Orlando Rebelo

Membro
  • #Conteúdo

    29
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Orlando Rebelo

  1. Com mais de um mês de vida acho que já merece uma ficha técnica 1 – Nome do aquário: 1º OR Aqua 10L 2 – Data de montagem: 08 Outubro 2019 3 – Dimensões do aquário: 27x14x27 cm 3.1 – Volume bruto e útil: 10 L 3.2 – Móvel: N/A. 4 – Equipamentos: 4.1 – Filtro: Filtro Cascata, sem marca, 130L/H, 3W 4.2 – Termostato: Sem marca 25 W 4.3 – Iluminação/Fotoperíodo: Barra de Luz Led 1,5W de 18cm 4.4 – Sistema de CO2: N/A 5 – Substrato & Hardscape: 5.1 – Substrato: N/A 5.2 – Hardscape: Tronco de madeira Areão e pedras 6 – Fertilização: N/A 7 – Flora: Anubias barteri Egeria Densa 1 Bola Cladophora aegagropila 8 – Fauna: 1 Betta comprado a 08/10/19. 2 Cherry Shrimp 22/11/19 MIA 23/11/19.
  2. Ora Viva! Dei mais dois passos no meu micro aquário, um em frente e outro nem por isso. Como me parece que o aquário está estável, resolvi melhorar um pouco para decoração. Aproveitei umas pedras decorativas que tinha em casa, comprei uma Anúbia e como queria ter um pouco mais que um Betta, tentei a sorte com dois camarões e uma bola de musgo. A Anúbia que na loja me pareceu muito bem no meu micro aquário ficou gigantesca, e os camarões, como devem imaginar, foram engolidos. Acho que vou comprar um caracol....
  3. Ora viva, amigos! Chegou a minha barra de luz! E como vos tinha dito o peixe não se tinha dado com o aquecedor, mas como a temperatura ambiente baixou, voltei a colocar. No meu termómetro improvisado marca 25-26º. As plantas também estão a desenvolver muito bem. Deixo-vos algumas fotos.
  4. Agora com o filtro funcional acham suficiente fazer uma TPA semanal e limpeza do aquário e filtro mensal?
  5. O Barato sai caro! Como vos disse comprei um filtro no ebay por 4,5€. Hoje de manhã tinha a mesa do aquário toda molhada. O filtro tem tem uma patilha que permite regular a distancia do filtro ao aquário, que eu ao reajustar provoquei uma rachadela no filtro, a sorte é que foi pequena, que resolvi com cola quente. Fica a dica para outros! Cps
  6. Palavras sábias. Aos poucos estou a aprender mesmo isso, e cada dia que passa mais motivado me senti para experimentar um aquário maior e com outros peixes. Mas tudo a seu tempo.
  7. Caros amigos No dia 08Out lancei-me na aventura de tentar criar um Betta num aquário de 10L. Encontrei um kit da aquapor de 10L e tentei novamente iniciar este hobbie. Montei o aquário com um pequeno tronco e umas plantas "Egeria" que foram aconselhadas pela loja. Passado um mês, descobri que: 1 - Ter umas plantas num aquário não é a mesma coisa que ter um vaso de salsa! 😊 Acho que quantidade de plantas que comprei eram excessivas para o tamanho do meu reduzido aquário. O "substrato" (pedrinhas) que vinha no kit não era suficiente para as fixar. Tive de cola-las num pequeno pedaço de madeira e esconde-las no substrato, depois de perder muitas folhas e de sujar em demasia a água já está a correr melhor e as plantas estão a crescer. 2 - A conselho da loja, apenas deixei o tronco de molho 24 horas em água, o que não foi suficiente porque ainda tenho a água do aquário um pouco castanha. 3 - Recebi o termostato/aquecedor de 25W que encomendei no Ebay (7 euros) e montei no aquário. Embora o aquecedor tenha indicador analógico de temperatura, improvisei uma bela prenda de natal (termómetro de vinho😉) para me auxiliar na confirmação da temperatura. No aquecedor marcava 25 e no termómetro 27. Coincidência ou não o peixe começou a ficar menos ativo e perdeu apetite. Deixou de nadar em todo o aquário e apenas vinha à superfície para respirar. Reduzi a frequência das TPA para 2 dois e fui baixando gradualmente a temperatura, até que retirei o aquecedor. O Peixe melhorou. 4 - Chegou também o filtro de água (ebay 4,5 euros + esponjas/filtros 2euros) instalei o filtro. Acho que é um pouco ruidoso e cria muita agitação na água embora o fluxo esteja reduzido ao mínimo. Para minimizar o impacto liguei o filtro a um temporizador de tomada que liga 5 horas durante a manhã e três à tarde. Apenas o instalei há dois dias mas parece-me que deixa o peixe um pouco agitado (stressado). 5 - Ainda estou a aguardar que chegue a faixa de luz e umas porcelanas que comprei na esperança que consiga colocar algumas no filtro. Desculpem a minha falta de linguagem técnica de aquariofilista. Conselho NÃO TENHAM PRESSA DE TER UM AQUÁRIO FUNCIONAL!!! Sejam meigos nos comentários! Cumprimentos a todos! Já me tinha resolvido que quando o peixe me parecer estabilizado e a temperatura baixar voltar a ligar o aquecedor. Faz um pouco de barulho no motor, mas como é fora do aquário não deve incomodar muito o peixe, vou tentar adaptar o peixe!
  8. Caros amigos No dia 08Out lancei-me na aventura de tentar criar um Betta num aquário de 10L. Encontrei um kit da aquapor de 10L e tentei novamente iniciar este hobbie. Montei o aquário com um pequeno tronco e umas plantas "Egeria" que foram aconselhadas pela loja. Passado um mês, descobri que: 1 - Ter umas plantas num aquário não é a mesma coisa que ter um vaso de salsa! 😊 Acho que quantidade de plantas que comprei eram excessivas para o tamanho do meu reduzido aquário. O "substrato" (pedrinhas) que vinha no kit não era suficiente para as fixar. Tive de cola-las num pequeno pedaço de madeira e esconde-las no substrato, depois de perder muitas folhas e de sujar em demasia a água já está a correr melhor e as plantas estão a crescer. 2 - A conselho da loja, apenas deixei o tronco de molho 24 horas em água, o que não foi suficiente porque ainda tenho a água do aquário um pouco castanha. 3 - Recebi o termostato/aquecedor de 25W que encomendei no Ebay (7 euros) e montei no aquário. Embora o aquecedor tenha indicador analógico de temperatura, improvisei uma bela prenda de natal (termómetro de vinho😉) para me auxiliar na confirmação da temperatura. No aquecedor marcava 25 e no termómetro 27. Coincidência ou não o peixe começou a ficar menos ativo e perdeu apetite. Deixou de nadar em todo o aquário e apenas vinha à superfície para respirar. Reduzi a frequência das TPA para 2 dois e fui baixando gradualmente a temperatura, até que retirei o aquecedor. O Peixe melhorou. 4 - Chegou também o filtro de água (ebay 4,5 euros + esponjas/filtros 2euros) instalei o filtro. Acho que é um pouco ruidoso e cria muita agitação na água embora o fluxo esteja reduzido ao mínimo. Para minimizar o impacto liguei o filtro a um temporizador de tomada que liga 5 horas durante a manhã e três à tarde. Apenas o instalei há dois dias mas parece-me que deixa o peixe um pouco agitado (stressado). 5 - Ainda estou a aguardar que chegue a faixa de luz e umas porcelanas que comprei na esperança que consiga colocar algumas no filtro. Desculpem a minha falta de linguagem técnica de aquariofilista. Conselho NÃO TENHAM PRESSA DE TER UM AQUÁRIO FUNCIONAL!!! Sejam meigos nos comentários! Cumprimentos a todos!
  9. Obrigado pelas vossas respostas! Mas espero que compreendam que o vosso kit ainda está um pouco caro para um principiante em experiências e com um poder de compra baixo. Tenho consciência que é limitativo mas os acessórios que tenho comprado têm sido para um aquário de 40 litros que será a minha próxima etapa . Aqui o kit que comprei e o aquário que montei. (não montei a bomba de água, conforme vosso conselho). Tentem não ser muito desmoralizadores! A água está um pouco verde! Mas vou tentar corrigir com a filtragem e as TPAs!!!
  10. O meu filho pediu um peixe e tinha que ser azul e levamo-lo a uma loja. Na loja propuseram um betta e uma "betteira" com cerca de 1L de água. Como não sabia nada sobre aquários tive duas más experiências. Acabei por desistir porque achei que estava a ser cruel e que devia me preparar melhor. Há duas semanas resolvi tentar de novo, mas a baixo custo. Encontrei um kit aquário aquapor com cerca de dez litros. E comecei a fazer umas pesquisas e encontrei o vosso blog e muitos conselhos úteis. Montei o aquário com um tronco e uma planta natural e comprei um Betta. Água ficou um pouco verde e com restos das folhas das plantas. Encomendei online um filtro de mochila, um aquecedor para a agua, uma luz e um bio filtro. Estou a aguardar que chegue. A água como está um pouco verde improvisei um filtro externo com material filtrante que comprei. Para já tem corrido bem! Queria vos deixar uma foto, mas só me aparece a opção para "inserir foto a partir de link". Cps
  11. Olá chamo-me Orlando Rebelo, tenho 41 anos e vivo em Setúbal. Os aquários sempre me cativaram e agora a pedido do meu filho de 5 anos estou a iniciar este hobbie. Cps