pcsmarques

Membro
  • #Conteúdo

    28
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por pcsmarques

  1. Em relação às plantas vou aproveitando as que tenho no lado esquerdo que crescem relativamente rápido e como pegam de estaca tenho cortado e posto ao lado. Começou com 3 ou 4 pés e já vai em 8 :) Em relação a aquários por medida, ninguém tem ideia de onde consiga com boa qualidade e não muito longe, nem caros claro está? PS: já morreram 2 néons, isso não me choca porque pelo que tenho lido é comum acontecer, não estava era à espera de ver os guppys a retraçar o cadáver lol Sent from my GM1913 using Tapatalk
  2. Não, as manchas são mesmo do lado de dentro, esse é o problema maior.. Sent from my GM1913 using Tapatalk
  3. Tenho andado desaparecido, mas o aquario tem estado a ser mantido, já tem um limpa vidros, 5 otocinclus e mais 4 parecidos mas que não me recordo do nome 😅 está também com um cardume de 12 neons azuis e tenho 3 guppys (2 fémeas e 1 macho). Ando com ideias claro está, já vi que nunca dá para estar muito sossegado com estas coisas 🙈 o layout está feio, por duas razões, tentei aproveitar o que tinha ao máximo e a minha habilidade é muito próxima do nulo eheheh e o raio das manchas do vidro nunca consegui tirar, ou seja, juntar isso tudo e ao aquario ser feio e com o vidro demasiado fino para o tamanho que tem estou a ponderar trocar o aquario. Estava a pensar fazer um à medida, julgo que sáia mais em conta (só não sei na zona de Torres Vedras onde o possa fazer com confiança). As maiores dúvidas prendem-se com a questão de manter a temperatura da água, tem que ser um aquário fechado, embora não seja tão bonito tem que ser a minha opção porque de inverno a temperatura da sala é bastante mais baixa que a que preciso na água, por essa razão também gostava de tentar entender que vidro será o mais indicado para que a perda de temperatura da água seja minimizada e assim não ter o termo sempre ligado 🤑 Obrigado 🙂 Edit: Aqui fica uma foto do aquario, ao vivo as manchas não são tão más como parecem na foto (foi tirada com pouca luz), mas o que é certo é que se notam e por isso fica bastante feio.
  4. Obrigado @RGTorres, entretanto já consegui resolver com um balastro eletrónico e lâmpada nova. Mostro foto para verem com está a ficar, não estou a fazer a ordem mais indicada, mas queria que ele fosse ciclando, e só este fds é que coloquei as plantas e hoje vou tentar colocar o tronco que comprei com as duas plantas que estão ainda nos vasos 😁 Estou é com algumas manchas no vidro que não consigo tirar 😔essa no centro que dá ideia de ter sido água que escorria por aí, e no canto superior direito também está tipo basso.. Do lado interno do vidro também tem um pouco mas não se nota tanto. Alguma sugestão? já tentei com limpa vidros, com a lâmina de barbear e até Mistolin e está igual ou praticamente..
  5. Será que uma coisa destas servirá? A minha ideia serão plantas de baixa manutenção.
  6. Antes de mais votos de um Bom Ano para todos 🙂 Vou assumir que o ruído que o filtro está a fazer seja o normal, já segui todas as dicas e o ruído está igual ou praticamente.. Agora ando na luta com a lâmpada, fiz asneira acho que dei cabo do balastro novo 😅 não sei se compro outro e volto a tentar, julgo que sei o que fiz de errado mas não estou completamente certo se foi realmente daquilo ou se está mais alguma coisa que não esteja em condições. Instalei balastro novo e troquei o arrancador que lá tinha, portanto só mesmo a calha e a lâmpada é que se mantém.. Calculo que arranjar nova iluminação seja bastante mais dispendioso, não tenho grandes conhecimentos de eletricidade, tenho receio de me meter a comprar coisas (fitas led e componentes necessários) e depois não resultar.
  7. Obrigado a todos pelas sugestões dadas 🙂 Acredito que seja algo que eu esteja a fazer errado (e na verdade assim espero que seja) só falta mesmo é descobrir o quê. Tenho estado a ler alguns tópicos sobre o assunto. Vou dar mais umas voltas com o filtro a ver se realmente ainda tem algumas bolhas de ar. Sem dúvida que espero algum ruído, mas acredito que o que tenho seja bastante mais que o esperado. Só para dar uma pequena ideia, que sendo com o telemóvel e uma aplicação a validade é relativa, instalei uma aplicação para medir os DBs e o valor medido andas à volta dos 50DBs, bastante superior a outros que já vi inferiores a 20. Vou confirmar se a nível de tubos está tudo como deve ser. A questão da lubrificação deixo para último recurso, ou pelo menos lá mais para a frente, sendo novo quero acreditar que já vem lubrificado corretamente 🙈 Antes de o colocar no armário esteve a funcionar fora do mesmo e o ruído era ligeiramente maior, o armário é robusto e o filtro está em cima de um daqueles tapetes de borracha. Quero com isto dizer que o barulho é mesmo do filtro. Abraço.
  8. Bom dia! Ontem tive a verificar o filtro, abri e fui verificar se tinha deixado o impulsor bem montado. Aparentemente estava, mas voltei a tirar e colocar novamente, confirmei que estava no sítio certo e apertado como tem que estar. Retirei a água toda e fechei tudo e voltei a colocar o filtro. De facto saiu bastante ar lá de dentro, com ele ligado (julgo que não haja problema) inclinava para um lado e para outro até que deixasse de sair qualquer ar. Aparentemente já não tem nada de ar, mas o barulho que faz é o mesmo! Não está completamente cheio de matéria filtrante, poderá ser esse o motivo? Vamos lá, o barulho não é ensurdecedor! É bastante tolerável, não me parece é o silêncio que dizem que eles têm. O que é certo é que mesmo fechado dentro do armário se ouve. Se tiver a televisão a trabalhar por exemplo dificilemente se ouve, agora se estiver desligada ouve-se bem. Boas festas para todos 🙂
  9. Hummm pode ser uma dessas coisas já que a minha experiência é nula.. vou começar por desligar e inclinar o filtro a ver se noto alguma diferença, caso fique igual tenho que desmontar e ver a questão do impulsor, eu retirei-o e voltei a colocar antes de o utilizar apenas para ver como funcionava e posso ter feito algo errado. Obrigado 🙂
  10. Já montei o aquário, coloquei o cascalho e filtro a trabalhar.. Embora tenha lavado o cascalho este deixou a água muito turva, mas o filtro já está a trabalhar desde segunda feira e a coisa parece estar a melhorar, entretanto vou fazendo umas TPA para ver se a água fica em condições, sem pressa.. O que me deixa um pouco desapontado é o ruído que o filtro faz, tenho lido que os EHEIM são do mais silencioso que há de filtros, mas ou a minha ideia de silencio é diferente da grande maioria das pessoas ou então qualquer coisa não está bem. Faz ruído como se fosse um frigorífico (com alguns anos) a trabalhar.. É suposto? será que fiz alguma coisa menos bem na montagem? ideias please?
  11. Já comprei silicone para aquarios e já colei.. não ficou com um aspeto tão profissional, mas felizmente a zona fica tapada pela tampa 😂 Acham que deva colocar mais um bocado de silicone em todas as junções do aquário, não vá este incidente ter forçada as existentes? De qq forma verifiquei se havia alguma fuga e não encontrei nada. Entretanto, ponto da situação: Já tenho uma encomenda a chegar esta semana!! Filtro EHEIM Classic, termo (o que lá tinha não me estava a inspirar muita confiança), Substrat Pro e Cerâmicas novas 😁 O meu móvel se tudo correr bem deve ficar pronto esta semana, relativamente á iluminação, vou tentar encontrar um balastro para substituir, já que o quadro disparou quando liguei à corrente.. Não há qq inconveniente do balastro ficar dentro do armário em vez de dentro do aquário pois não? Assim fica mais protegido da humidade.
  12. Deixei o aquário cheio até hoje para ver se tinha alguma fuga.. Hoje fui retirar a água e vejo que a trava cedeu.. Enchi ao máximo para fazer teste a valer, mas a trava não gostou.. É fácil encontrar a cola para aqui? Sent from my ONEPLUS A3003 using Tapatalk
  13. Exato, definitivamente é para manter a base e o topo tal como ele veio 😅
  14. Só hoje consegui medir a espessura do vidro.. Tem 4mm nas laterais e 5mm no vidro da frente e de trás. Um pouco menos que o aconselhado nos dias que correm julgo eu que sou novo nisto 😁
  15. Cerâmicas já tenho as que coloquei na outra foto e mais algumas novas num saco, é o suficiente ou há mais alguma matéria biológica que deva usar?
  16. Portanto, para já vou manter o layout exterior do aquário como está, no futuro logo vejo o que farei 🙂 O que agora me faz estar a ponderar no filtro externo é também a questão da biobox que será mais fácil tirar nesta altura do que depois de tudo montado e a funcionar. Em relação ao filtro talvez seja a melhor opção o 2217 já que a diferença de valor não é assim tão grande, e se não estou em erro também dá para regular a intensidade de funcionamento. Pensava era que também havia uma versão onde trazia matérias biológicas, pelo menos já vi alguns videos onde o mostravam..
  17. Eu fico a pensar nas coisas e depois lá mudo de ideias 😅 Tenho estado a ler e os EHEIM são a referência nos filtros, e os modelos CLASSIC a versão mais acertada para o meu caso. A grande questão é, a versão 600 não será demasiado para este aquário? o 350 não será suficiente? Onde consigo bons preços online?
  18. Ponto de situação, já lavei o aquário todo. Fiquei com algumas dúvidas para a qual peço a vossa opinião. A base do aquário, o plástico branca (a parte exterior é preta) da imagem abaixo, tem alguma utilidade para além de estética? Ajuda na segurança do aquário, ou é mesmo uma simples base? Esta zona onde é colocado o termo, filtro e bomba deixa de ter utilidade caso pretenda utilizar filtro externo? É má ideia descolar o plástico e o vidro que faz de divisória? Também já percebi que as riscas pretas que estão nesta lateral, que julgo ser tinta, com alguma paciência dão para tirar.. aliás acho que não gostaram do vinagre porque sairam logo algumas. Enchi-o o máximo possível para garantir que não tem fugas, depois para utilização normal levará menos água, mas já que é para testar que se teste a sério 😁 Ficou alinhadinho 👍 Ele parece ter é os vidros um pouco finos, fez uma ligeira barriga, julgo não ser nada de anormal, mas tirei foto para terem uma ideia e darem a vossa opinião. Encostei este cartão para perceber melhor a barriga, não medi mas devem ser 3 a 4mm no máximo, e lá está, tem uns quantos litros a mais que aqueles que vai levar na montagem final:
  19. Vou tentar, dentro dos meus conhecimentos, ver se está alguma coisa molhada ou queimada como mencionaste, depois logo se vê.. Sim quero mesmo começar com algo simples, tanto que inicilmente nem tencionava colocar plantas reais, mas sim as de plástico, mas se bem entendi, desde que não complique com as plantas consigo colocar umas verdadeiras, o que dá logo outra beleza ao aqua 🙂 Tal como as plantas terei que tentar apontar para uns peixes mais resistentes para que não desanime logo de início..
  20. Já começamos mal.. Fui ver se a lâmpada acendia disparou o quadro geral.. :/ Sent from my ONEPLUS A3003 using Tapatalk
  21. Sim, já deu para ver que o Álvaro se farta de "trabalhar" para nós, muitas dicas nos dá 🙂 Relativamente ao filtro eu tenho estado a ver, o meu receio é mesmo o de perder a vontade e ser mandar dinheiro fora (não acho que vá acontecer, mas posso desmotivar se as coisas não correm bem), quando comprar tb queria comprar logo um em condições, já vi que os EHEIM são os mais usados, e que para o meu aquário o ideal seria a versão classic 600, o 350 também deverá dar, mas pela diferença julgo que seja preferível o 600. O substrato, querendo colocar algumas plantas terei que comprar fertil e inerte certo? Já andei a ver umas coisas 😅 O problema da decoração acho que não será o material, mas sim a habilidade de quem o vai montar 😂 tb tenho estado a ver umas imagens na net a ver se me dão ideias.. já agora aproveito para perguntar, costumam colocar alguma coisa no vidro de trás? Pelo que tenho visto aqueles plasticos com desenhos não se usam.. As plantas tenho que ver bem porque lá está, não queria nada que me roubasse muito tempo, mas claro que queria algo bonito. gosto bastante daquela que fica em cima do areão que parece relva.. Isso tem que ser tudo comprado correto? ou conseguimos facilmente na natureza?
  22. Pois, falta testar isso também!! achei que era bom limpar tudo primeiro antes de ligar à corrente.. Tudo estava a funcionar antes de ser desligado, mas já se sabe que as coisas se estragam mais quando não são usadas..
  23. Boa, já tenho com que me entreter no fim de semana, assim consiga ter tempo para isso e me deixem cá em casa 😁 Lavar tudo muito bem, encher o aquario para ver se tem alguma fuga. Comprar o perlon e areão para o fundo e já posso começar a pensar em coloca-lo no sítio onde irá ficar, enfeitar e encher de água para começar o ciclo. Mais uma vez obrigado 👍
  24. Com o tempo vou apanhando os termos e deixo de mandar estes pontapés eheeh Na foto está conforme a ordem de que tirei, ou seja, de cima (esquerda) para baixo (direita). A segunda coisa que parece um cilindro é um tecido que tem algo lá dentro, não sei se é aquele material escuro que existe nos filtros internos (julgo ser o carvão) se outra coisa. Resumindo, tenho tudo o que é necessário para o filtro? ou falta alguma coisa?
  25. Começo por agradecer toda a ajuda e conselhos que me estão a dar uma grande ajuda nesta fase 🙂 Vou seguir essa dica para ver se existe alguma fuga, é de facto muito importante garantir que está tudo como deve estar e num local menos crítico que na sala claro 😅 dará algum trabalho mas não será muito complicado, viver numa vivenda trás vantagens nesse sentido. Relativamente ao que tenho no filtro logo vejo melhor e tiro foto, mas o que está em cima parece um pano de feltro, também vi que tem qq coisa branca por baixo disso mas não percebi se são bolas se são aqueles cilindros furados a meio (a minha falta de termos técnicos é certamente motivo de umas boas gargalhadas eheheh). Quanto à água e ao respetivo ciclo farei na mesma e com calma, não tenho pressa em colocar os peixes porque sei que isso normalmente não corre bem. Relativamente ao areão vou tentar encontrar uma loja perto de mim com material indicado e aproveitar para comprar também um tronco para tentar plantar qualquer coisa. Quanto à decoração, o que tenho (que me ofereceram com o aquário) é isto: As plantas artificiais se correr bem não vou precisar de usar, as pedras vou então fazer o teste para saber se são ou não calcárias, relativamente aos pequenos vasos não sei se haverá alguma problema com eles, e também não sei se os vou usar para decoração. edit: aqui está o conteudo do filtro