petty Publicado Setembro 6, 2008 Publicado Setembro 6, 2008 (editado) Boas tarde a todos, tenho uma calha DIY com duas lampadas t5 54w, 6500k e suporte para duas economizadoras que nunca chegaram a ser utilizados, como plantei gloss e como só estão as t5 ligadas que faz o 108w para 200lt (+/-) a gloss não esta a crescer cm devia, como tal hoje comprei duas economizadoras 6400k 11w que equivale a 55w day-light, mas agora estou na duvida pois lembrei que tenho duas lampadas t5 guardadas em casa com pouco tempo de uso (cerca de 2 meses), troquei as lampadas a um mês e meio passei de duas de 10000k para duas 6500k, quando fiz a calha coloquei duas de 6500k passado dois anos substitui as lampadas por duas novas só que em vez de comprar de 6500k comprei de 10000k, uma Aquamedic e a outra day-light, mas achei que o desenvolvimento das plantas com as de 10000k não era tão rápido quanto com as de 6500k, retirei as de 10000k e comprei duas de 6500k (como estava inicialmente), a minha duvida é se coloco as economizadoras ou altero a calha e coloco mais uma t5, o unico problema é que não tenho balastro electrónico mas acho que anda um balastro normal la para casa se bem que a duração com balastro normais é menor, que acham? Hipóteses: - Manter a calha, duas lampadas t5, 54w, 6500k mais as economizadoras de 55w cada, 6400k que faz um total de 218w - Manter a calha, duas t5, 54w, uma de 6500k e outra de 10000k, mais as economizadoras de 55w, 6400 que faz total de 218w - Alterar a calha e colocar três t5 de 54w, duas de 6500k e uma de 10000k total 162w Venham daí essas opinões? Link para o meu aqua: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...101451&st=0 Cumprimentos a todos Petty Editado Setembro 9, 2008 por petty Citar
petty Publicado: Setembro 9, 2008 Autor Publicado: Setembro 9, 2008 Vá la malta umas opiniões eram bem vindas, abraço Petty Citar
sergiocaneca Publicado: Setembro 9, 2008 Publicado: Setembro 9, 2008 Boas tarde a todos, tenho uma calha DIY com duas lampadas t5 54w, 6500k e suporte para duas economizadoras que nunca chegaram a ser utilizados, como plantei gloss e como só estão as t5 ligadas que faz o 108w para 200lt (+/-) a gloss não esta a crescer cm devia, como tal hoje comprei duas economizadoras 6400k 11w que equivale a 55w day-light, mas agora estou na duvida pois lembrei que tenho duas lampadas t5 guardadas em casa com pouco tempo de uso (cerca de 2 meses), troquei as lampadas a um mês e meio passei de duas de 10000k para duas 6500k, quando fiz a calha coloquei duas de 6500k passado dois anos substitui as lampadas por duas novas só que em vez de comprar de 6500k comprei de 10000k, uma Aquamedic e a outra day-light, mas achei que o desenvolvimento das plantas com as de 10000k não era tão rápido quanto com as de 6500k, retirei as de 10000k e comprei duas de 6500k (como estava inicialmente), a minha duvida é se coloco as economizadoras ou altero a calha e coloco mais uma t5, o unico problema é que não tenho balastro electrónico mas acho que anda um balastro normal la para casa se bem que a duração com balastro normais é menor, que acham? Hipóteses: - Manter a calha, duas lampadas t5, 54w, 6500k mais as economizadoras de 55w cada, 6400k que faz um total de 218w - Manter a calha, duas t5, 54w, uma de 6500k e outra de 10000k, mais as economizadoras de 55w, 6400 que faz total de 218w - Alterar a calha e colocar três t5 de 54w, duas de 6500k e uma de 10000k total 162w Venham daí essas opinões? Link para o meu aqua: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...101451&st=0 Cumprimentos a todos Petty Boas Eu tirava essas economizadoras!!! punha mais uma T5 54W com 1x4200K 2x8000K...... mas isto e a minha opiniao. cumps Sergio Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
canito Publicado: Setembro 9, 2008 Publicado: Setembro 9, 2008 Visto que tens um aqua com 200 litros, eu optava por 3 x 54 w t5. Em relaçao as plantas, isso depende um pouco do efeito visual que pretendes criar no aqua, mas deixo-te aqui a minha sugestão : -2 x 54 w t5 aquastar 10000k -1 x 54 w t5 grolux 8500k as lampadas aquastar, tem uma grande intensidade de iluminaçao e a lampada grolux é na minha opinião uma das melhores lampadas para plantados, com o "famoso" tom rosa. Ficas na minha opiniao com uma iluminaçao bastante intensa e equilibrada para as plantas de fundo que queres utilizar. E com um excelente efeito visual. Citar JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2
sergiocaneca Publicado: Setembro 9, 2008 Publicado: Setembro 9, 2008 Boas Consoante o tipo de crecimento e cores das plantas que queres podes usar diferentes temperaturas de cor (K), na teoria K mais baixos fazem cercer mais e favorece os tons avermelhados, K mais altos para plantas de tapete. Cumps Sergio Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
petty Publicado: Setembro 9, 2008 Autor Publicado: Setembro 9, 2008 Boa noite, antes de mais obrigado pelas opiniões Visto que tens um aqua com 200 litros, eu optava por 3 x 54 w t5.Em relaçao as plantas, isso depende um pouco do efeito visual que pretendes criar no aqua, mas deixo-te aqui a minha sugestão : -2 x 54 w t5 aquastar 10000k -1 x 54 w t5 grolux 8500k as lampadas aquastar, tem uma grande intensidade de iluminaçao e a lampada grolux é na minha opinião uma das melhores lampadas para plantados, com o "famoso" tom rosa. Ficas na minha opiniao com uma iluminaçao bastante intensa e equilibrada para as plantas de fundo que queres utilizar. E com um excelente efeito visual. Visto todas as que tenho terem pouco tempo de uso, vou tentar aproveitar aquilo que tenho, como tal posso deixar as 2 x T5 54w de 6500k (é o k esta de momento na calha) e acrescentar uma de 10000k da Aquamedic ( tem um tom rosa cm dizes e pelo que me andei a informar é uma das melhores marcar de lampadas para aquário, realmente é mais cara do que a outras que comprei de 10000k o que não quer dizer que o preço tenha haver com a qualidade) Boas Consoante o tipo de crecimento e cores das plantas que queres podes usar diferentes temperaturas de cor (K), na teoria K mais baixos fazem cercer mais e favorece os tons avermelhados, K mais altos para plantas de tapete. Cumps Sergio Olá Sergio, nem sei bem o que te dizer, este passado domingo o meu irmão mais novo esteve na minha casa para tirar umas fotos, na altura que ele ia tirar eu resolvi trocar uma da t5 de 6500k por uma de 10000k, bem onde eu quero chegar é que depois de tirar as fotos não troquei as lampadas de novo, e hoje reparei que a minha Stellata (com cerca de 10 cm de altura) esta diferente as folhas em dois dias cresceram mais espaçadamente e não ouve diferença na gloss, e pelo que entendi no que disseste os K mais altos favorece plantas de tapete, como tal deveria ver diferenças na gloss, não era? Cumprimentos e mais uma vez obrigado. Petty Citar
sergiocaneca Publicado: Setembro 10, 2008 Publicado: Setembro 10, 2008 Boa noite, antes de mais obrigado pelas opiniões Visto todas as que tenho terem pouco tempo de uso, vou tentar aproveitar aquilo que tenho, como tal posso deixar as 2 x T5 54w de 6500k (é o k esta de momento na calha) e acrescentar uma de 10000k da Aquamedic ( tem um tom rosa cm dizes e pelo que me andei a informar é uma das melhores marcar de lampadas para aquário, realmente é mais cara do que a outras que comprei de 10000k o que não quer dizer que o preço tenha haver com a qualidade) Olá Sergio, nem sei bem o que te dizer, este passado domingo o meu irmão mais novo esteve na minha casa para tirar umas fotos, na altura que ele ia tirar eu resolvi trocar uma da t5 de 6500k por uma de 10000k, bem onde eu quero chegar é que depois de tirar as fotos não troquei as lampadas de novo, e hoje reparei que a minha Stellata (com cerca de 10 cm de altura) esta diferente as folhas em dois dias cresceram mais espaçadamente e não ouve diferença na gloss, e pelo que entendi no que disseste os K mais altos favorece plantas de tapete, como tal deveria ver diferenças na gloss, não era? Cumprimentos e mais uma vez obrigado. Petty Boas Ao teres uma iluminacao com menos K as plantas teem tendencia a ir procurar a luz logo cresce mais em altura se aumentares os K a plantas nao precisa de ir ao encontro da luz pois ele ja la esta logo ira se manter com a altura que tem ou "crescer para os lados", nunca viste a experiencia da planta tapada (tipo vaso escuro) em cima de uma planta e um furo de lado para entrar luz? o resultado e que a planta vai crescer mas toda inclinada para o lado da luz...o efeito e um pouco o mesmo com o teu aqua. Cumps Sergio Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
petty Publicado: Setembro 10, 2008 Autor Publicado: Setembro 10, 2008 Boas Ao teres uma iluminacao com menos K as plantas teem tendencia a ir procurar a luz logo cresce mais em altura se aumentares os K a plantas nao precisa de ir ao encontro da luz pois ele ja la esta logo ira se manter com a altura que tem ou "crescer para os lados", nunca viste a experiencia da planta tapada (tipo vaso escuro) em cima de uma planta e um furo de lado para entrar luz? o resultado e que a planta vai crescer mas toda inclinada para o lado da luz...o efeito e um pouco o mesmo com o teu aqua. Cumps Sergio Ok, enquanto não compro os suportes para mais uma t5 vou deixar na calha uma de 10000k e outra de 6500k, abraço e obrigado Cumps Petty Citar
Recommended Posts