Bótia palhaço


Pete & Mary

Recommended Posts

Olá amigos e amiguinhas!

Tenho recentemente visitas no meu aquario de caracóis minusculos....Andei a ler no forum e pelo que observei o melhor "remédio" são os bótias palhaço.

Agora as pergunta são:

 

Os botias estragam-me as plantas?

Dão-se bem com cardinais tetra (neon), pinguins, plecos, corys, pangassius, gouramis e tetra buenos aires?

Quantos devo meter no aquario? (640 litros uteis)

Obrigado,

Editado por Pete & Mary

Pete & Mary

 

Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os botias são muito pacíficos, dão-se bem com todo o tipo de peixe que referiste, porem comem as plantas.

 

Cump.

Vitor Franco

 

Olá!

Comem as plantas em que escala? até desaparecerem? e se andarem bem alimentados, continuam a comer?

 

Obrigado,

Pete & Mary

 

Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quem conteste a minha afirmação de que os botias comem as plantas, mas por experiência própria eu seu que eles comem.

 

Enquanto são novos, não comem, e se forem habituados a comer pastilhas de spirolina, até pode ser que nem comam.

 

Os meus comem principalmente os rebentos, quando as folhas mais velhas são rijas e eles não comem.

 

Cump.

Vitor Franco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Comem as plantas em que escala? até desaparecerem? e se andarem bem alimentados, continuam a comer?

 

Obrigado,

 

 

Eu pessoalmente, desisti do Botia, amim saiu um alentetejano de primeira!

Não quer fazer nenhum!

 

Passei ao nivel seguinte: Anentome Helena(Caracois que comem caracois).

Já estão comigo a 2 semanitas. 5 no aqua comunitário e 2 que chegaram ontem na maternidade.

 

Começo a encontrar algumas cascas no areao, penso que daqui a 2 meses será o fim do da praga!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho no meu aquário 3 bótias, tendo a mais velha 5 anos. Não me têm tocado nas plantas, mas no aquário onde estão tenho valisnerias e fetos de java.

 

O que te posso dizer é que embora peixes pacíficos, se se assustarem dão grandes impulsos e levam todas as plantas que encontram à frente. Por outro lado lado, à procura de comida podem levantar alguma planta de tapete que possam ter.

 

Cumprimentos,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho uma pergunta . até que ponto comem caracois? tem de ter um tamanho pequeno ou qualquer caracol marcha ? e já agora qual o tamanho dos caracois para que os botias os possam comer

 

já agora : Pergunta a quem souber é favor responder obrigado

Editado por Elkoko
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho uma pergunta . até que ponto comem caracois? tem de ter um tamanho pequeno ou qualquer caracol marcha ? e já agora qual o tamanho dos caracois para que os botias os possam comer

 

já agora : Pergunta a quem souber é favor responder obrigado

 

 

Se tiveres a falar do Botia Palhaço..."conta a lenda" que tudo que é invertebrado marcha.(Quando o tive num aqua de 20L limpou os caracóis e uma colónia de 10 red's)

"Conta a lenda"...Eu digo isto agora porque o botia que eu tenho depois da mudança de aquário parece um membro do governo...anda a chular o contribuinte, vulgo EU. E não faz o seu trabalho.

Agora a falar a serio...os botias são muito bons a eliminar caracóis praga e também podem virar-se para os outros caracóis sem ser a malfadada praga. Deves ter mais do que um exemplar, visto que é um peixe de cardume.

No meu caso o botia tomou um comportamento passivo, calculo que seja devido a solidão e a ter encontrado outros atractivos nas suas refeições.(Este peixe também cresce para um tamanho considerável).

 

Se tiveres a falar do Anentome Helena, embora exista já alguma informação acerca deste caracol. Existe ainda muito por descobrir.

Neste momento tenho 5 exemplares num aqua de 200L, com 3 ampularias,já presenciei um ataque a uma ampulária. Continuo com as 3 vivas. Ao nível da praga em si, já começo a encontrar cascas no fundo do aquário, porem ainda existem muitos caracois.

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

No meu aquário de 260l tenho 3 bótia palhaço, que adoro, mas não os acho muito eficazes no combate à praga de caracóis - andam vários nos vidros e eles népias, nem lhes ligam.

Mas há um que me ataca as ampulárias, que são enormes, maiores que ele, mas ele vai e morde-as :P

 

Já no meu de 60l tenho 2 anantome helena e isso sim, é eficiência - numa semana eliminaram uma praga de caracóis causada pela minha sogra - que gostava de ver os peixes a comer :D

 

Quanto a mim, acho que a melhor maneira de controlar esses caracóis é controlar a comida - de forma a que a menor quantidade possível caia no fundo - e assim matá-los à fome.

 

Mas se andarem por lá alguns nem faz mal, pois ajudam a limpar o aquário.

 

Só tem que se controlar para não haver explosões de reprodução.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas não ha nenhuma estirpe de botias que não coma caracois ? mas já agora uma estirpe que seja parecido aos botias palhaços (da forma de um peixes) se sim qual ?

 

obrigado

 

 

Vê este site : http://www.loaches.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.