paulojbsilva

Membro
  • #Conteúdo

    199
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por paulojbsilva

  1. As bactérias que precisas (aeróbicas e anaeróbicas) pelo que sei formam-se naturalmente, não precisavas de trazer água "poluída" de outro aquário...espero não estar a enganar-te sem querer. Os microorganismos que povoam as rochas vivas (copepods, amphipods, bristleworms, etc etc, ) não costumam "navegar" pela coluna de água. Experimenta espreitar o teu aquário umas horas depois de as luzes apagarem, com um lanterna. Devagar e com calma vais ver bicharada que nunca mais acaba.


    Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  2. Boas. Acho que não tens que te preocupar em não por um determinado coral porque é uma praga. Eles não crescem de um dia para a noite. E podes sempre ir retirando-os e fazendo frags para vender ou trocar.
    Quanto à rocha, 7,5kg é pouca mas é sem duvida um começo. Água maturada nunca ouvi falar. A água que temos num aquário estabelecido não está maturada, pois o que lhe acontece após algum tempo é perder elementos traço e ficar carregada de nitratos. Os nitratos não te adiantam nada no ciclo. O que precisas é amónia para as bactérias começarem a trabalhar . Mas pronto. Talvez mais uns dias, podes começar a fazer os testes e se não houver amonia é porque o ciclo já se iniciou. Depois talvez uns caracóis mais resistentes.


    Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  3. Boas Ricardo.
    Bem vindo aos salgados. Que tipo de corais pretendes manter? Moles, LPS ou SPS?
    Acho que deves pensar um pouco no layout que queres montar. Há quem tenha layouts muito abertos, com espaço para os peixes nadarem ou layouts mais cheios com muito suporte para corais e biodiversidade na rocha viva. Por isso, a quantidade é muito relativo...vai adicionando.
    Quanto ao sal, para o início acho que não é muito grave um mais barato. Desde que arranques com boa rocha viva, o sal durante o ciclo não é crítico. Depois, um TMC Pro ou algo dessa gama. Água do mar....já experimentei e não arriscaria agora. Cada vez menos, de facto. Boa água de osmose e um bom sal e está metade do caminho feito.
    Já agora de que zona és?
    Essa estrutura está com bom ar! Não te esqueças de a isolar bem. O sal é tramado...



    Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  4. Olá a todos
    Sou o Paulo e tenho 37 anos. Sou de Lisboa e apesar de andar nisto dos aquários desde miúdo, voltei agora com outra calma e aos salgados. Tenho um aquário de 180 litros mais 30 de sump, que tem dado algumas dores de cabeça e em breve vai ser desactivado para dar lugar a um novo. Espero poder contribuir e apreender com todos.
    Cumprimentos


    Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

    • Votar + 1
  5. Boas.

    Tenho um aquário montado à algum tempo mas não estou muito contente com a qualidade de vida que veio com a rocha. Nunca consegui ver pods de nenhum tipo...

    Tenho um pedido meio estranho, mas perguntar não ofende.

    Há algum membro do grupo que tenha um aquário bem maturado que aceite um pouco de rocha minha durante 2 ou 3 meses para ser colonizada por bicheza desse aquário, de modo a poder colonizar a rocha que tenho no meu e que seja da zona de Lisboa?

    Ficava muito agradecido.

  6. Boa noite a todos.

    Estou um bocado irritado com o barulho (zumbido do motor) que a minha Jebao DCT 2000 está a fazer. Está a elevar água a 110cm mais coisa menos coisa e como só está em fase de teste, usei uma mangueira de jardim. Já tentei mudar os niveis de potência mas simplesmente altera a frequência do ruido. Terá a ver com o diâmetro da mangueira? Isso influencia assim tanto? Alguma sugestão?

    Estou quase a dar em doido com o barulho sem saber o que fazer...

    Obrigado

  7. Boas,

    estou a planear o meu novo nano-reef e de repente tive aqui uma cena estranha na cabeça, que ainda não sei bem até que ponto se pode chamar ideia...a ver vamos.

    Ora o que me ocorreu foi criar um aquário, muito pouco profundo, coisa para uns 20cm de altura para ficar entre o aquário de display e a sump, com a intenção de albergar frags, mas ao mesmo tempo ser algo bonito de se ver. Pretendo manter a sump com as suas funções normais e manter lá todo o equipamento, mas algures no percurso entre o aquário de display e a sump, a água circular por este outro aquário.

    O que acham? Demasiada loucura? Não pergunto se poderá correr mal, porque há sempre tanta coisa que pode correr mal...eheh

  8. Boas,

    De facto estou a pensar fazer alguma quantidade de rocha para o meu novo aquário e até ando a pensar em criar uma espécie de armação plástica para suportar a argamassa em formas mais estranhas, uma espécie de esqueleto.

    Já agora, que cimento utilizou?

    Obrigado e cumprimentos,

    Paulo

     

     

    Sent from my iPhone using Tapatalk