Novo Layout + Red Alenquer


Artur Jorge

Recommended Posts

Boas!!

 

Estou a tentar construir um novo layout transformando o meu antigo holandês em aquascape. Aceito opiniões e ideias.

 

 

IMAGE_173.jpg

 

IMAGE_171.jpg

 

IMAGE_168.jpg

 

Estou a pensar em aumentar a massa de plantas verdes no lado direito e colocar areia de silica no sulco que está sensivelmente no centro do aqua. À esquerda vou deixar a cuba e a eleocharis formar um tapete. Vou tentar colocar um musgo no tronco mas sem obstruir muito a visibilidade das plantas da rectaguarda...

 

Que mais coisas sugerem??

 

cumpts...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas estão a começar a desenvolver, particularmente a althernanthera e a eleocharis (o mesmo não posso dizer da cuba, grande parte da qual arrancada pelos discus).

 

 

IMAGE_174.jpg

 

Introduzi uma anúbia grande no canto direito

 

IMAGE_175.jpg

 

 

As algas estão a começar a surgir principalmente estas negras:

 

IMAGE_184.jpg

 

 

Tentei captar nesta foto umas algas verdes com aspecto de tufo que estão a invadir o aqua. Parecem ervas daninhas, basta um pequeno fragmento poisar sobre qualquer sitio para começar de imediato a crescer...

 

 

IMAGE_187.jpg

 

 

 

Aceito ajuda relativamente ao layout e especialmente para tentar combater as algas.

 

 

cumpts...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Da minha experiência, ou falta dela :P, anubias sem algas... é complicado. Consigo manter mais ou menos com TPAs e alguma fertelização, mas pouca (no meu caso). Julgo que o melhor mesmo é muitos TPAs.

 

Em caso extremo, podes sempre tirar as anubias e deixar as folhas por pouco tempo numa mistura com lixivia. Pois é, com lixivia as algas desaparecem todas. É o que costumo fazer com regularidade, por exemplo, ao difusor de CO2.

 

Um abraço,

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Nova actualização:

 

reduzi o horario do fotoperiodo de 12h para 10h e introduzi um filtro UV de 11w

 

IMAGE_193.jpg

 

IMAGE_194.jpg

 

IMAGE_198.jpg

 

As algas parecem estar a desacelerar... Mas creio ainda ter muito trabalho pela frente. A cuba tem tido um crescimento muito mediocre ao contrario da eleocharis que me parece vir rapidamente a ocupar toda a metade esquerda. Aceito criticas e comentários.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas algas de tufo que tens conheço-as eu de gingeira, sao minhas amigas intimas, são black brush algae, vulgo BBA. Oriiginadas normalmente por falta de CO2!

Aumenta a força do CO2 e elas começam a desaparecer.

As algas das pintas são green spots, originadas por niveis baixos de fosfatos... aumenta ligeiramente a concentraçao de fosfatos no aquario e em principio diminuem, mas não desaparecem, essas sao muito persistentes...

 

Quanto ao layout pareces ir no bom caminho. Eu optava por outro tipo de areia, mais fina, para fazer o rio, mas agora já é complicado mudar. Porque não fazes tapete com eleocharis em todo o aquario excepto na zona do rio?

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Utiliza seachem excel directamente nas BBA com uma seringa, tipo enches 5ml na seringa e vai injectando directamente nas plantas dentro do aquario, e desliga toda a circulação de água durante uns 2 ou 3 minutos no aquario para o excel actuar.

 

TPA, pois deves ter os nitratos altos... e ve os valores de PO4 pois isso torna-se incógnito pois depende muito do tipo de comida que dás aos teus peixes!!

 

cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Fiz ontem os testes de PO4 e NO3... resultados:

 

No3 = 5 ppm

PO4 = 4/5 ppm

 

Não sei como o PO4 disparou... ainda por cima isoladamente. Sempre que vi uma situação destas o NO3 acompanhava a subida. Fiz uma TPA de cerca de 70 L (aqua de 240L). Hoje os resultados eram:

 

NO3 = 5 ppm

PO4 = 2.0 ppm (o meu objectivo seria algo por volta dos 1.0 ppm)

 

Acham que deva fertilizar com NO3 (fertilizo diariamente com K e micros).

 

cumpts...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Fiz ontem os testes de PO4 e NO3... resultados:

 

No3 = 5 ppm

PO4 = 4/5 ppm

 

Não sei como o PO4 disparou... ainda por cima isoladamente. Sempre que vi uma situação destas o NO3 acompanhava a subida. Fiz uma TPA de cerca de 70 L (aqua de 240L). Hoje os resultados eram:

 

NO3 = 5 ppm

PO4 = 2.0 ppm (o meu objectivo seria algo por volta dos 1.0 ppm)

 

Acham que deva fertilizar com NO3 (fertilizo diariamente com K e micros).

 

cumpts...

 

 

boas

 

podes fazer mais uma tpa e depois adicionares o NO3 por volta dos 10ppm e deixando o PO4 mais o menos a 1ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho medido o NO3 e o PO4 e os valores têm sido +/- constantes: 5.0 e 1.0 respectivamente. As BBA continuam a desenvolver-se mas a minha maior preocupação são outras algas, verdes, de aspecto algodonoso. Cada vez que faço uma TPA retira um monte delas. O grande problema é que basta um pequeno fragmento à deriva que se agarre a uma qq zona do aqua para colonizar e gerar outro spot. Acham que fazer um apagão durante umas 48h ajuda?

 

cumpts...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!!

 

IMAGE_299.jpg

 

Como podem ver pela foto o aqua está a ficar cheio de algas verdes de aspecto semelhante a algodão. Tenho feito TPA's de 40% e utilizo UV de 11 w umas 4h por dia. Ontem medi os parametro antes de fazer a TPA e estavam a:

 

NO3 : < 5.0 ppm

PO4: 0.5 ppm

 

Tenho dois plecos, 1 SAE, perto de 1 centena de pequenos caracóis (desconheço a especie). Que me aconselham a fazer? Talvez um apagão de 2 dias?

 

 

cumpts....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As algas não dão descanso nenhum... estão a alastrar a uma velocidade incrivel, o tapete de eleocharis está completamente envolvido por elas. Acho que vou mesmo testar o apagão. Que outras sugestões me dão tendo em conta que utilizo UV 11 w 4 horas por dia, faço TPA 40 % uma vez por semana e os NO3 estão a 5 ppm e o PO4 a 0.5 ppm....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As algas não dão descanso nenhum... estão a alastrar a uma velocidade incrivel, o tapete de eleocharis está completamente envolvido por elas. Acho que vou mesmo testar o apagão. Que outras sugestões me dão tendo em conta que utilizo UV 11 w 4 horas por dia, faço TPA 40 % uma vez por semana e os NO3 estão a 5 ppm e o PO4 a 0.5 ppm....

 

Potassio quantos PPM metes diáriamente??

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.