Crystal Red: Classificação de grades


Jorge Gonçalves

Recommended Posts

Boas,

 

Este artigo pretende, de forma resumida, identificar as principais diferenças existentes entre as vários graus de Caridina Cf. Cantonensis 'Crystal Red'.

 

A classificação baseia-se, essencialmente, na percentagem de branco e vermelho e pela solidez dessas mesmas cores. Alguns graus, são ainda subdivididos tendo em conta caracteristicas específicas do seu padrão.

 

Tenho conhecimento da existência de duas classificações diferentes, mas que diferem essencialmente, na nomenclatura atribuida a cada um dos graus:

 

  • Alemã: identifica os vários graus desde K0 a K12. Para mais informações, podem consultar o seguinte link: www.crystalred.de.
  • Inglesa: faz a identificação por letras. Sendo o sistema mais utilizado em Portugal, é sobre esta classificação que vou debruçar-me.

Crystal Red SSS - o corpo é todo branco e tem algumas marcas vermelhas na cabeça. Tanto a cor branca como a vermelha são sólidas.

 

ssscrs.jpg

 

Crystal Red SS "Double Hinomaru" - tem dois circulos vermelhos, um maior a meio das costas e outro pequeno, mais perto do rabo.

 

hinonoentry.jpghinonoentrydark.jpg

 

Crystal Red SS "No Entry Sign" - tem um círculo grande vermelho a meio das costas com um traço branco no meio, que faz lembrar o sinal de trânsito "Trânsito Proíbido".

 

hinonoentry2.jpgnoentrydark2.jpg

 

Crystal Red SS "Hinomaru" - tem um círculo grande a meio das costas (existem alguns sites que o classificam como S+).

 

crs1.jpgcrs11.jpg

 

Crystal Red S - a cor branca é claramente predominante e tanto o branco como o vermelho são sólidos. Tem obrigatoriamente 4 bandas brancas (excluíndo o rabo).

 

crs6.jpg

 

Dentro desta classe, podem ainda ser classificados de duas formas:

 

  • "V-Band"
    - a mancha vermelha a meio do corpo tem a forma de um "V".


crs3.jpgcrs13.jpg

 

  • "Tiger Tooth"
    - a mancha vermelha a meio do corpo tem um traço branco descendente no meio, que faz lembrar um dente, daí a designação de "Dentes de Tigre". Quanto mais longo for o traço branco, maior é a cotação do camarão.


crs5.jpgcrs12.jpg

 

Crystal Red A - a cor branca é ligeiramente superior à vermelha e tanto o branco como o vermelho podem denotar alguma transparência, embora pequena. Tem 3 bandas brancas (excluíndo o rabo).

 

crs7.jpg

 

Crystal Red B - a cor vermelha está claramente em maior percentagem e tanto o branco como o vermelho denotam transparência.

crs9.jpg

 

Crystal Red C - as bandas de cor branca são quase inexistentes e mesmo o vermelho possui muito pouca solidez.

 

crs10.jpg

 

Sendo o Crystal Red fruto de um apuramento genético da forma selvagem dos camarões " Bee", esta classificação é válida, também, para a Caridina cf. cantonensis 'Bee'.

 

Editado por Jorge Goncalves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.