cristianafelgueiras

Membro
  • #Conteúdo

    12
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por cristianafelgueiras

  1. Olá a todos,

     

    Há cerca de 15 dias notei que havia bolhas pequeninas sobre a areia do substrato que se mantêm para além de que hoje reparei que também as há coladas nos fios do flame moss. Sabem o que poderá ser? Isto é, eu não sei se é ar simples, se é co2 ou oxigénio do plantado, se é algum gás maléfico...

    É que o meu comedor de algas siamês estava, hoje, estendido no chão :( saltou do aquário. Certamente que algo o estaria a desagradar dentro do aquário...

    O ph estava de facto um bocado alto (8,5) e normalmente mantenho-o entre 7 e 7,5. E talvez tenha sido isso que o fez sentir mal. A última TPA tinha sido há 7 dias e hoje fiz uma nova (faço 1 vez por semana). Fiz o teste de amónia e deu negativo.

     

    Eu percebo que o aquário esteja a passar por algumas variações. Tenho cerca de 12 alevinos guppys com idades diferentes (1 com 3 meses e meio, 4 com um mês e meio, 2 com um mês e não consigo perceber quantos, mas 5 ou 6 resistentes da última ninhada que nasceu há 5 dias. Ou seja, estes micróbios todos estarão a sujar a água mais depressa, será possível? Adultos tenho 1 macho e 2 fêmeas guppy. Tenho ainda caramujos a aparecer e a aparecer e já destruí alguns ovos porque daqui a pouco faço uma caracolada com orégãos (hehehehe) planorbis corneus. Até agora conto 15 carapaças transparentes. E eles são provenientes de 3 adultos cor de laranja e 1 adulto castanho com pintas acizentadas.

     

    Ou seeeeja, tenho um infantário e bichos altamente reprodutores. Mas será por isso que o ph também aumentou esta semana? Lendo isto tudo parece que tenho o aquário sobrepopulado, mas na verdade não é tanto assim (acho eu...).

     

    Mas bom...as bolhas! O que serão?

     

     

    27L

     

    Fauna:

     

    3 guppys adultos

    1 guppy adolescente

    tinha 1 SAE

    4 planorbis corneus

    cerca de 12 alevinos guppy

    cerca de 15 (ou mais, talvez tenha que arranjar uma helena...) planorbis bebés

     

    Plantas:

     

     

    -Alternanthera reineckii 'Purple' (lilacina)

    -Cladophora aegagrophila

    -Echinodorus cordifolius ssp. fluitans

    -Eleocharis sp.

    -Taxiphyllum sp. 'Flame'

    -Rotala rotundifolia

    -Cabomba caroliniana

    e "purple waffle" que, omg, acabo de descobrir que não é aquática! Isto é, não é suposto estar completamente submersa e eventualmente irá apodrecer -.-

    Não sabia o que ela era porque em algumas lojas (de shoppping) nem sequer têm etiquetas e nem sequer os vendedores sabem o nome das plantas "porque vêm do fornecedor sem etiquetas" porque isso é uma óptima desculpa. Bom...acabo de tirar a planta para fora. Não cheira mal, nem me parece nada podre, mas está sem raízes, os fiozinhos brancos que tinha quando a plantei há um mês atrás.

    Uso fertilizante da Tropica a cada TPA nas quantidades recomendadas na embalagem.

    Substrato:

    substrato fértil Tropica

    areia de rio lavada

    Hardware:

     

    7 ou 8 pedritas de xisto roxo e preto

    1 pau de pereira que secou 2 anos e devidamente tratada

    Tenho um filtro de mochila que limpo de 15 em 15 dias com água que tiro do próprio aquário, termostato (agora está a 26 graus a água) e bomba de ar que liga quando a luz (Led PAR30 14w 840lm suspensa a uns 60 cm do nível da água) apaga durante a noite.

    O aquário tem 108 dias.

     

     

    Não acredito que a planta estivesse a fazer mal à água.

    Será que o 8,5 de Ph fez o SAE saltar?

    E afinal que bolhinhas são essas "pousadas" na areia?

     

    Espero que alguém possa partilhar o seu parecer e as suas experiências sobre estas questões.

     

    Obrigada!

     

    Talvez amanhã consiga uma vista do aquário e das ditas bolhas.

  2. Olá!

     

    parece-me que foi encontrada aqui uma solução interessante e que cumpre a sua função (tanto na difusão do co2 como na poupança na carteira).

    Em breve irei experimentar!

    Falaram aqui na questão do tecido apodrecer a menos que fosse de base acrílica, mas a mim tb me preocupa a questão do elástico que tem como base látex e o látex degrada-se com alguma facilidade e rapidez. Não sei se não poderá libertar elementos tóxicos para a água. Seria melhor usar algo à base de silicone ou nylon, como alguém sugeriu com o fio de pesca.

     

    De resto, parece-me ter tudo para funcionar e esse novo esquema do labirinto parece fazer sentido. ;)