Criação de Discus


henriquecss

Recommended Posts

Boas,

 

Vou adquirir um cubo 45x45x45 para fazer criaçao de discus.O tamanho do cubo é bom? Mais tarde pretendo adquirir outro igual e tenho um 60x35x40.

Gostava de saber para o cubo qual o filtro que deva escolher, estava a pensar de cascata mas filtro de esponja tambem e bom qual aconselham?

Tersmostato 100W ou 150 W deve chegar.

 

Agora os peixes como não tenho dinheiro para um casal so se for mais baratos do que os que eu vi até agora. Tenho pensado em comprar mais ou menos 5 juvenis esperar que cresçam e ver se tenho a sorte de ter um casal e depois por os outros noutro aquario ou vendo. Acham bem?

E luz não sei se vale a pena por so uma coisa de 20w ou então nada.

 

O cubo vai ser só vidro , termostato ,filtro e um cone.

Gostava de ouvir algumas dicas.

 

Um abraço,

 

Henrique Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de pensares em criação de discus, pensa primeiro na manutençao de discus e o conhecimento de como se trata estes belos peixes...

...depois mais tarde pensa nisso...aqui na aquariofilia e principalmente com discus a " paciencia" é a nossa melhor amiga.

Mas atençao é so o meu ponto de vista....

Boa sorte com os juvenis.

Editado por Ricardo 23
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

A juntar ao que o Ricardo disse tenho que perguntar,se te vais iniciar na aquariofilia e logo em discus?Segundo tenho lido os dicus são dos peixes mais complicados de cuidar,convém muito tempo para te dedicares a eles e experiência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

A juntar ao que o Ricardo disse tenho que perguntar,se te vais iniciar na aquariofilia e logo em discus?Segundo tenho lido os dicus são dos peixes mais complicados de cuidar,convém muito tempo para te dedicares a eles e experiência.

Boas,

 

Não me estou a iniciar na aquariofilia ja tive bastantes especies e gostava de ter discus. Tenho lido bastante sobre discus e penso que é um peixe interessante e que gostaria de ter.

Editado por henriquecss
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a experiência até agora correu bem e tens lido bastante e te achas preparado e tens dinheiro para a compra,porque não? :crazyeyes:

As coisas vão ser compradas aos poucos. Mas acho que estou preparado.

Editado por henriquecss
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Além de subscrever totalmente o que o Ricardo disse, fica a pergunta... Onde vais por esses 5 juvenis durante o seu crescimento se tens só esses dois cubos?? Nunca nada abaixo dos 200 litros... E, honestamente, acho que os Discus iriam ficar muito tristes a viver num ambiente desses...

 

A criação deve ser feita por pessoas muito experimentadas na manutenção desta espécie, com todas as condições para o fazer, ou de outra forma, acabarás por ter um aviário... de peixes!

 

Mas esta é a minha opinião. Vale o que vale.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Além de subscrever totalmente o que o Ricardo disse, fica a pergunta... Onde vais por esses 5 juvenis durante o seu crescimento se tens só esses dois cubos?? Nunca nada abaixo dos 200 litros... E, honestamente, acho que os Discus iriam ficar muito tristes a viver num ambiente desses...

 

A criação deve ser feita por pessoas muito experimentadas na manutenção desta espécie, com todas as condições para o fazer, ou de outra forma, acabarás por ter um aviário... de peixes!

 

Mas esta é a minha opinião. Vale o que vale.

Tenho um cubo e uma aqua 60x35x40

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se bem percebi, a ideia é comprar 5 juvenis, um cubo para criação...e meter os peixes lá dentro...

 

Bem... para os peixes... 4 paredes de vidro sem mais nada...deve ser horrível.

 

Para quem os tem... o "quadro" tambem é bastante feio...

 

 

Não será melhor para todos, peixes e donos, ter um aqua plantado, todo bonitinho?

 

É que ainda vais ter que esperar um aninho até que os peixes comecem a desovar.

 

E um ano a olhar para um aqua vazio... bom... depende dos gostos... mas na sala não deve ficar lá muito bonito...

 

 

 

Na minha opinião, qualquer pessoa pode comprar 5 ou 6 Disquinhos, meter num aqua de 60 ou 80 Litros.

 

Dois ou tres meses...

 

 

Depois...

 

Bem... depois a escolha é, naturalmenta, feita!

 

Ou se apaixonam por estes peixes, e, assim que começarem a crescer, compram um aquario grande, e vão aprendendo, e tratam bem deles...

 

Ou... os peixes acabam por morrer e as pessoas por desistir, e ainda bem que desistem... pois os peixes não têm a culpa de ir parar ás mãos de quem não sabe, não se preocupa, não lhes dá as condições MÍNIMAS para viverem.

 

Esta é a verdade...nua e crua...quem gosta, gosta...quem não gosta...coma menos.

 

 

Mas tambem te digo uma coisa...

Quanto mais conheço os meus Discus... mais encontro semelhanças entre eles e os seres humanos.

 

Eu tenho dois casais e um suposto macho no mesmo aqua.

Já vi, por várias vezes, os dois machos à porrada... e a fêmea de um deles ir buscar o "companheiro" que estava a lever porrada...mas não desistia... inclusivamente, meter-se entre ele e o outro, suavemente, devagarinho, (tal e qual como as Mulheres tão bem sabem fazer, com diplomacia...não com "peixeirada") e lá consegue levar o companheiro para o seu território e assim acalmar os animos.

 

Tenho visto cenas... que são tal e qual... como nós.

Às vezes, parace que a fêmea está a "falar" por gestos com o macho.

 

Ela diz-lhe, claramente, que quer desovar, onde quer desovar, e anda atras dele até ter a certeza que ele vai com ela.

 

 

Estranhamente, hoje, com a trovoada, os dois casais tinham disquinhos ainda com 48 horas, alguns já agarrados aos pais, e...

De repente, uma cena de pancadaria, comeram os alevins todos...

 

E ... o que mais me admira, e não é normal em Discus...

 

Uma fêmea deve ter achado que o macho dela não estava à altura de ser pai... trocou-o.

Deu porrada na outra fêmea, e juntou-se ao outro macho.

 

Tudo isto me podia passar despercebido, mas o estranho, são as semelhanças que encontro no comportamento deles e do nosso.

 

A forma como a femea afastou a outra é perfeitamente "animal" ... deu-lhe porrada e pronto.

 

Já a forma como ela "engatou" o macho... acho, em tudo, semelhante ao comportamento humano..

 

Enfim... para quem passa algum tempo a observar os seus Discus, o que eu escrevi deve fazer sentido, para os outros... não dá para explicar em duas palavras...

 

Bem...desculpem lá o testamento...lol, mas serve para conhecer um pouco mais os Discus... e ser mais responsável, tentar dar-lhes as melhores condições possíveis...que serão sempre más...comparando com a liberdade.

 

 

P.S. - Espero que não fiques chateado com o que disse.

 

Na minha opinião, DEVES SIM, comprar 5 juvenis, para colocar num aqua plantado, bonitinho.

 

Depois... deixa a vida correr... e vais aprendendo, decidindo o que fazer...

 

Abraço

Editado por slowmottion
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas eu tenho 6 discus juvenis adequiridos ao menbro lacs num áqua de 250 litros , plantado , com 2 troncos e pelo que vejo eles gostam de se esconder quando sentem alguma coisa estranha (tipo a pinça para podar as plantas ) as plantas e os troncos são o seu refugio

pessoalmente um aqua plantado com discos fica SOBERBO mas isto é a minha opinião , de queres por 5 ou 6 discus pensa num aqua a partir dos 250 litros

 

 

até breve

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ele disse que vai ter dois cubos e tem um aqua de 80 litros eu acho que ate chega( espaço nao é problema) quanto a ser ou nao ser plantado acho que fica mais bonito, mais caro e mais trabalho dá mas quase de certeza sera melhor para eles viverem

 

boa sorte nos discus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais