Carlos Morgado

Membro
  • Posts

    5
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    France

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    França
  • Concelho
    Oliveira de Azeméis (Aveiro)
  • Localização
    Pau (França)

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

Carlos Morgado's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

1

Reputation

  1. Olá @neo_2 É bom começares a ter algum tipo de ajuda para te ires orientando. Em relação aos supostos termo técnicos que falas, para ser sincero isso a mim também me mete nervos, seja aqui neste fórum ou em outro qualquer. Eu não os uso, nem aqui nem em lado nenhum, e estou num outro fórum em que nada tem a ver com este(aquariofilia), em que quem utilizar este tipo de abreviações é banido do fórum, porque quem criou o fórum defende a prática da boa escrita por existir utilizadores talvez dos 16 anos até aos 70 ou mais. Existe gente que não pensa que ninguém é obrigado a saber tudo, e que uns andam nesta paixão à dezenas de anos e que já conhecem quase tudo acerca deste mundo aquático e sentem-se à vontade para usar termos técnicos e que outros estão a acabar de entrar neste mundo. Bom, deixando isto de parte, falas que esse aquário te vai dar muitas horas de trabalho, por isso eu te falar em um aquário maior, acredita que quanto maior for, menos trabalho dá, e se tiveres um filtro externo, então muito menos. Mas se não podes ter maior do que as dimensões que falas, é compreensível, mas neste caso talvez seja melhor não o sobrecarregares com muitos peixes ou grandes, porque se não aí vai-te dar trabalhos. O substrato para as plantas é sempre bom, mas se optares por peixes que remexam o fundo, o substrato vai-se misturar com a areia e/ou pedras e não vai ter uma aparência muito bonita, para além de que a água pode deixar de ter aquela transparência. Existe sempre umas pastilhas para colocar perto das plantas ou nas raízes, ou também existe fertelizante, ferro, etc, em líquido para as plantas. Qualquer coisa vai dizendo ;). Boa sorte e que a iniciação neste passatempo seja uma boa aventura ;). Um abraço com tudo de bom ;).
  2. Olá neo_2 Em primeiro sê bem vindo 😉. Bom, é verdade que isto anda um pouco "morto" e não deve de ser por causa das férias, pois eu já ando no mundo da aquarofilia há alguns anos e só à pouco me inscrevi tentar ajudar no que posso, aprender e essencialmente para tentar tirar umas dúvidas que tinha na altura e até hoje...fiquei só por tentar tirar as dúvidas, pois nunca as consegui resolver. Mas assim com um pouco de pressa já vi que vais tendo umas respostas que vou ter que ler com calma mas... Indo para o que intressa, tens que pensar no que pretendes fazer... que tipo de peixes pretendes (pelo facto de alguns peixes serem um pouco mais "porquinhos" que outros...) se pretendes ter um aquário plantado... todo o tipo de informação é muito útil para te proporcionar uma melhor ajuda. Eu posso estar a ser um pouco maluco 😛 a dar-te este tipo de conselho, mas se este mundo te fascina e se tens mesmo a certeza que não desistes fácil, parte para um aquário maior do que os 40/60 litros que estás a pensar, porque vais ver que em pouco tempo vais achar que o aquário é pequeno e que se fosse um pouco maior não se perdia nada. Também podes ficar sempre com o pequeno para servir de maternidade, ou de hospital para colocar algum peixe à parte que precise de tratamento. Eu iniciei-me logo num de 360 litros 😛 :p, mas talvez eu seja maluco :p. A minha namorada começou com um de 60 litros, poucos meses depois comprou um de 100l por achar o de 60l pequeno e não comprou maior porque não tinha espaço. Um conselho que dou é que se poderes, opta por um filtro externo. Na hora da compra custa um pouco (em comparação com aquelas bombas interiores com uma esponja que custa "meia-dúzia" de euros) mas os filtros externos fazem "milagres" em muitos aspectos. Deves de saber disto, mas certefica-te que o aquário não apanha luz de sol direta, se não vais passar a vida à guerra com as algas 🙁. Diz algo em relação ao que pretendes e vou dando mais dicas assim eu saiba. De momento tenho net de pen e não sei até quando posso usar,( porque estou emigrado e foi esta a causa que me levou a desfazer do meu aquário), e em breve o carregamento que fiz acaba, mas podendo respondo, na pior das situações dia 28 já arranco de viagem e dia 29 já te volto a dizer algo caso aqui fique sem net entretanto. Um abraço com tudo de bom 😉.
  3. Obrigado . Por agora é só uma ideia com muita vontade de realizar, mas é um projecto para segundo plano, pois devido a estar a construir casa tenho muito onde gastar dinheiro e o facto de deixar o lago ao "abandono" quando me deslocar a Portugal de férias assusta-me um pouco, mas pelo sim ou pelo não, o buraco vai ser aberto com a máquina quando me fizerem o saneamento da casa... depois vê-se... . Um abraço com tudo de bom .
  4. Olá a todos Venho de me registar e já venho dar trabalho ao pessoal. Tenho em mente de construir um lago para carpas onde deverá ter talvez por volta de 6000 litros ou mais se a mulher me deixar esticar , com profundidades diferentes e a parte mais funda terá por volta de 1.20 metros , no qual é numa casa nova com jardim feito de raiz, o qual posso fazer o que quero pelo facto de não haver nada plantado ainda e, vou aproveitar os trabalhos de saneamento da casa que vão haver em breve, para pedir ao homem da máquina para me abrir o buraco para o lago … mas acho que é melhor começar logo pelo princípio. Como mencionei na minha apresentação, sou emigrante, no que aqui começa o problema de manutenção e alimentação em época de férias, o que para tal sou capaz de ter uma ideia em mente, a qual falo mais à frente. Bom, aparte deste problema, tenho algumas dúvidas que são: - Um lago não deve estar exposto a muitas horas de sol durante o dia (segundo dizem), com isto não sei se para criar sombra terei de plantar árvores perto ou se serve colocar plantas flutuantes no lago para fazer sombra ao fundo do lago para ajudar no controlo das algas e temperatura da água. Também tenho a hipótese de construir o lago numa zona +/- a Este e, perto de uma parte da casa em que terá sol de manhã até pouco depois do início da tarde. - Em relação à filtragem da água, não sei se opto por um filtro de gravidade e aqui faço um filtro caseiro com um bidão plástico, mas se quiser uma cascata terei de ter mais uma bomba, ou um filtro pressurizado, este já dá para utilizar para uma cascata, mas mesmo assim não sei se será melhor ter uma bomba só para a cascata. Falo em cascata devido a obter uma boa oxigenação da água, mas entre esta e bolhas de ar não sei qual a melhor para carpas. Em relação à alimentação em época de férias estou a pensar usar um bidão daqueles que tem uma tampa com um fecho metalico em forma de anel que não sei como se chama , do mesmo género de um filtro caseiro por gravidade, mas um pouco mais pequeno, onde aplicarei um tubo e um motor de uma máquina de soprar folhas de jardim, ou um motor de um aspirador montado de forma a expelir o alimento para fora do bidão, isto ligado a um temporizador (espero que esta engenhoca funcione.. caso siga com a ideia do lago para a frente, pois prefiro isto para alimentar as bichas na minha ausência, do que confiar a alguém). Estou aqui aberto a sugestões e a debates . Desde já o meu obrigado a todos. Entretanto vou navegando por aqui para ver se encontro alguns esclarecimentos. Um abraço a todos com tudo de bom .
  5. Carlos Morgado

    Carlos Morgado

  6. Olá a todos. Chamo-me Carlos como já puderam ver :). Tenho 33 anos, sou do concelho de Oliveira de Azeméis pertencente ao distrito de Aveiro mas, o meu país "obrigou-me" a mudar de vida. Emigrei para França à 6 anos e cá estou. Conheço este fórum já há algum tempo e já vim dar aqui umas espreitadelas :), mas ainda não me tinha registado. O meu bichinho por peixes já vem desde muito novo, pois o meu pai fez uma vez um pequeno lago e foi uma alegria para mim :D. Adoro água e ver os peixes a movimentarem-se fazendo a sua vida :p, e naquela época juntava o útil ao agradável para estar sempre de volta do lago a mexer na água :). Em Portugal já tive também um aquário de 360 litros vários anos com ciclídeos africanos e plantado :D, o que na altura ninguém se acreditava e tive que mostrar a muitos amigos que era mesmo verdade :). Depois de ter emigrado, ainda mantive o aquário, mas os meus pais não lhe davam a atenção necessária e após quase um ano de ter emigrado acabei por o vender com muita pena minha :(. Agora estou com ideias de construir um lago...vamos a ver no que dá...Vou ver umas ideias e expor algumas dúvidas ;). Um obrigado a todos e um abraço com tudo de bom ;).