Bom dia a todos! Sou reiniciante nestas andanças e como tal, ando aos poucos a apalpar terreno e lá me vou safando.
Já tenho um aquário de 54L com uns habitantes e até agora, tudo a correr bem.
Há um assunto que me tem feito alguma confusão e que passo a explicar...e é aqui que precisava da vossa juda. O meu aquário veio com um filtro interno mini biobox 2.
Basicamente é constituído por fibra, esponja, carvão activo e um outro produto castanho que agora n sei o nome. Pois bem, vem tudo muito bem "emprateleirado" num compartimento. Numa prateleira ao lado, dentro da biobox, vem uma bomba, cujo caudal é de 300L/h. Está sempre a funcionar.
A minha dúvida agora é esta: bomba e filtro são inseparáveis? No caso desta Biobox, é a bomba ao lado que faz os filtros funcionarem? É que eu noto que ao pôr comida, alguns flocos colam-se às paredes do filtro, como se estivessem a ser sugados (pela bomba, digo eu).
Isto tudo porquê? Porque o filtro interno rouba muito espaço ao aquário e tenho "namorado" um aquaball 60, que dizem fazer maravilhas num aquário com a litragem do meu. Parece até ser fantástico a deixar a água cristalina. Para além do espaço que iría poupar, esteticamente ficaria mais apresentável. Apesar de tb ser um sistema bomba e filtro tudo junto, o célere da minha questão é este: eu posso ter as duas coisas em separado? Uma bomba num canto do aquário e um filtro no outro? A bomba é crucial para haver oxigenação na água, correcto?
Obrigado pela vossa longa leitura