Olá afonso,
Esses drivers são dimáveis por potenciómetro, logo são analógicos. Eu estine a ver mas o vendedor nada diz se também aceitam digital (PWM).
Depois, que mal lhe pergunto, que composição irá fazer com um driver desses que não tem um regulador de corrente estável? Vai fritar os leds. Repare esse driver tem uma eficiência de 85%, logo dos 3A debitáveis ficamos com 2,55A. Se quizer colocar Cree XP_G ou XP_E ou mesmo os Philips Lumileds LUXEON Rebel que suportam no máximo 1A, como faz?
Se coloca três séries a 1A (3A)o driver não suportará porque quebra a margem de eficiência. Se colocar duas séries a 1A frita os leds.
E depois ainda tem de acertar a voltagem na série de led's. Se colocar 10 leds que consomen 3,4V a 1A dá 34V, logo o driver terá de ter um ajuste na voltagem de saída. Se colocar 11 leds dá 37,4V o que supera a capacidade do driver. Estas contas supondo que arranja uma forma de fazer com que a intensidade de corrente permaneça constante.
Este tipo de driver é óptimo para colocar na rua com fitas de leds, mas para aquários não presta. Não sei se já reparou que às vezes na iluninação de rua ou mas fitas leds nas parteleiras das lojas há variações na intencidade da luminusidade dos leds? Isso é porque o driver se adapta às condições que lhe fornecem, e são drivers deste tipo que são usados.
Para o aquátio a coisa pia mais fino, se quizermos fazer as coisas correctamente e não termos dores de cabeça por longos anos.
1º escolher os leds adequados (leds do chinês ou que venham com as especificações em Watts não prestam)
2º O esquema será: fonte de alimentação regulada - drivers - leds.
3º este esquema terá de obedecer às especificações dos leds e nunca ao contrário.
Por exemplo:
Suponhamos que quero colocar Philips Lumileds LUXEON Rebel a 700mA (para durarem 90000 horas). Cada led precisa de 3,2V e tem uma eficiência de 98lm/w, com um fluxo luminoso de 220lm. Faço séries de sete leds o que dá 22,4V. Se quiser 3 séries dará 2,1A. Para conseguir isso terei de ter um driver de intensidade de corrente estável nos 700mA e que formeça pelomenos 23V, por causa do dropdown voltage dos leds, porque não é só a forward voltage que conta. Para consegir isso pego numa coisa similar a esta http://www.ebay.co.uk/itm/221372926889?ssPageName=STRK:MESELX:IT&_trksid=p3984.m1555.l2649 e arranjo uma fonte de 24V (com regulação da voltagem de saída) e com 5A (por causa da eficiência).
Depois de ligar tudo regulo a fonte para debitar 23V e tenho uma coisa estável e durável, qualquer coisa que possa dar 5 anos de garantia sobre a efeciência, sem olhar para o lado.
Espero ter-me feito entender. Se não pelo menos que fique que não opte pelo que parece mais fácil, normalmente revela-se amargo. Fala a experiência.
Abraço