Hacra

Membro
  • #Conteúdo

    4
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Hacra

  1. Hacra

    Aquario 120x45x50

    Em relação à planta a manutenção é minima. É colocar no aquário e deixar crescer. Basicamente absorve os nutrientes directamente da água. Crescem bastante e não necessitam de CO2 ou muita luz. Depois é só uma questão de controlar a quantidade de plantas porque multiplicam-se bastante. Em relação ao Chihiros/Twinstar aqui vão alguns sites: http://www.plantedtank.net/forums/9-equipment/1068825-twinstar-chihiros-doctor.html https://www.ukaps.org/forum/threads/twinstar-what-is-it.28335/ No entanto, e como em tudo, existe muita controvérsia e diferenças de opinião....
  2. Hacra

    Aquario 120x45x50

    Quanto às Limnobium elas lançam um espécie de raiz entre elas e por isso basta uma num canto, tipo junto ao skimmer ou lily pipes que as outras seguram-se. Eu tenho no meu aqua e depois caso tenha interesse envio-lhe uma ou duas pro bono :D Em relação ao Chihiros acho que a malha supostamente dura entre 6 meses e um ano. basicamente até avariar ou ganhar "calcário" que seja impossível de remover. Aproveitei a baixa de preço e acabei de mandar vir um. Depois dou feedback mas pelo que li parece ajudar.
  3. Hacra

    Aquario 120x45x50

    Em relação às plantas flutuantes, as Lemna minor seriam provavelmente colhidas pelo skimmer mas as Limnobium laevigatum não. É uma boa maneira de reduzir a intensidade luminosa e ao mesmo tempo controlar o excesso de nutrientes. Em relação aos camarões, acho que os Amanos são mais eficientes no controlo das algas, mas percebo que terá de ser um compromisso em relação ao controlo das algas e o gosto pessoal. Os cherry, por outro lado, apesar de comerem menos, multiplicam-se muito, por isso, e sem predadores, em breve terás um grande exercito de pequenos devoradores de algas. Em relação ao Chihiros doctor, parece bastante eficaz no controlo de algas e neste momento custa cerca de 40€.
  4. Hacra

    Aquario 120x45x50

    Antes de mais muitos parabéns pelo bom gosto. Está mesmo excelente. Já ando a namorar um ultra-clear há uns tempos mas não fosse a maria estar sempre do contra, era mesmo este o tipo de projecto que faria. Tirando a troca dos LED por uns fluval spectrum 3.0 ou Finnex plant+ CC e, provavelmente, o filtro por um fluval fx4/fx6, não mexia mais nada. Os twinstar são excelentes mas carotes e os outros têm a possibilidade de controlar a intensidade e o ciclo de 24h a gosto... Em relação às algas filamentosas regra geral é um destes problemas: 1) Excesso de luz (seja dos LEDs, ou pior, luz natural directa) 2) Pouco CO2 (3 bolhas por segundo para um aquário desses talvez seja pouco). Corresponde a quantos ppm? Segues a tabela de pH/KH ou usas um CO2 checker? 3) Muita carga orgânica (sobretudo amónia), TPAs pouco frequentes, alimentação em excesso, plantas em decomposição. 4) Pouca circulação de água -> não me parece o caso. Opções para resolver o problema passam por algumas das medidas já instituídas 1) Diminuir o fotoperiodo para um máximo de 8h/dia. Sei que nesse caso esta a 5:30 mas à medida que as plantas crescem pode-se ir aumentando gradualmente. 2) Usar plantas flutuantes que diminuam a intensidade de luz que chega ao aquário. Ex: Limnobium laevigatum ou Lemna minor. 3) Aumentar o CO2 para 25-30 ppm. 4) Ponderar colocar mais espécies que se alimentam de algas: mais Camarões caridina multidentata (Amano), idealmente 1 por cada 5L. Otocinclus (vários) ou neritinas. 5) Continuar a usar fertilizantes para estimular o crescimento das plantas. Deixar de usar ou reduzir para controlar algas é um erro frequente. 6) Ponderar usar H2O2 a 3% (venda no continente) e com uma seringa usar directamente nos locais problemáticos. O filtro deve estar desligado e seguidamente (10-30 min) fazer a TPA. Há quem use o seachem Excel para o mesmo efeito, mas no meu caso, tive a perda de alguns Amano, que na altura atribuí ao uso do Excel. No entanto, existem imensos relatos de pessoal que usa sem qualquer problema.... Penso que o AF carbon boost seja muito parecido ao seachem excel. Podes é tentar dosear directamente nos locais problemáticos. 7) Ponderar adquirir twinstar nano + ou o novo Chihiros Doctor 3rd generation que é cerca de 1/3-1/4 do preço do twinstar. ficam aqui algumas sugestões que espero que ajudem.