filtro uv


Recommended Posts

boas ,

tenho um aquario com discos , tem cerca de 230 litros de agua , plantado, (reais sao cerca de 200, pois tem areao plantas e troncos ) ...

estou a pensar comprar um filtro uv , e venho pedir opinies em relacao ao numero de W que deve ser o filtro , e ja agora em relacao a marcas ..

desde ja agradeco opinioes ....

obrigado ...

cumps ..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ,

tenho um aquario com discos , tem cerca de 230 litros de agua , plantado, (reais sao cerca de 200, pois tem areao plantas e troncos ) ...

estou a pensar comprar um filtro uv , e venho pedir opinies em relacao ao numero de W que deve ser o filtro , e ja agora em relacao a marcas ..

desde ja agradeco opinioes ....

obrigado ...

cumps ..

 

Boas Ricardo.

 

Em primeiro lugar porque queres colocar um filtro uv? estou a perguntar-te isto porque tambem já passei por isto e tenho um aqua +- como o teu e com o mesmo cenário que apresentas.

No meu caso tive um D-Bary de 11w que acabei por vender.

 

Existem sempre prós e contras neste tipo de filtro, pois para plantados pode não ser boa ideia pois pode destruir alguns nutrientes.

 

Cumps

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Atenção a radiação ultravioleta não é um filtro e sim um sistema de esterilização do meio onde se encontra, ou seja não tem qualquer interacção físico / química com a água. Devido ao seu baixo comprimento de onda consegue penetrar nas membranas celulares ou plasmáticas de organismos como bactérias, algas, etc, destruindo-lhes a cadeia genética.

 

Respondendo a tua questão propriamente dita, quando bem optimizado um esterilizador de 5W chega para o teu volume de água, depois a marca não interessa, o que interessa é o desenho do esterilizador (lisos, compartimentados e em espiral) e o tipo de lâmpada, existem. Se tens dinheiro para gastar e queres uma coisa tipo "plug and play", compra um em espiral, se não compra o mais barato que encontrares e faz a optimização do sistema.

 

Tem um bom filtro antes do esterilizador, diminui bastante o fluxo de água à passagem do mesmo de modo a elevares o máximo que conseguíres o tempo de contacto entre a radiação e o volume a esterilizar. No inicio mantêm o sistema a trabalhar 24 horas e depois podes reduzir para poucas horas por dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

o filtro uv , e para 2 coisas , uma delas e as algas , a outra e mesmo para esterlizar a agua , e sempre uma ajuda , alem de tambem tornar a agua um pouco mais limpida ... corrijam me se estou errado ....

a filtracao esta boa , tenho um filtro da tetra de 1200l/h com ceramicas , esponja ,turfa, la vidro , e um eheim 2215 (620l/h), com ceramica , esponja , la de vidro e uma materia filtrante anti-nitratos (jbl bionitratex)...

agora o meu pedido de esclarecimento em relaçao aos W , e a marca , pois tambem nao pooso gastar muito ... apesar de que se for um preco ligeiramente mais alto e o equipamento for melhor , prefiro pagar um pouco mais ... daí eu vir pedir opinioes ...

dese ja agradeco as opinioes ja dadas , e agradeco as que vierem ...

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

O esterilizador não faz qualquer tipo de filtragem é um "tubo" com uma lâmpada, e também não elimina as algas, nem as "algas" azuis cianobactérias) como já vi pessoas a comprar a pensar que iriam ficar com o aquário limpo. Somente as algas livre são eliminadas, tal como todos os outros microorganismos que passem por aquele ponto do sistema.

 

Se quiseres um esterilizador económico compra um JEBO de 7W.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.