Lu Ciano Teixeira

.Membro Ausente
  • Content Count

    8
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Brazil

Community Reputation

1 :)

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Brasil
  • Concelho
    non portuguese
  • Localização
    Rio de Janeiro
  1. Isso! Por isso pensei nesses pequeninos! Para ficarem em cardume, como orientaste! Tomara que consiga achar nas lojas daqui! Saudações!
  2. Boas Álvaro! Obrigado pela resposta! Estamos seguindo seu conselho. No momento, estamos escolhendo entre rásboras mosquito, barbos cereja, peixes lápis, tanictis, tetras pinguim ou neons (tetras neon e neons negros). Neons eram nossa primeira opção, mas no post que citei mais acima vi que houve comentário relatando que teve neon sendo devorado pelo betta. Então, estamos pensando em deixar esta opção de lado. No momento, a escolha recai em um cardume de rásboras mosquito (se encontrarmos a venda). E estamos iniciando a pesquisa de plantas que dêem bastante proteção para eles. 😓 (não consegui remover este emoji)
  3. Bem... Consegui achar a resposta... O que me levou a uma pergunta interna... Qual peixe vou colocar neste aquário, já que não estou disposto a deixar um betta sozinha dentro? 🤔
  4. Olá! Após um evento trágico no aquário, por conta de algum elemento tóxico, troquei tudo e reiniciei o ciclo do azoto. Depois abro um tópico sobre o que aconteceu e o que eu descobrir na investigação do acidente. Ainda estou investigando, mas meu principal suspeito é uma areia marrom com pinta de capanga ferroso. 😒 Bem... Depois disso, decidi reiniciar o aquário. Ele é bem pequeno: 35 Litros, filtro mochila, tem uma cabomba plantada, fundo com pedra rolada (pedra e planta novas). Está no 2o dia do ciclo... Temos todo o tempo do mundo, inclusive pra mudar o substrato. Minha intenção agora é colocar um Betta splendens como "atração principal". Mas gostaria que ele tivesse companhia, afinal, terei ainda uns 30 cm de de peixes para colocar no aquário e que não podem ser de outros bettas. Pensei em colocar alguma madeira até conseguir estabilizar o pH em torno de 6,8. E nesse ambiente colocar uns 6 de neons. Em termos de dureza e pH, eles são compatíveis nesta faixa de 6,6 a 7,0. Mas receio que os neons se movimentando no aquário possam incomodar o betta. E ninguém quer ver um betta irritado! O que vocês acham sobre esta composição? Também aceito sugestões de outra(s) espécie(s) pra ficar no lugar dos neons. Abraços e desde já agradeço a atenção, Luciano.
  5. Opa! Meu celular me pregou uma peça! Havia conversas mais recentes! Espero que a colisa tenha ficado boa!
  6. Olá! Estava lendo este tópico muito interessante e fiquei curioso em saber se o amigo conseguiu cumprir a promessa e montar o aquário para o filho! Abraços, Luciano.
  7. Boas Alvaro e obrigado pelas boas vindas e atenção! A lógica do seu raciocínio está perfeita. Mas tem um fato que pode influenciar: pelo menos aqui no Brasil, o teste em água marinha chegou bem depois do teste em água doce. E já li em outros cantos que aplicar o teste de água doce em água salgada pode levar a erros, pois não considera algumas especificidades de água salgada. Assim, poderia haver uma razoável possibilidade do teste de água doce não precisar de algum tratamento prévio que o teste de água salgada precisa, tornando-se mais barato. Olhando a composição dos reagentes, acabei de perceber que a solução reagente nº 1 do teste para água salgada é o que diferencia os testes em termos de compostos (mas não sei se há diferença nas concentrações). (obs.: teste para água salgada são 3 reagentes e para água doce são 2) Esta solução reagente nº 1 do teste para água salgada é composta de citrato de sódio, hidróxido de potássio e água destilada. Se tivesse ácido clorídrico no meio destes sais eu diria que é uma solução tampão, para bloquear variações de pH, mas meus conhecimentos de química não vão além disso. Bem... vamos seguindo e vendo quem resolve esta charada! Grande abraço, Luciano.
  8. Olá amigos! Comprei um teste de amônia com 3 reagentes, mas quando usei percebi que era de água salgada e não de água doce. O resultado deu ligeiramente acima do zero, mas inferior a 0,25 ppm. Entretanto, como usei um teste de água salgada para água doce, não sei se posso confiar nele. Algum de vocês sabe se posso usar teste de água doce para água salgada com bom grau de confiabilidade? Este aquário é pequeno: 35 litros, com guppies. Possui pH neutro e a temperatura atual é de 30oC (Rio de Janeiro/BR está um forno!) Abraços, Luciano.