Some Guy

Membro
  • #Conteúdo

    69
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    1
  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Some Guy

  1. Obrigado pela resposta!! Eu faço TPAs sempre uma vez por semana, cerca de 40-30% da água (deixo sempre repousar a água da torneira uma semana) e limpo o filtro (lavo a esponja em água velha do aquário) uma vez por mês! Dar de comer só consigo mesmo dar uma vez por dia por falta de tempo! É um peixe que já sofreu um bocado, foi o único de 6 a sobreviver ao ich, estava com a barbatana traseira toda desfeita mas recuperou com tratamento! Fiz agora a primeira dose de esha. Amanhã é o dia de fazer a TPA semanal e depois vou aplicar o esha 2000 outra vez! Espero que resulte!!
  2. Olá de novo! It's been a while! Tem andado tudo super com o aquário, adicionei 6 novos peixinhos há 4 meses e tem tudo corrido bem, o peixinho sobrevivente da epidemia de ich tinha estado a recuperar bem até hoje, quando reparei que um dos olhos dele estava muito inchado. Mais nenhum dos peixes tem indícios disto. O que acham que possa ser? Terá batido em alguma coisa? De resto está tudo normal com ele para já, nada bem, não se afastou do grupo e come bem.
  3. Então será seguro trazer-lhe uns amiguinhos? Deva fazer algum tipo de profilaxia antes/depois de pôr os novos peixes? Estava a pensar fazer TPA antes de trazer os peixes novos e depois, com eles já no aquário fazer o esquema profilático do esha2000 (e não fazer o exit porque na bula não fala em tratamento profilático, ficando só atento a sintomas).
  4. Já não parece ter as pintas(vou inserir foto que acabei de tirar), mas está muito assutadiço, nada rapidamente de uma ponta do aquário à outra quando me aproximo e esconde-se atrás/no meio do Java Moss.
  5. Boas, antes de mais obrigado pelos bons conselhos até agora! Queria dar um update em relação ao néon, ele ainda permanece vivo, infelizmente o comportamento ainda persiste, mas tenho notado que uma ou outra pepita de comida que fica no aquário vai sendo consumida, não tenho feito mudanças de água, dado o estado de stress que o bicho apresenta de forma permanente mal me vê a olhar para ele do outro lado do vidro.... Desta forma estou um pouco em situação de impasse pois tenho medo de que, ao trazer novos néons para lhe fazer companhia, estes ou venham com doença, ou apanhem doença deste que cá está. O que é que aconselham?
  6. Ele consegue se deslocar, mas com alguma dificuldade, mas comida ele parece mesmo recusar, já consegui fazer cair mesmo à frente dele comida e ele não fez o mínimo de esforço para a comer, ignorou por completo... Vou deixar a situação evoluir... Os que eu eutanasiei estavam mesmo letárgicos e à deriva... este ainda se desloca e até nada contra a corrente do filtro...
  7. Olá! Entretanto estou no último dia do ESHA exit e tenho neste momento um peixe no aquário. O outro já não fui a tempo e acabou por morrer no primeiro dia de ESHA exit (anteontem). Desde aí o peixe sobrante parece estável (apesar de ter a barbatana da cauda rota quase inexistente). No entanto não sei se vai sobreviver porque desde há dois dias que não come (ontem tentei alimentá-lo mas não demonstrou interesse). Alguma dica quanto ao que possa fazer? Na eventualidade do peixe sobreviver mesmo, quanto tempo pode ficar sozinho sem um cardume? A ideia que tenho é que não estar em grupo é stressante para os néons mas também não queria introduzir mais peixes demasiado cedo
  8. Sinceramente, simplesmente tirei o filtro velho e coloquei o novo adicionando a dose de manutenção recomendada de bactérias de aquário que tenho em frasco (foi aquilo que me foi indicado fazer na loja). Provavelmente também contribuiu para este descalabro todo 😞 nem sei o que fazer a seguir... Ainda tenho mais uma dose de antibiótico para amanhã, mas pelo andar da carruagem não me parece que os outros dois vão sobreviver. Depois disso, se vierem a falecer, terei de comprar novos peixes na mesma loja, apesar de não ser essa a minha vontade depois do que se sucedeu, mas em coimbra não existe outra que sequer chegue ao mesmo patamar de variedade e qualidade (o nome da loja é fitónia). A mesma espécie provavelmente não irei comprar, uma vez que me pode vir a acontecer o mesmo, tendo em conta o tamanho do aquário (13 litros) não me restam muitas opções, dentro dos peixes de cardume só se forem umas rasboras ou então uns neons rosa ou uns danio zebra (dizem ser mais resistentes, mas estes sei que ficam maiores e podem ser agressivos)... Talvez um beta?? Não sei... Edit: Isto depois de saber como tratar de eliminar a doença que estiver no meu aquário, porque senão vou só repetir a desgraça... Edit2: fui mostrar as fotos que tenho à dita loja eles rapidamente confirmaram que era ich, venderam-me o "esha exit" que também já tinha visto na net, é compatível com o outro esha que já estou a fazer. Espero que ajude a salvar os que faltam... se não resolver ao menos fico com o aquário desinfetado
  9. Mas notícias... outro morreu durante a noite e outros dois estavam mesmo muito mal no fundo do aquário quase sem se mexer, estou a aplicar óleo de cravo num recipiente à parte para esses dois para não sofrerem mais 😢 os restantes dois que sobraram estao a ficar com as barbatanas rompidas e não sei se vão sobreviver :( a próxima dose de esha é só daqui a umas horas... isto está a ser mesmo muito fulminante, não sei como é que foi acontecer, só pode ter sido quando introduzi o novo no aquário na semana passada, ou então por ter mudado de filtro 😥
  10. Muito obrigado! Já apliquei a dose correta, como a água em Coimbra é macia e a situação está um pouco grave optei por seguir as instruções da dose de emergência/dose de água macia (que é exatamente a mesma) que era o dobro da dose base. Espero que corra bem 🙏 Edit, consegui tirar uma foto melhor
  11. Já agora, o esha 2000 tem dois esquemas de tratamento: o normal e o de emergência. Qual deles aconselham a fazer tendo em conta o desenvolvimento da situação?
  12. Muito obrigado aos dois pelas dicas!! Hoje acordei e deparei-me com isto :( aumentei a temperatura da água mais 1/2 graus e vou agora buscar o tal antibiótico indicado, dado que parece ser uma emergência, tendo em conta a velocidade de evolução. Agora estão todos com bastantes pintas
  13. Olá de novo! Já se passaram uns mesitos, tem tudo corrido bem, no entanto, na semana passada, um dos meus neons assustou-se e acabou por morrer entalado contra o filtro que eu tinha durante a mudança de água. Comprei outro filtro menos invasivo (filtro cilíndrico de esponja com bomba de ar) e mais um neon na semana passada. Hoje reparei que alguns estão a começar a apresentar umas manchinhas brancas e tenho medo que seja a famosa "ich disease" ou "white spot disease", já estive a ver na net o que fazer e falaram de um antibiótico à base de verde de malaquite e formalina, mas eu nem tenho a certeza se os meus peixes estão doentes ou não. Pelo que envio algumas fotografias. Todos têm estas manchinhas, mas um em específico tem mais do que os outros (curiosamente não é o peixe novo, mas sim um que já aqui estava). Conhecem algum tratamento bom à venda em portugal? Desde já obrigado!!
  14. Muito obrigado!! Veio com arame em cruz que instalei atrás!! Numa das fotos vê-se um bocadinho dele, não sei se é isso que são os L's. Parece-me bem mais estável agora 😄 obrigado!!
  15. Boa tarde!! Obrigado pelas respostas!! Decidi mudar de móvel para ficar de consciência tranquila! Adquiri aquele movem que referi e que se pode ver nas imagens!!
  16. O desnível tem se mantido "estável" por isso deixei de me preocupar com o assunto, obrigado pela ajuda!!! No entanto, agora reparei numa falha mais grave (penso eu?) na prateleira! Tenho notado que a base da prateleira se está a dobrar um pouco! Consigo inserir uma folha de cartão na região central da base do aquário como podem ver nas imagens. Tenho medo que a base do aquário estale por causa disto! Acham que deva arranjar um novo móvel? Por exemplo este que tem uma carga máxima de 75 kg por prateleira? É um aquário é de 13-14 litros! A prateleira onde está instalado neste momento tem uma carga máxima de 30kg por prateleira.
  17. Boas malta, quero só dar um pequeno update no tanque, uma vez que entretanto me apercebi que há um pequeno desnível da água como podem ver na imagem. Não sei até que ponto será perigoso ou não ter assim o aquário. Pelo que consigo aferir o problema é mesmo o chão, não o móvel, é um prédio velhinho dos anos 60-70. Para além disto, como podem ver as salvínias evoluíram muito bem, tenho de estar sempre a remover algumas, estão confinadas apenas a uma região do aquário através de uma barreira meio improvisada que criei que tem funcionado muito bem para o efeito. Os neons também estão ótimos, costumo alimentar uma vez por dia, ficam todos contentes quando veem a seringa que uso para lhes dar de comer xD. Dá para ver bem que a barriga deles fica mesmo cheia depois de comer.
  18. Alguém sabe que bichinhos são aqueles no topo do vídeo? Ia dizer que são mosquitos, mas também os consigo ver a nadar por baixo de água. São do meu aquário "lixo" onde deixo as salvinias mais fracotas a proliferar.
  19. Nesse caso vou deixar estar o bichinho xD vou tirando quando vir demasiados
  20. Malta... porque é que eu tenho um caracol no aquário 😂
  21. Nao é areão, as pedras mais pequenas têm todas mínimo de 5 milímetros! Mudar 50% de água num aquário de 14 litros não será prejudicial para eles?
  22. As paredes limpo com uma escova magnética que comprei a metade do preço, amanhã vou efetuar a primeira mudança de água, tendo em conta que tenho os peixes no aquário desde a quarta passada, estou receoso em limpar o filtro, ainda não sei se só deva fazer a mudança da água para já e limpar o filtro na próxima semana. Vou passar a ligar a luz umas 6-7 horas por dia durante a tarde e manter as persianas mais fechadas, a minha preocupação é matar as plantas flutuantes, mas eu vou vendo o aspeto delas. Deste lado do quarto o aquário nunca leva com luz direta da janela. Muito obrigado pela ajuda malta!!
  23. Por falar em algas, tenho notado um crescimento muito muito rápido delas no aquário, em 3 dias notei que a água tem ficado cada vez mais verde. Será que estou a deixar a lâmpada do aquário ligada por demasiado tempo? Tenho deixado ligado das 8-10 horas da manhã às 7-9 horas da noite
  24. Podes dizer qual é o fertilizante em questão? CO2 não consigo mas se calhar o fertilizante posso adicionar em baixa dose