Kat Script

Membro
  • #Conteúdo

    2
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Brazil

Posts publicado por Kat Script

  1. On 27/12/2010 at 18:05, Pedro_ disse:

     

    Olá!

     

    Isso é um comportamento completamente normal entre Bettas. O Betta é um peixe muito territorial e bastante agressivo entre Machos, entre Fêmeas e mesmo perante o sexo oposto. Portanto é comum esse tipo de comportamentos trata-se de exibição.

     

    Segundo a minha visão da reprodução de Bettas o ponto crucial é o estado e vontade dos indivíduos em procriar, se ambos estiverem preparados para tal dá-se as mil maravilhas, caso um deles não esteja pronto há geralmente "porrada" entre eles, quem costuma ficar a perder é a fêmea podendo mesmo morrer.

    Para uma reprodução com sucesso deves proporcionar há fêmea bastantes locais onde ela poderá encontrar refúgio das investidas do macho. Basicamente o que ocorre é o seguinte:

    1- O macho quando avista a fêmea começa a exibir-se, isso passa por "abrir as guelras", eriçar as barbatanas e dançar à volta dela, a fêmea pode ou não retribuir;

    2- O macho começa a construção do ninho de bolhas, se a fêmea se aproximar demasiado é escorraçada e muito provavelmente mordida se insistir, nesta fase é necessário para ela a existência dos esconderijos acima referidos;

    3- O ninho está completo e o comportamento do macho é alterado, em vez de a tentar manter à distancia e se muito agressivo passa a ser mais dócil e tenta chama-la para debaixo do ninho. A fêmea pode ou não mostrar-se receptiva caso não tenha muita vontade o macho pode perder a paciência e voltar há agressividade;

    4- A fêmea vai com o macho para debaixo do ninho e dá-se o abraço nupcial em que ela liberta os ovos, ele fecunda e das duas uma ou ela se mantêm estática à tona da água ou vai ajudar o macho a recolher os ovos que vão caindo e a coloca-los no ninho de bolhas;

    5- O abraço nupcial termina e a fêmea têm interesse em sair debaixo do ninho pois a agressividade pode voltar. É o macho que trata dos ovos e futuros alevins até que estes consigam nadar na horizontal;

     

    É claro que pode haver mudanças nestes passos, cada peixe é um peixe e variações comportamentais podem muito bem ocorrer.

     

    Muitos criadores, eu inclusive, separam o casal que querem reproduzir num aquário/recipiente mais pequeno(~10L preferencialmente mais comprido que alto), colocam a fêmea num fundo de garrafa no aquário e deixam o macho à solta lá até ele ter o ninho feito e a fêmea estar pronta para reproduzir, nesse momento libertam a fêmea, passado algum tempo dá-se o abraço e retira-se a fêmea de lá, deixando o resto por conta do macho que só será retirado quando os alevins nadarem livremente.

     

    Para veres se alguma das fêmeas está pronta para reproduzir é ver se tem riscas verticais(pronta) escuras no corpo ou se ainda mantém as linhas horizontais(não pronta).

     

    Uma corrente superficial muito forte impossibilita muitas vezes a construção do ninho de bolhas por parte do macho.

     

    Muita atenção a duas coisa:

    A primeira - Não metas dois machos no mesmo aquário, um deles vai morrer se não mesmo os dois. São dos peixes mais agressivos que podes ter num aquário para os da mesma espécie. Na Ásia em vez das clandestinas casa de apostas em lutas de cães os cães são substituídos por Bettas machos (só para veres a sua agressividade).

    A segunda - Certifica-se que no meio das 3 supostas fêmeas que adquiriste não veio um macho de barbatanas curtas, com a adição de outro macho isso pode ser fatal (uma maneira fácil de tirar as dúvidas é ver alguma delas não tem o ovopositor entre as barbatanas peitorais e o inicio da barbatana anal - é um pontinho branco)

     

     

     

    Boa sorte com isso