filtro UV


Recommended Posts

Boas ...

 

O filtro UV é normalmente colocado após o filtro e antes da devolução da água ao aqua.

Basicamente o filtro UV destrói germes, bactérias, algas em suspensão, por acção da radiação UV emitida pela lâmpada.

Dependendo do objectivo da utilização deste tipo de filtros e da capacidade do aqua, assim a potência da lâmpada que deverás escolher.

Tens imensos tópicos aqui no fórum, que explicam para que serve, como funciona, etc. É só procurar.

Há malta que diz que o filtro UV deve ser usado com muito cuidado pois mata as bactérias e inutiliza o nutrientes que estão na água... Há outros que dizem que não.

Eu sou dos que dizem que não faz mal nenhum.

Abraço,

Editado por popxunga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

O filtro UV é normalmente colocado após o filtro e antes da devolução da água ao aqua.

Basicamente o filtro UV destrói germes, bactérias, algas em suspensão, por acção da radiação UV emitida pela lâmpada.

Dependendo do objectivo da utilização deste tipo de filtros e da capacidade do aqua, assim a potência da lâmpada que deverás escolher.

Tens imensos tópicos aqui no fórum, que explicam para que serve, como funciona, etc. É só procurar.

Há malta que diz que o filtro UV deve ser usado com muito cuidado pois mata as bactérias e inutiliza o nutrientes que estão na água... Há outros que dizem que não.

Eu sou dos que dizem que não faz mal nenhum.

Abraço,

 

Em aquarios plantados, muitas horas de uso torna-se prejudicial para as plantas, pois elimina os nutrientes existentes na coluna de água

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

O filtro UV é normalmente colocado após o filtro e antes da devolução da água ao aqua.

Basicamente o filtro UV destrói germes, bactérias, algas em suspensão, por acção da radiação UV emitida pela lâmpada.

Dependendo do objectivo da utilização deste tipo de filtros e da capacidade do aqua, assim a potência da lâmpada que deverás escolher.

Tens imensos tópicos aqui no fórum, que explicam para que serve, como funciona, etc. É só procurar.

Há malta que diz que o filtro UV deve ser usado com muito cuidado pois mata as bactérias e inutiliza o nutrientes que estão na água... Há outros que dizem que não.

Eu sou dos que dizem que não faz mal nenhum.

Abraço,

 

sabes de algum site onde posso ver alguns filtros uv?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

www.aquaristic.net os filtros uv da jbl são mais em conta!

Recomendo! Tenho um JBL de 9w e noto claramente resultados!

 

Quanto a preços, posso dizer que os vi em lojas a mais do dobro do preço do que paguei na aquaristic. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um aquario de 400 L que potencia aconselham ?

Boas,

No meu caso, o meu aqua tem 475 l e o meu objectivo foi destruir algas em suspensão (tinha a água completamente verde)

Adquiri um JBL de 9W e foi suficiente. Liguei-o 24h/dia durante 1 semana a água ficou cristalina ao fim desse tempo.

Se fosse para esterilização já teria que ter optado pelo de 18 W pois o de 9W já não teria arcaboiço para tanta água.

Abraço,

Editado por popxunga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

No meu caso, o meu aqua tem 475 l e o meu objectivo foi destruir algas em suspensão (tinha a água completamente verde)

Adquiri um JBL de 9W e foi suficiente. Liguei-o 24h/dia durante 1 semana a água ficou cristalina ao fim desse tempo.

Se fosse para esterilização já teria que ter optado pelo de 18 W pois o de 9W já não teria arcaboiço para tanta água.

Abraço,

 

Pois para mim era tambem para prevenir o aparecimento de algas.

 

Tu ligas te o UV ao que ?

 

Actualmente ainda o utilizas? qual é o horario que utilizas ?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ....

 

Eu montei assim:

 

AQUA ----> Filtro -----> Filtro UV ------> AQUA.

 

Actualmente não estou a utilizar porque as lâmpadas UV perdem a eficácia ao fim de um certo número de horas de funcionamento.

 

Quando tive o problema com as algas... digamos que foi um grande problema, pois a água ficou tão verde que nem via os peixes.

Quando liguei o filtro, acabei por deixá-lo ligado 24x7 durante dois meses.

Dirão alguns, que foi demais. O que é certo é que algas nunca mais as vi.... tirando algumas que aparecem nos vidros ... mas isso é normal.

Que eu me tenha apercebido, o facto de ter o UV ligado aquele tempo todo, não produziu qq efeito nefasto sobre o meu plantado.

As plantas continuarem de boa sáude e a desenvolverem-se bem.

 

Se é para prevenir, acho que podes pôr o UV a funcionar só durante 2 ou 3 horas por dia que deve chegar.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ....

 

Eu montei assim:

 

AQUA ----> Filtro -----> Filtro UV ------> AQUA.

 

Que filtro era esse?

 

è que segundo o que tive a ler, por exemplo para determinados filtros, kando o seu debito de Litros/Hora é muito grande, o filtro UV nem faz efeito. Tem que ter menos Litro/h.

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Que filtro era esse?

 

è que segundo o que tive a ler, por exemplo para determinados filtros, kando o seu debito de Litros/Hora é muito grande, o filtro UV nem faz efeito. Tem que ter menos Litro/h.

Se o teu filtro for potente demais para o que pretendes, podes ligar o filtro UV a uma bomba de circulação com a potência (lts/h) que pretendes. :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

 

Basicamente o filtro UV destrói germes, bactérias, algas em suspensão, por acção da radiação UV emitida pela lâmpada.

 

Há malta que diz que o filtro UV deve ser usado com muito cuidado pois mata as bactérias e inutiliza o nutrientes que estão na água... Há outros que dizem que não.

Eu sou dos que dizem que não faz mal nenhum.

Abraço,

 

Filtros uv's para aqui e para ali.

Só queria salientar que a lampada uv de espectro/onda germicida é a uvc

Por exemplo a uva é conhecida como luz negra utilizada na detenção de notas falsas, detenção de provas na investigação forense etc.

 

desculpem o esclarecimento, mas tive um colega que fez um filtro uv com uma lampada uva, que depois foi para o lixo e eu tinha o avisado, mas ele dizia que era tudo igual...depois viu que não.

 

cumps,

Editado por Máquina

João Gonçalves

 

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtros uv's para aqui e para ali.

Só queria salientar que a lampada uv de espectro/onda germicida é a uvc

Por exemplo a uva é conhecida como luz negra utilizada na detenção de notas falsas, detenção de provas na investigação forense etc.

 

desculpem o esclarecimento, mas tive um colega que fez um filtro uv com uma lampada uva, que depois foi para o lixo e eu tinha o avisado, mas ele dizia que era tudo igual...depois viu que não.

 

cumps,

Tens razão. Eu devia ter escrito UVC ... mas baldei-me ao C :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que filtro era esse?

 

è que segundo o que tive a ler, por exemplo para determinados filtros, kando o seu debito de Litros/Hora é muito grande, o filtro UV nem faz efeito. Tem que ter menos Litro/h.

 

O filtro era um JBL com uma lâmpada de 9W.

Como não tenho bomba, o que fiz foi reduzir o regime de filtragem para a água passar mais devagar e portanto estar exposta mais tempo à radiação UVC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

Esse não conheço ... mas presumo que funcione bem tb e sempre é mais barato que o da JBL....

Abraço,

 

Pois é. Mas sera que a qualidade é a mesma dos da JBL ?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

Só alguém que conheça os dois é que te poderá responder.

O JBL funciona bem... Esse não sei... Mas como é + barato talvez valha a pena experimentares

Se funcionar bem vais ficar satisfeito.

Se funcionar mal, vais ficar chateado pois vais acabarás por gastar dinheiro duas vezes.

Espera a ver se mais alguém se pronuncia.

Editado por popxunga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André ...

Se leres este tópico do princípio, encontrarás a resposta a duas das tuas 3 perguntas.

O aparelho não necessita de mais nada para funcionar. Apenas tens que o ligar à corrente depois de o instalares de acordo com as instruções.

Abraços

Editado por popxunga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.