ampularias a nascer - questões


patriarca

Recommended Posts

Pessoal

 

depois de há duas semanas ter visto o cacho (cor salmão) na tampa do aqua, reparei ontem que o mesmo se tinha quebrado ao meio e tinha perdido a cor salmão para ficar branco. Ontem tentei olhar para o aqua, mas como tenho pedras brancas no fundo não vi nada, hoje já reparei que tenho umas boas dezenas de minúsculas criaturas.

 

Outra coisa, há uma semana, ao lado do caho inicial surgiu novo cacho, pelo que presumo que mais duas semanas vou ter mais "novidades".

 

Perdoem a foto, mas é este o estado dos dois cachos. Os sacanas foram para um canto muito estranho colocar os ovos, daí a fraca foto.

 

IMG_2581.jpg

 

Tenho entretanto duas questões que gostaria de ter as vossas opiniões:

 

1) tenho já o declit em pó para colocar nas TPA como sugeriram, vou já começar hoje, faço bem ? Que mais cuidados devo ter, posso continuar a colocar cenoura meio cozida no aqua ?

 

2) estou a pensar arranjar um novo aqua mais pequeno, apenas para colocar as ampulárias, pois imagino que vão ser muitas. No entanto, devido ao espaço em casa não estou a contar ter um sistema de filtro, antes estou a pensar mudar agua de 2 em 2 dias.

 

É uma ideia disparatada ou nem tanto ?

Se for aceitável, que percentagem de água do novo aqua devo mudar ? metade de 2 em 2 dias ?

Posso colocar água do meu áqua principal ?

 

Obrigado

 

Nelson

[b][color="#0000FF"][font="Tahoma"]Nelson Patriarca[/font][/color][/b]
[i][b][color="#FF0000"]Running my First Aqua since 03/05/08[/color][/b][/i]

My blog: [url="http://omeioeamensagem.blogspot.com"]http://omeioeamensagem.blogspot.com[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola patriarca antes de mais parabens pelas posturas

 

sim fazes bem em meteres ja o decalcit

em relaçao ao aqua onde as vais meter

quantos litros leva ?

podes la meter as ampularias na boa so que vais ter que mudar metade da agua por dia pois as ampularias sao muitas

 

sim podes meter do teu aqua principal e da torneira arranja tambem uma pedra calcaria para meteres no aqua onde vais metelas

 

qualquer coisa e so teclares

fica bem

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António

 

Só queria saber se o podia fazer, ainda não comprei nada, mas estava a pensar num de 25l, mais do que isso não posso ter por aqui em casa (falta notória de espaço), assim deixava umas crescerem no aqua e outras no novo espaço, à medida que as ia tentando despachar.

 

Que achas ?

 

N.Patriarca

 

 

 

ola patriarca antes de mais parabens pelas posturas

 

sim fazes bem em meteres ja o decalcit

em relaçao ao aqua onde as vais meter

quantos litros leva ?

podes la meter as ampularias na boa so que vais ter que mudar metade da agua por dia pois as ampularias sao muitas

 

sim podes meter do teu aqua principal e da torneira arranja tambem uma pedra calcaria para meteres no aqua onde vais metelas

 

qualquer coisa e so teclares

fica bem

[b][color="#0000FF"][font="Tahoma"]Nelson Patriarca[/font][/color][/b]
[i][b][color="#FF0000"]Running my First Aqua since 03/05/08[/color][/b][/i]

My blog: [url="http://omeioeamensagem.blogspot.com"]http://omeioeamensagem.blogspot.com[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

Temos muitas Ampulárias, não é?

Pois, como estás a pensar despacha-las?

Eu tenho 5 adultas num áqua de 17 litros, só para elas, com filtro e aquecedor, mas todos os dias aspiro o fundo... agora vou mudar as grandes para um de 26 litros para não me arriscar depois a aspirar as pequenas quando nascerem... ou isso ou fico com o aquário num susto, sujam mesmo muito, de qualquer forma o meu conselho mesmo sério não metas nada no fundo... o vidro é óptimo de limpar, tenho um aspirador a pilhas e é tão fácil, mas ás vezes penso como seria sem ele ou com pedras no fundo, parte umas conchas da praia e mete numa meia de vidro, depois pendura no áqua, eu pus cascas de búzios e caracóis do mar e sei lá o quê, depois para limpar...

Que corra bem, não te esqueças de dizer o que tencionas fazer a tantas ampulárias... eu já separei o meu macho das fêmeas!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais