Recommended Posts

Publicado

Ora boas

O meu problema é o seguinte, eu tenho para ali um aqua há +/- 5meses tenho 2 escalares, ? neons, 3 vidros, 5 gupys, 4platys e a equipa de limpeza... (corys otts e bla bla...) há e um caracol maçã, estava a pensar me virar para os discus, mas desde que comecei a observar os discus nas lojas, me surgiu algumas duvidas, primeiro de tudo os ph's tanto vejo discus com phs entre 6 e 6.4 como hoje numa loja vi um com o ph a 8.2, o meu aquário é comunitário por isso sempre tive como objectivo manter o ph nos 6.8-7.0 que é o valor que sai da torneira, quanto ao gh tenho a 6-8. Ouvi falar que a akadama (ULTRA-SPECIAL) é muito boa para os discus porque mantém o ph por volta dos 6.4, mas depois vejo discus em certas lojas com ph acima dos 8, não sei em quem confiar!

O meu aqua leva cerca de 200L brutos é plantado, tenho um filtro externo eheim que debita por volta dos 2000l/h tpa's cerca de 25-30% de 3 em 3 semanas +/-, nunca passa das 3semanas, mais para menos do que mais para mais.

Se mudar para os discus vou retirar os escalares os gupys e os platys.

Agora algumas perguntas que ainda não encontrei a resposta certa!

Qual o valor do ph&gh para os discus?

Quais as especies que não posso ter juntas com os discus?

Que cuidados essências devo ter?

Quantos +/- posso meter no aqua? estava a pensar no máximo 4, estes vão ficar neste aquário "até morrer"

Off-topic

Não há por ai ninguém que tenho disquinhos para venda?

Obrigado desde já

Cumps

Cumps
Pedro Silva

Publicado:

boas tudo bem

quanto ao ph eu no meu aquario anda a volta dos 6.8 a 7 e os discus estao impecaveis como são de criadores nacionais estão abituados a este tipo de ph . Especies que podes ter com os discus são cardinais , neons , coridoras. No meu caso tenho coridoras , botias palhaço, 1 escalar que anda junto com os discus na boa .

Cuidados a ter uma alimentaçaõ variada granulado flocos comida congelada artemia , comida congelada para discus com 30% de Artemia, kriil congelado , pate caseiro feito em casa e muitas mudas de agua eu faço 4 vezes por semana para o meu aquario de 1.20 a volta de 50 litros de agua.

Quanto criadores na margem sul tens o João Machado e o Paulo J. Dias na amadora tens o Zé Carlos todos eles são a maneira é entrares em contacto com eles aqui no forum . Um abraço Zé

José Pereira

Publicado:

Sendo assim acho que vou só mesmo mudar a fauna, e fazer mais tpa's.

Estava a pensar nos "Red Pearl" e nos "Pigeon Blood"

Quanto a comida congelada e lifolizada, tipo artemia, larvas de mosquito vermelho e tubefex (acho que é assim que se escreve) já eu dou diariamente, a unica coisa que penso alterar é os flocos para o granulado.

Também não estava a querer mexer muito nos parâmetros da agua, porque assim estão mais que estáveis!

Vou tentar contactar algum desses nomes, porque comprar nas lojas não parece que o vá fazer, pelo menos em lojas não especializadas.

Obrigado

Cumps

Cumps
Pedro Silva

Publicado:

ola,

tem muita atençao aos nitritos, nitratos, amonia, e gh\kh baixo, de resto o colega jofranp já disse.

outra coisa, nao aconselho escalares com discus, embora existe quem os tenha juntos.

Publicado:
Sendo assim acho que vou só mesmo mudar a fauna, e fazer mais tpa's.

Estava a pensar nos "Red Pearl" e nos "Pigeon Blood"

Quanto a comida congelada e lifolizada, tipo artemia, larvas de mosquito vermelho e tubefex (acho que é assim que se escreve) já eu dou diariamente, a unica coisa que penso alterar é os flocos para o granulado.

Também não estava a querer mexer muito nos parâmetros da agua, porque assim estão mais que estáveis!

Vou tentar contactar algum desses nomes, porque comprar nas lojas não parece que o vá fazer, pelo menos em lojas não especializadas.

Obrigado

Cumps

Boas cuidado com as larvas de mosquito as vezes dao problemas e com discus nao e muito conveniente as unicas comidas que dou sao aquelas que te disse e os meus estao a maneira quanto aos pigion blood tenho os red gosto mais desses tambem a os blue ja nao gosto tanto (se quiseres ver a diferença vai ao site do stendeker) os red pearl pelo que estive a ver na net ja nao gostei tanto na minha maneira de ver acho que a mais bonitos . Quanto a criadores tenta ver no forum se ai na tua zona há criadores e vai ver eu prefiro comprar directamente ao criador porque da para ver como sao os pais do comprar na loja eu gosto de os comprar pequenos e ver o seu desenvolvimento. Um abraço

José Pereira