Back

Membro
  • #Conteúdo

    0
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Back

  1. Boas, 

    Não sei se este será o melhor local para postar uma  mensagem mas não encontrei outra forma para questionar o seguinte:

    Onde poderei consultar uma tabela de parâmetros de água doce e salgada para comparar com os valores medidos os testes de fita? 

    Obrigado desde ja

    Abraco

    1. Alvaro Silva

      Alvaro Silva

      Boas Back

      Os testes de fitas não são os melhores,os testes de regentes por gotas estes são muito mais seguros,qualquer das maneiras penso que numa loja de aquáriofilia onde vais te poderão dizer onde e como arranjares,mas vai aqui ver que este artigo é muito interessante, https://h2omania.com/pt/text-0-2-10-25-a-qualidade-da-agua-ph-kh-gh-tds-e-salinidade     

      Saudações

    2. Back

      Back

      Muito obrigado. Excelente artigo. 

      Tenho um lago em Ílhavo com algumas carpas, que há anos recebe água de poço. Pensei em utilizar essa água para um aquário plantado que tenho em casa (Porto). 

      Por outro lado, as crias de carpas tendem a desaparecer e penso que são as maiores que as comem. Pensei tb por isso aproveitar um pico aquário para fazer de maternidade e cuidar deles até crescerem um pouco mais. 

      Lembrei-me então de analisar com aquelas tiras da JBL, apesar dos habitantes do lago estarem lá há anos e nunca se terem queixado apesar do pouco cuidado que lhes dispenso, com umas tpa a cada 2 ou 3 semanas, que é quando vou lá. 

      Os testes indicaram valores bons à excepção do NO3 com o valor de 100 e o cloro com 0,5.

      Se para o cloro não vejo problema, já o nível de nitrato parece-me exagerado, condição que vejo ser normal em terrenos agrícolas. É uma pena. 

      Muito obrigado pela atenção dispensada. 

      Abraco

      (back = de volta ao aquarismo após uns 30 anos de interregno por desilusões aquaristas) 🙂