajuda).

Estou a pensar colocar fundo azul escuro.

Tenho mantido a luz acesa cerca de 10-12horas

 

 

- Montei tudo na 5ªFeira passada (6 dias atrás) e venho reparando que algumas plantas estão a ficar "queimadas". O que pode ser?Como resolver?

- Estava inicialmente a pensar só colocar peixes ao fim de 3 semanas, mas pelo que li hoje entendi que devia pôr já 2 ou 3 peixes resistentes para activar o ciclo(pensei em um guppy macho e duas fémeas)?? Será assim?? Pois sem eles não se forma a colónia de bactérias?? Estou um pouco confuso.

- Talvez deva criar mais espaços/esconderijos. Posso fazê-lo já com os peixes no aquário??

 

Aceitam-se sugestões, opiniões e conselhos!!

 

O meu Obrigado

 

J.Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Estou a dar os primeiros passos e preciso de ajuda, apesar de ter andado a lêr umas coisas ainda tenho muitas dúvidas.

 

O Aquário:

100x30x40cm Sirius

Filtro Aquapor 1000

Iluminação F30 T8/GR

Aquecedor Aquamatic Plus 200W

 

 

Areão no fundo misturado com uns grãos de substrato?? poroso que me venderam na loja e uma rocha que arranjei e fervi.

Algumas plantas (não sei sequer a espécie, mas tentarei postar as fotos para alguma ajuda).

Estou a pensar colocar fundo azul escuro.

Tenho mantido a luz acesa cerca de 10-12horas

 

 

- Montei tudo na 5ªFeira passada (6 dias atrás) e venho reparando que algumas plantas estão a ficar "queimadas". O que pode ser?Como resolver?

Era melhor vermos primeiro as fotos das plantas.

 

- Estava inicialmente a pensar só colocar peixes ao fim de 3 semanas, mas pelo que li hoje entendi que devia pôr já 2 ou 3 peixes resistentes para activar o ciclo(pensei em um guppy macho e duas fémeas)?? Será assim?? Pois sem eles não se forma a colónia de bactérias?? Estou um pouco confuso.

Podes fazer isso e se quiseres podes acrescentar bactérias em frasco (Sera Nitrivec - JBL Denitrol, etc...) para acelerar o ciclo.

 

- Talvez deva criar mais espaços/esconderijos. Posso fazê-lo já com os peixes no aquário??

Podes fazer as alterações que quiseres quando quiseres.

 

Aceitam-se sugestões, opiniões e conselhos!!

 

O meu Obrigado

 

J.Paulo

Que testes fizeste à água? pH, KH, amónia (NH4/NH3), nitritos (NO2), nitratos (NO3), tudo testes que deveriam acompanhar-te ao longo da vida do aquário, sobretudo após a introdução dos primeiros peixes (de 4 a 6 semanas).

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

tens uma iluminação muito fraca.......possivelmente poucas (ou nenhuma) planta se vai dar bem com tão pouca iluminação.

 

Tens feito fertilização liquida (ou outra)?????

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pelas vossa intervenções.

 

Pelo que tenho lido tenho que colocar iluminação de 50W a minha parece que tem 30W. Certo?

Hoje tinha intenções de adquirir 3 Guppy´s...mas na loja deram-me a volta e comprei umas placas para o fundo, lã de vidro, tubo de saída, pure laterite e activador de filtração biológica...e vou recomeçar...peixes só daqui a 1 mês??

Falta ainda bomba de ar e o Kit dos testes...mas vamos com calma.

Na nova instalação devo colocar água do furo (zona da Charneca de Caparica PH 7.0) ou é preferível a da rede com o aquasafe??

 

Isto está a dar luta!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pelas vossa intervenções.

 

Pelo que tenho lido tenho que colocar iluminação de 50W a minha parece que tem 30W. Certo?

Hoje tinha intenções de adquirir 3 Guppy´s...mas na loja deram-me a volta e comprei umas placas para o fundo, lã de vidro, tubo de saída, pure laterite e activador de filtração biológica...e vou recomeçar...peixes só daqui a 1 mês??

Falta ainda bomba de ar e o Kit dos testes...mas vamos com calma.

Na nova instalação devo colocar água do furo (zona da Charneca de Caparica PH 7.0) ou é preferível a da rede com o aquasafe??

 

Isto está a dar luta!!

 

 

Os guppys são resistentes, julgo que sejam bons para o inicio do ciclo. Os que usei para o mesmo efeito foram os tetra fantasma que me serviram perfeitamente. Recomendo que tenhas cuidado com a introdução de qualquer peixe pcausa da variação brusca de temperatura.

 

como o Tilapia ja tinha dito

podes acrescentar bactérias em frasco (Sera Nitrivec - JBL Denitrol, etc...) para acelerar o ciclo.

isso vai acelerar bastante o ciclo. Para te certificares que este esta completo e estavel convem teres os tais testes. quando tiver tudo dentre dos parametros normais....podes começar a adicionar peixes...lentamente

 

a agua é melhor ser da torneira...a de furo nao tem grande vantagem...e pode estar contaminada...

 

cumprimentos

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pelas vossa intervenções.

 

Pelo que tenho lido tenho que colocar iluminação de 50W a minha parece que tem 30W. Certo?

Hoje tinha intenções de adquirir 3 Guppy´s...mas na loja deram-me a volta e comprei umas placas para o fundo

Isso são placas de fundo para filtragem de fundo? Mas já tinhas um filtro... ou estarei a confundir com outra coisa? É que realmente precisa de uma bomba de ar que mencionas mais adiante. É um sistema obsoleto pois os filtros internos e externos são muito mais eficazes e de manutenção mais simples.

 

, lã de vidro, tubo de saída, pure laterite e activador de filtração biológica...e vou recomeçar...peixes só daqui a 1 mês??

Lê as instruções do produto. Um mês de certeza que não é.

 

Falta ainda bomba de ar e o Kit dos testes...mas vamos com calma.

Na nova instalação devo colocar água do furo (zona da Charneca de Caparica PH 7.0) ou é preferível a da rede com o aquasafe??

 

Isto está a dar luta!!

Não conheço a composição micro-biológica e química da água do furo. Eu jogaria pelo seguro da torneira.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!

 

Na loja disseram-me que os dois filtros podem trabalhar em conjunto e que o do fundo tem a vantagem de criar uma colónia de bactérias bastante maior (no areão).

De qualquer forma vou mesmo vazar o aquário pois de inicio usei a água do furo e poderá não ser a opção mais prudente. Quanto às plantas vamos ver o que sucede, talvez a temperatura também fosse demasiado elevada (28º).Não esquecendo a fraca potência da iluminação.

Aquela história de 1 mês também não me parece, talvez vá introduzindo lentamente um ou outro peixinho...até porque o meu filhote já está em stress a aguardar pelos moradores do aquário.

Ainda não consigo postar as fotos das plantas...lá chegaremos.

Amanhã vou meter mãos à obra!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boasd,

De facto podem trabalhar os dois filtros ao mesmo tempo.

Acontece que os filtros de fundo estão em vias de extinção porque é o próprio areão que faz a filtragem mecânica e rápidamente fica sujo como o Diabo. Terás então um trabalho muito maior para aspirar o fundo.

Terias de o fazer na mesma mas não com a frequência que esse sistema de filtragem obriga. O outro filtro faz o serviço só por si.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ja tive um aqua com filtro de fundo... e quando o limpava...era montes de porcaria

na altura nao sabia da existencia de ciclo de azoto... por isso nao fazia tpa nem testes nem nada...era mesmo só comidinha e agua de reposiçao loool ...so o limpava de 6 em 6 meses...fazia nele criaçao de guppys... a dada altura..devia ter entre 50 e 70 guppys. ahahahahhah nao sei como isso era possivel... mas era assim k funcionava

 

sei que existem bacterias que consomem os nitratos...mas que apenas existem em condiçoes de baixos niveis de oxigenio...talvez o filtro biologico permitisse a existencia dessas bacterias... mas nao deve ser...se nao ja tinham inventando um sistema k simulasse essas condiçoes e que fosse facil de limpar...

 

acho k se usas o filtro com bomba..nao precisas de tar a usar o biologico que só te traz a desvantagem de sujas a areia.

 

cumprimentos

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...sei que existem bacterias que consomem os nitratos...mas que apenas existem em condiçoes de baixos niveis de oxigenio...talvez o filtro biologico permitisse a existencia dessas bacterias... mas nao deve ser...se nao ja tinham inventando um sistema k simulasse essas condiçoes e que fosse facil de limpar...

JBL BioNitratEx. Faz precisamente o que dizes e é reutilizável com um banho em água salgada, acho eu.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.