NMCPinto

Membro
  • #Conteúdo

    24
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por NMCPinto

  1. NMCPinto

    Aquário Herdado

    Boas, já não tenho a turfa há muito. A turfa era natural e vinha com o aquário quando mo deram. Tenho um filtro antigo, fluval 205. O que tenho para além das esponjas é carvão activado, clearmax e ceramicas biomax. Tudo da Fluval. Os nitratos já estão a baixar. Estão a baixar muito lentamente. Tenho feito TPA's quase diarias Obrigado pelas dicas
  2. NMCPinto

    Aquário Herdado

    Boas, por enquanto ainda não adicionei nada, tenho so feito trocas de água e arranquei as folhas que estavam afectadas. Não estou a conseguir baixar os nitratos (250) apesar de os restantes valores, aparentemente estarem todos bem. Tenho feito TPA diária agora de 15% e os nitratos estão sempre altos. Acho que não tenho muitos peixes, tenho 6 Molly's, 2 Tetras Negros, 1 Solitário Tetra Limão, 2 Corydoras e um casal de ancistrus (que por acaso têm crias agora, cerca de 20 com 1cm). Tenho também bastantes camarões red cherry. Temperatura 26,5º pH: 6.8 gH: >8 kH: 6 NH4: 0 NH3: 0 Cloro: 0 NO2: 0 NO3: 250
  3. Possivelmente tem o Kh muito baixo e os nitratos muito altos... Veja este 2 parâmetros
  4. NMCPinto

    Aquário Herdado

    Vou fazer isso. Acho que já encontrei o 2º culpado disto... O 1º sou eu claro 😊. Tenho os nitratos muito elevados... muito mesmo. Estão acima de 250. Aparentemente estava tudo bem... amonia zero, nitritos zero e não olhava para os nitratos. O aquario esteve em "velocidade de cruzeiro" devido a um problema de saúde grave do meu pai e acabou por acontecer isto. Com nitratos altos estas oportunistas algas era mais do que óbvio que iriam aparecer. Vou fazer agora umas TPA´s para ver se começam a baixar... Qualquer sugestão é bem-vinda também 😉 Obrigado pela atenção
  5. NMCPinto

    Aquário Herdado

    Muito obrigado, vou dar uma espreitadela e ver o que posso fazer
  6. NMCPinto

    Aquário Herdado

    Boas, tenho as minhas anubias com as folhas de baixo com uma alga preta. Haverá alguma forma de tratar daquilo? Deixo aqui imagem de uma https://drive.google.com/file/d/14_U9KCsDYJmhI3oKPzwSTaZpTg3-jUQP/view?usp=sharing Obrigado pela vossa atenção.
  7. NMCPinto

    Aquário Herdado

    Muito Obrigado, vou espreitar
  8. NMCPinto

    Aquário Herdado

    Será isto ictio??? https://drive.google.com/file/d/1PjApO7wpKl6SqkcPHFfMKBbd3fj8FBcO/view?usp=sharing
  9. NMCPinto

    Aquário Herdado

    Estou a mudar o layout do aquário e queria alterar um bocado as plantas que tenho. O aquário estava cheio de valisnéria e quero tirar, pois já parecia praga. Queria fazer um tapete à frente mas queria algo que não necessitasse muito de co2. O que me aconselham? E onde comprar? Obrigado pela atenção.
  10. NMCPinto

    Aquário Herdado

    É isso mesmo. Muito obrigado
  11. NMCPinto

    Aquário Herdado

    Olá, se possível precisava de ajuda para identificar esta planta que tenho no meu aquário. Obrigado pela vossa atenção https://drive.google.com/file/d/1nQmDiO6RN-i2fzIGj_RC04UNLC9f7Bqk/view?usp=sharing https://drive.google.com/file/d/1E8on9kmeYx-eGigGnchzczCQ_edpz3XB/view?usp=sharing
  12. NMCPinto

    Aquário Herdado

    Parece-me que já foram comidos
  13. NMCPinto

    Aquário Herdado

    Hoje deu-se a postura de um dos meus casais de Ramirezi. Não tenho qualquer experiência com eles, já li muita coisa e vou estar bastante atento e curioso com o que se vai passar.
  14. NMCPinto

    Aquário Herdado

    De volta após a trágica perda de um grande amigo. Com as TPA's feitas, o pH anda está agora nos 7.7 mas a dureza carbonatada baixou. Está nos 7ppm. Os restantes valores estão normais, A BBA também tem vindo a desaparecer e já só se vê uns pequeninos focos no cascalho e um bocadinho no tronco (artificial) que está no lado direito)
  15. NMCPinto

    Aquário Herdado

    Já se nota a zona das raízes mais limpinhas, sem alga http://imageshack.com/a/img924/3727/9xBeka.jpg
  16. NMCPinto

    Aquário Herdado

    Mais umas análises feitas e eis os resultados. Com os vossos conselhos acho que vou conseguir baixar os valores que estão mal e corrigir a biologia do aquário. A BBA tem estado a desaparecer a bom ritmo. Vamos ver se consigo também resolver este problema. Obrigado pela ajuda! pH: 7.6 gH: entre 7 e 14 (antes entre 14 e 21) kH: 9 (antes 14) NH4: 0 NH3: 0 Cloro: 0 NO2: 0 NO3: entre 25 e 50 (antes 25 ) Temperatura 27º Testes utilizados: (NH3 e NH4 PRODACtest) (pH aqua pex) (kH aqua pex) (CL2, NO2, NO3,kH, gH e pH com eSHa quick aqua test)
  17. NMCPinto

    Aquário Herdado

    Quando o aquário veio a primeira TPA foi com agua da rede, posteriormente já fiz 2 de 10% com água engarrafada. O pH tem vindo a baixar lentamente, os restantes valores vou começar agora a acompanhar pois só ontem os comprei e efectuei os testes. 2ª feira consigo que me analisem as águas num laboratório, assim vou pedir para me analisarem a água do aquário e a da rede. Obrigado pela atenção
  18. NMCPinto

    Aquário Herdado

    Os valores de gH ekH elevados acho que se devem ao facto de a água aqui na zona ser mesmo assim. O aquário esteve um pouco abandonado, sem TPA's e ficou cheio de alga. A água da rede é demasiado dura. Qual a melhor forma de baixar a dureza da água?
  19. NMCPinto

    Aquário Herdado

    Olá KukoPT, Ontem à noite foi a primeira vez que medi estes valores desde que o aquário chegou a minha casa. O abaixamento de pH que fiz foi de 0,1 por dia. Vou fazer esse teste ao substrato. Obrigado pela dica Cumps.
  20. NMCPinto

    Aquário Herdado

    Olá, obrigado pelas dicas. O filtro tem turfa, mas não sei o estado dela. Vou tentar encontrar pinhas e turfa por aqui para substituir. Não é fácil aqui nesta zona encontrar nas lojas material diversificado, e também não conheço o mercado online. A BBA tem estado a desaparecer a olhos vistos, o que me anima bastante. Tapar o aquário pode levar à minha expulsão de casa, acho que os meus putos me matavam. Vou ver como evolui a situação. Os camarões tenho um amigo que me vai dar um exército deles. Amanhã já os devo ter. Cumprimentos
  21. NMCPinto

    Aquário Herdado

    Já efectuei os testes que faltavam. Os valores que me deram aparentemente não são alarmantes, mas como o meu conhecimento é pouco não sei tirar grandes conclusões da combinação deles. Quanto à algas estou a ponderar retirar uma lampada por uns dias e disseram-me que os camarões também dão uma ajuda. Será uma boa opção na tentativa de as eliminar? O pH continua elevado e vou fazer mais uma TPA hoje parta o tentar baixar gradualmente. Se estiver a proceder mal agradecia que me informassem, pois pior que ter um problema é estar a criar mais pH: 8.0 gH: >14 e <21 (a cor fica entre estes 2 valores) kH: 14 NH4: 0 NH3: 0 Cloro: 0 NO2: 0 NO3: 25 (este valor é que me parece alto ) Temperatura 26,5º Testes utilizados: (NH3 e NH4 PRODACtest) (pH aqua pex) (kH aqua pex) (CL2, NO2, NO3,kH, gH e pH com eSHa quick aqua test)
  22. NMCPinto

    Aquário Herdado

    Já comecei a tentativa de reduzir o pH. Sob aconselhamento, fiz ontem uma primeira TPA de 10% com água vitalis (pH 4,7). Baixou 0,2 que era o pretendido, e tem-se mantido estável nestas ultimas horas (medi ontem à noite e hoje de manhã, o vicio é tanto nesta fase que isto parece um trabalho). Vou medir hoje os restantes valores para ver como está realmente o aquário. A alga tem estado a desaparecer. Tinha lâmpadas velhas troquei logo por novas, os tufos maiores foram retirados com uma pinça, o filtro foi limpo e parece-me que elas não gostaram muito da manutenção feita, pois o aquário devia estar abandonado à bastante tempo.
  23. NMCPinto

    Aquário Herdado

    O Aquário foi-me oferecido por um amigo. Este aquário estava numa casa que este amigo tinha alugada e o aquário foi praticamente abandonado pelos inquilinos, daí o proprietário ter decidido agora oferecer-me o aquário. O Aquário está desequilibrado, com pH alto, com uma alga preta agarrada a plantas e decoração. Estou a começar a tratar dele, os conhecimentos são poucos e já há muitos anos que não tenho um aquário a sério. Conto com a vossa ajuda e opiniões. Desde já o meu obrigado. Data de montagem: desconhecida (veio montado e ciclado para a minha casa em 26/05/2017, mas já tem vários anos) Dimensões: 80 x 35 x 40 (Waterhome) Volume:112 l Iluminação: 2x20W (aqua-glo - T8 18,000K) Substracto Tipo/Quantidade: Turfa e Areão/Cascalho Aquecimento/Refrigeração: Termóstato Elite 150W Filtragem: Fluval 205 com esponja, carvão activado, turfa e ceramicas. Peixes:1 Corydora; 1 Corydora Albina; 2 Vulgo Limpa Fundos (não sei a espécie); 1 Comedor Algas Chinês; 1 Labeo Frenatus; 10 Neon; 5 Neon Negros; 2 Platy (macho); 2 Platy (femea); 5 Guppy (macho); 5 Guppy (femea); 1 Molly (macho); 4 Molly (femea); 1 Espada (macho); 1 Espada (femea) Plantas: Anubias Nana , Valisneria, Cryptocoryne e Musgo de Java Manutenção: TPA (ainda em estudo) fiz uma de cerca de 20% no primeiro dia do aquário em minha casa, após transporte (26/05/2017) Parâmetros: pH: 8.2 O pH está alto, vou começar a tentar corrigir. Vou fazer hoje (31/05/2017) uma TPA (20%) com agua com pH mais baixo Nitratos: ainda não medidos Nitritos: ainda não medidos Amónia: ainda não medidos Ferro: ainda não medidos etc... Decorações: Rocha e Troncos Observações: O aquário tem uma alga preta, tal como se vê nas fotografias. Se alguém souber como eliminar agradecia. Também agradecia opiniões sobre como equilibrar o aqua, pois a experiência é pouca.
  24. Olá Chamo-me Nuno Pinto, tenho 44 anos e, após largos anos, irei-me dedicar novamente à aquariofilia. Um amigo vai-me oferecer um aquário já de boas dimensões, e com a insistência dos filhos lá terá que ser Obrigado!